Você já percebeu que a estratégia transmedia está cada vez mais presente no nosso dia a dia?
Utilizar canais diferentes para contar histórias que se complementam é cada vez mais recorrente. No jornalismo, por exemplo, é possível observar o crescimento das reportagens transmedia.
Com texto impresso, no ambiente digital, vídeos no YouTube e curiosidades no Instagram, por exemplo, as diferentes narrativas se complementam e criam uma história única.
E não é só no jornalismo que a estratégia é utilizada. O modelo de narrativa transmedia pode ser muito aproveitado na publicidade.
As campanhas publicitárias transmedia impactam o consumidor em lugares diferentes, com narrativas distintas e que podem atraí-lo para o estabelecimento ou convencê-lo a realizar uma ação.
A seguir confira o que é a estratégia transmedia e como utilizá-la nas campanhas publicitárias.
O que é transmedia
O termo transmedia significa que diferentes mídias são utilizadas para transmitir mensagens distintas, mas que se completam em uma narrativa.
Nas campanhas publicitárias, por exemplo, a narrativa transmedia pode ser utilizada para criar anúncios nas redes sociais, sites e em vídeos no YouTube.
Além disso, é possível aderir ao outdoor, relógios de rua e até mesmo cartazes localizados em locais com alta circulação, como shoppings, para impactar as pessoas.
Já é muito comum ver campanhas que utilizam diversos canais, como redes sociais, propagandas na televisão e em mídia out of home. No entanto, as campanhas acabam reproduzindo uma mensagem igual em todos os lugares, mesmo que o público seja diferente.
Para evitar essa repetição de conteúdo em todos os canais, a narrativa transmedia é utilizada.
O que é anunciado nas redes sociais é diferente da propaganda que está nas ruas, mas ambas se complementam e atraem o consumidor.
Diferença entre transmedia e crossmedia
Os termos transmedia e crossmedia ainda são muito confundidos. Muitas pessoas acreditam que os dois se referem à mesma coisa: transmitir uma mensagem em vários canais.
Parte dessa suposição está certa, mas transmedia e crossmedia são diferentes.
No modelo crossmedia, uma mesma mensagem é transmitida em mídias diferentes. Assim, a campanha que o consumidor encontra navegando por sites é a mesma que encontra quando está no cinema ou que encontra em outdoors.
No transmedia diversos canais também são utilizados. No entanto, a mensagem de cada meio é única, mas se complementam dentro da campanha.
Na propaganda governamental sobre as eleições municipais, por exemplo, diversos canais foram utilizados. Em cada um deles a mensagem foi exclusiva, mas o objetivo delas era o mesmo: informar sobre as obrigações no dia de votação.
Uma das campanhas veiculadas na televisão não utilizou nenhuma fala. Ela continha uma imagem e um QR code que levava o eleitor para a página do TSE com informações sobre as eleições, e-título e como justificar a ausência.
Além disso, focado nas redes sociais, o conteúdo publicado pelo TSE no Twitter não foi igual ao do Instagram, mas todas as mídias falam sobre as eleições.
São características como essas, de mensagens únicas e complementares, que definem uma campanha transmedia.
Como usar nas campanhas publicitárias
A criatividade é um ponto essencial na hora de criar campanhas transmedia.
Os elementos da narrativa storytelling são ótimos aliados para criar mensagens assertivas nas campanhas que utilizam estratégia transmedia.
Por isso, é importante pensar na linha narrativa com começo, meio e fim de cada mensagem que será veicula.
Também é interessante estruturar a narrativa que será construída com a junção das mensagens em todos os canais. Assim, vale a pena se perguntar como cada ponto da história pode se conectar e criar uma mensagem única da campanha publicitária.
Em uma campanha de Natal, por exemplo, uma empresa pode contar histórias que relembram a data e utilizar os produtos da marca de forma bastante sutil para aumentar as vendas.
A Coca-Cola sempre utiliza o espírito natalino para veicular campanhas em diversos canais com um único objetivo: convencer que a bebida precisa estar na comemoração.
Com campanhas nas redes sociais, nos canais de televisão, em outdoor, sorteios e até mesmo com a Caravana de Natal da Coca-Cola, a marca aposta na mensagem transmedia para seus anúncios publicitários.
Partes independentes de um todo
Escolher realizar campanha publicitária transmedia não é a estratégia mais fácil, mas traz mais possibilidades de convencer o público a fechar uma compra ou realizar uma ação.
Como a mensagem será diferente em cada meio, é necessário pensar como a campanha será veiculada em cada um dos canais para atrair um público maior.
Por isso, na hora de estruturar a campanha transmedia, as características do público consumidor e o objetivo da publicidade devem ser considerados.
Se o público é mais jovem no Instagram, por exemplo, a linguagem da mensagem deve ter essas características.
Já nas campanhas veiculadas em mídia out of home, que impactam públicos diversos, com idades e gostos que variam bastante, o ideal é utilizar mensagens mais simples e gerais.
Além disso, inserir QR code ou informações das redes sociais, que levam esse público para os outros conteúdos, é um ponto essencial para garantir que mais de uma mensagem seja consumida e assim a campanha transmedia tenha sucesso.
Embora a mensagem seja exclusiva e completa em cada canal, a pessoa precisa sentir que vai ganhar algo a mais se acessar a campanha em outros meios.
Por isso é importante deixar claro em cada mensagem que o usuário pode saber mais, participar de uma promoção e até ganhar um desconto na loja se acessar o QR code que está em um cartaz na rua, por exemplo.
OOH e DOOH na campanha transmedia
Utilizar a mídia out of home (OOH) e digital out of home (DOOH) nas campanhas transmedia é uma ótima estratégia para o anunciante impactar mais pessoas.
Como os outdoors, cartazes, totens e relógios digitais ficam posicionados em locais com alta circulação de pessoas, as chances delas se interessarem pela campanha e acessarem os demais canais, são maiores.
Além disso, é possível mesclar as estratégias transmedia e hiperlocal para que a campanha atraia pessoas que estão próximas e que podem se tornar clientes do anunciante. Com esse modelo, as propagandas OOH e DOOH serão posicionadas em locais estratégicos para a marca.
Algumas marcas já apostam em campanhas no out of home para atrair pessoas para sites, redes sociais, aplicativos de celular e até mesmo vídeos explicativos no YouTube.
O modelo transmedia de publicidade pode ser utilizado para veicular campanhas de datas comemorativas, lançamento de produtos e até mesmo de informações importantes.
Um exemplo de marca que utiliza o transmedia e o out of home nos Estados Unidos, é a Netflix. Além de utilizar muito as redes sociais, a marca aposta em campanhas na televisão, no OOH, DOOH e às vezes inova ainda mais.
Para divulgar a série Stranger Things, o serviço de streaming criou um jogo disponível para celular. Além disso, a marca utilizou vídeos no YouTube com elementos de cada país e outdoor posicionados nas cidades dos Estados Unidos.
O Spotify também aposta em campanhas transmedia para divulgar o serviço e os benefícios de contratá-lo. Para incentivar os usuários a ouvirem às playlists públicas, a plataforma de música e de podcasts apostou em uma campanha nas redes sociais e nas ruas.
Com painéis digitais, outdoors e até mesmo abrigo de ônibus, o Spotify divulgou diversas playlists para pessoas com gostos musicais diferentes.
Além disso, todos os anúncios publicitários continham o link da plataforma para os usuários consumirem o conteúdo.
Gostou da narrativa transmedia e quer aplicá-la em canais diferentes? Saiba também sobre a publicidade no cinema!
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