03 junho, 2019

Batalha de meios: totem interativo interno ou externo, qual escolher?

A expressão totem interativo pode parecer estranha a algumas pessoas. Mas esse veículo informativo tem sido bastante usado em diversos locais, tanto ambientes internos como externos, e para diversos objetivos de marketing.

Um totem interativo pode funcionar captando leads e pessoas interessadas no seu negócio, ajudando o seu cliente a se guiar dentro da sua loja ou ainda levando mais informações aos seus públicos de interesse.

Se você não tem certeza sobre como funciona esse tipo de mídia – e nem quais suas indicações e objetivos, continue a leitura e saiba tudo sobre o totem publicitário!

O que é um totem interativo?

O totem interativo, que pode ser interno ou externo, é um dispositivo eletrônico com uma interface inteligente que permite uma comunicação diferenciada entre o seu negócio e o público de interesse através de uma tela touch screen, criando uma maior interação entre marca e consumidores.

Ele pode ser usado tanto em ambientes internos (como no seu ponto de venda, empresa, em shoppings, museus, supermercados etc.), como em ambientes externos (ruas, avenidas, próximos à pontos de ônibus e outros locais).

Basicamente, um totem interativo funciona como uma tela com a função multitoque na qual é possível ver dados, realizar cadastros, analisar métricas e promover mais interação das marcas com seus públicos de interesse, passando uma imagem de modernismo e vanguarda.

Uma das grandes vantagens do totem publicitário é que ele é fácil de instalar, ou seja, é uma tecnologia acessível, com excelentes resultados e que não exige muito investimento por parte das empresas.

As telas sensíveis ao toque mais usadas são de dois modelos: capacitivas e as resistivas. A capacitiva consegue reagir apenas com o passar dos dedos dos usuários, já a resistiva necessita de um pouco de pressão para seu funcionamento.

Embora a maioria dos totens opere em conjunto com o Windows, o conteúdo pode ser originado de qualquer sistema, tanto do computador físico, como de um dispositivo móvel, Wi-Fi ou da nuvem.

Totem interativo externo: como funciona?

O totem interativo externo pode gerar muita diversão para os usuários, gerando mais engajamento para a marca. Fonte: Touch Window

Embora o totem interativo seja mais usado e conhecido em ambientes internos, ele também pode ser expostos em áreas externas também. Nesses casos, é importante salientar que será necessário um equipamento diferenciado – pensado e projetado para esse tipo de uso.

Isso porque, dependendo da tecnologia touchscreen empregada, os raios solares e outros itens típicos de um ambiente aberto, por exemplo, podem interferir no funcionamento. Em geral, os totens para áreas externas usam sensores capacitivos ou outras tecnologias que dispensem o infravermelho para seu funcionamento.

Além disso, é preciso considerar que, quanto mais robusto for o totem interativo, menores as probabilidades de ele ser avariado. Vidro blindado e com índice de proteção superior ao vidro comum, conexões e fiações elétricas bem isoladas e uma construção de tela diferenciada devem ser considerados.

Outro ponto importante é prestar atenção à presença de conexões via USB no totem, de modo a evitar a alteração dos conteúdos e possíveis instalações de vírus. Assim, é indispensável que o totem publicitário de área externa tenha uma estrutura especial que bloqueie o acesso à área interna do equipamento.

E, claro, não se esqueça de considerar onde o equipamento será instalado. Se o totem for funcionar em cidades litorâneas, é importante que ele utilize uma proteção anti-maresia. Uma cidade muito fria também pode expor o equipamento a avarias – e todos esses pontos precisam ser considerados.

Conexão com a internet

É muito importante ter uma boa conexão de internet no totem interativo, garantindo a melhor experiência para o público.

É muito importante que o totem interativo funcione conectado à internet para que todas as informações captadas na rua sejam integradas ao seu banco de dados. Porém, a internet 3G e 4G ainda não é muito eficiente em várias cidades do país. A solução mais simples é usar internet cabeada, conectando diretamente o totem a uma rede de alta qualidade.

Outra opção é o uso do Wi-Fi, mas é essencial se certificar de que o sinal será bem recebido pelo equipamento.

De qualquer forma, é sempre importante pensar em usos alternativos do totem caso a internet pare de funcionar, por exemplo oferecendo informações em cachê ou outros itens pré-salvos no totem. Afinal, se o totem interativo não estiver funcionando, a imagem da sua empresa pode, inclusive,  ser colocada em risco, fazendo propaganda negativa do seu negócio.

Objetivos

Um totem interativo para área externa pode ser usado de diversas formas. E são esses objetivos que indicarão se esse é um meio indicado ou não para a sua empresa.

Por exemplo, no caso de cidades turísticas, é possível que uma agência utilize o totem publicitário para guiar os turistas sobre os principais pontos e atrações, orientar em relação aos passeios e até cadastrar interessados para os programas vendidos pela empresa.

Se o seu negócio está programando lançar um novo produto, é possível usar os totens para colher informações do público-alvo, realizar um pré-cadastro e enviar algum brinde ou até o item a ser lançado em primeira mão para as pessoas que interagiram com o totem testarem.

Outra ideia muito comum é pensar em ações que visem chamar o público até o seu ponto de venda. Como divulgar promoções e dar as direções em um mapa para chegar até você, fazer uma lista de cadastros para receber vouchers ou cupons de descontos, entre outros.

Vamos supor que você queira divulgar sua escola com um totem interativo em um local próximo a unidade física do seu negócio. É possível usar o equipamento para tirar dúvidas rápidas das pessoas interessadas, como horário de aulas, opções de cursos, valores, formas de pagamento etc. Você ainda poderá oferecer um cadastro rápido aos interessados para que eles recebam benefícios como matrícula grátis ou desconto na primeira mensalidade.

Quanto mais chamativo, diferenciado e útil for o totem, mais fácil será para as pessoas interagirem com ele. Por isso é importante oferecer algo em troca, como vouchers de desconto, rede Wi-Fi ou informação valiosa.

Alguns totens podem vir equipados para oferecer facilidades ao público, como carregadores de celular, rede de internet e outras comodidades, modificando a relação da sua marca com os seus leads.

Vantagens

Usar um totem interativo em ambiente externo possui muitas vantagens como:

Totem interativo interno: como funciona?

O totem interativo interno pode ser utilizado em muitos ambientes, além disso, é possível segmentar bem o público que irá interagir com ele. Fonte: Twitter JCDecaux

Os totens usados na área interna são bem semelhantes em termos de funcionamento aos de ambientes externos. Porém, como eles ficam mais “protegidos” não precisam ser tão robustos. As telas touchscreen também podem funcionar com o uso de infravermelho, já que não existe a ação do sol ou de outras intempéries.

Na verdade, tudo dependerá do espaço onde esses equipamentos serão instalados. Um totem que ficará dentro do seu ponto de venda poderá ser bem diferente de um colocado dentro de uma estação de metrô ou um terminal de ônibus, por exemplo, que embora sejam ambientes internos, contam com um fluxo de pessoas muito grande.

Assim, antes de optar pela tecnologia e o modelo mais adequado de totem interativo, convém analisar o local onde ele será instalado, o fluxo de pessoas e as necessidades extras de proteção ou funcionamento.

Objetivos

O totem interativo em áreas internas possui múltiplas possibilidades. Afinal, você poderá tanto ajudar os seus consumidores a se guiar dentro do seu ponto de venda e ter uma experiência de compra diferenciada, como atrair mais pessoas para o seu negócio.

Dentro da sua loja, é possível usar o totem interativo para informar promoções, explicar o uso de determinados produtos, mostrar vídeos dos itens sendo usados ao vivo, dar dicas aos consumidores e outras ideias que favoreçam a experiência do cliente.

Além do seu ponto de venda, esses equipamentos podem ser instalados em: aeroportos, estações de metrô, terminais de ônibus, shopping center, grandes supermercados, academias, museus, cinemas e exposições artísticas, hotéis, universidades e escolas, dentro de empresas, feiras de negócios etc.

Para cada uma dessas situações, existem objetivos distintos dependendo da sua campanha. É possível cadastrar as pessoas para participarem de sorteios, retirarem brindes no seu ponto de venda, oferecer voucher de desconto, informar sobre peças ou horários de filmes e até criar conteúdo altamente personalizado. Continue lendo e veja exemplos de como usar esse meio.

Vantagens

Como você viu, os totens em ambientes internos podem ser usados de muitas formas. A grande vantagem de investir nessa opção é que você estará lidando com um público altamente segmentado.

Se a ideia é incluir o totem interativo dentro do seu ponto de venda, você estará falando diretamente com seus consumidores, e assim pode pensar em conteúdos e ações que favoreçam a fidelização e melhorem a experiência com a sua marca.

Já para outros ambientes internos, é possível dialogar com pessoas que têm o “fit” adequado da sua marca, favorecendo o índice de recall.

Mesmo em locais como aeroportos, terminais de ônibus ou estações de metrô, em que existe um fluxo de pessoas mais variado, é possível fazer um recorte preciso, analisando as linhas que estão dispostas nesses locais e assim criando conteúdos focados nas pessoas que compõem o público-alvo do seu negócio.

Conclusão

Agora que você já sabe como funcionam os totens interativos, pode escolher qual é o melhor para sua marca e sua estratégia.

Como você viu, o totem interativo pode ser usado tanto em ambientes internos como externos e tudo dependerá dos objetivos da sua campanha. De qualquer forma, essa é uma ótima solução para diferenciar a sua marca, melhorar a experiência do cliente e levar a sua mensagem de uma maneira mais impactante, com um bom índice de recall.

Para obter todos esses benefícios, contudo, é indispensável contar com uma assessoria especializada, capaz de analisar seu público-alvo, indicar os melhores usos dos totens e programar os conteúdos e ações. A Três Meios trabalha há 30 anos com mídia OOH em todo o país e oferece diversas soluções para seus clientes. .

Gostou de saber mais sobre o totem publicitário? Quer levar essa solução para o seu negócio? Entre em contato com nossos especialistas e saiba como podemos ajudá-lo!

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