20 janeiro, 2021

Tipos de segmentação: seja assertivo em suas campanhas

Os tipos de segmentação são cada vez mais utilizados na publicidade para criar campanhas assertivas.

Com o uso de dados geográficos, demográficos, comportamentais e até mesmo psicológicos, é possível entender o perfil do público-alvo e o que ele deseja

A partir disso, a empresa consegue encontrar as melhores formas de oferecer seus produtos e serviços, com o objetivo de mostrar ao público que suas necessidades podem ser supridas. 

Confira a seguir quais são os tipos de segmentação e como elas ajudam a deixar as campanhas mais assertivas. 

Como os tipos de segmentação são usados na publicidade

Não é novidade que a publicidade utiliza dados para direcionar as campanhas para grupos específicos de pessoas.

Entender o que o público gosta, seu perfil e comportamento é uma das etapas mais importantes para tornar a campanha mais assertiva. Assim, é possível aumentar as chances de as pessoas impactadas se tornarem clientes do anunciante. 

Ao adotar os diferentes modelos de segmentação, as campanhas criam mensagens com elementos que deixam a publicidade mais atrativa para o público-alvo. 

Isso é possível porque dados como idade, gênero, renda, localização, profissão e estilo de vida são usados nas campanhas segmentadas. 

Como exemplo, pense que uma empresa de computadores deseja aumentar suas vendas dos modelos mais potentes. 

Para atrair um público qualificado, ela pode utilizar os dados psicográficos, que usam informações sobre os hábitos e o estilo de vida dos consumidores, para criar anúncios veiculados com foco apenas em pessoas que jogam no PC.

Para realizar essas campanhas na internet, o anunciante pode escolher a faixa etária, gênero e os gostos pessoais do público-alvo.

Já para as campanhas de OOH, o ideal é instalar as publicidades em locais que o público-alvo frequenta.

A análise de dados é o primeiro passo para criar campanhas segmentadas.

Vantagens de usar a segmentação em campanhas 

Uma das principais vantagens de utilizar a segmentação nas campanhas publicitárias é que o anunciante consegue direcionar a mensagem para um público mais qualificado.

O ponto de partida é entender as características dessas pessoas, seus gostos e dores

Dessa forma as campanhas são criadas para oferecer soluções para os problemas e necessidades desse público. Com isso, a publicidade segmentada consegue convencer de forma mais fácil as pessoas impactadas. 

É por isso que os tipos de segmentação deixam as publicidades mais assertivas e o retorno do investimento na publicidade é maior do que em campanhas que não foram segmentadas.

Embora as publicidades mais nichadas impacte uma audiência menor, elas atraem um público mais qualificado. Sendo assim, as chances dessa audiência se interessar pelo anúncio e realizar a compra são mais altas.

 Por isso, segmentar as campanhas é uma boa opção para conseguir conquistar mais clientes.

As campanhas segmentadas conseguem atrair o público-alvo de forma mais fácil e assim, o retorno do investimento com as publicidades é maior. (Foto: Reprodução/Taggbox)

Quais são os tipos de segmentação

Para deixar as campanhas nichadas e impactar um público qualificado, é possível utilizar alguns tipos de segmentação. 

Em geral, são utilizados quatro tipos de segmentação: demográfica, geográfica, psicográfica e comportamental.

Segmentação demográfica

A segmentação demográfica é uma das mais conhecidas e utilizadas nas campanhas publicitárias. 

Nesse modelo, os dados populacionais são estudados para entender as características do público.

Antes de criar a campanha, são analisadas algumas informações, como idade, estado civil, cidade, profissão, renda mensal e número de pessoas que moram na mesma casa. 

Mesmo que essas informações não falem exatamente sobre os hábitos comportamentais das pessoas, elas influenciam as práticas de compras e os gostos do público. 

Pessoas com rendas per capita mais altas, por exemplo, podem consumir produtos mais caros. Já o público com renda mais baixa, compra os que são mais em conta. 

Além disso, a idade e gênero são dados que permitem entender um pouco mais do público e adotar uma linguagem que faça sentido para ele.

Para exemplificar, pense em propagandas de cremes que são voltados para mulheres de 18 a 21 anos. Nessas campanhas, o anunciante pode adotar uma linguagem mais informal para chamar a atenção delas. 

Essa mesma linguagem não será usada em campanhas de produtos com foco em mulheres com mais de 50 anos, pois as características desse público são diferentes. 

É por conta dessa previsão antecipada que a análise demográfica é um dos primeiros passos para realizar a segmentação e conquistar um público mais qualificado. 

Segmentação geográfica

Outro tipo de segmentação bastante utilizado em campanhas online e offline é a geográfica.

Nela são estudados os dados sobre as cidades, bairros e localizações específicas, como aeroportos, estações de metrô, paradas de ônibus e shoppings.

Com esses dados é possível veicular apenas campanhas que fazem sentido naquele local. 

Uma rede de lojas de móveis, por exemplo, pode veicular as campanhas online e offline somente em cidades que possuem uma filial da empresa.  

A segmentação geográfica pode ser muito bem utilizada na publicidade OOH.

Com o estudo do local é possível entender o comportamento das pessoas que passam por ele diariamente. Dessa maneira, o anunciante consegue criar mensagens pensando em impactar seus possíveis clientes. 

Por esse motivo, é possível posicionar as propagandas em locais que o público-alvo da campanha frequenta e atrair um grupo mais propenso a comprar os produtos e serviços do anunciante.

A análise dos dados geográficos é muito importante para decidir os locais em que as campanhas veiculadas na mídia OOH serão posicionadas.

Segmentação psicográfica

A segmentação psicográfica estuda os aspectos psicológicos que influenciam no momento de decisão da compra para criar as publicidades assertivas.

A ideia principal ao adotar esse modelo é entender o que o consumidor pensa e criar ações com publicidades que podem influenciar em suas escolhas. 

Nesse tipo de segmentação são analisados o estilo de vida, as atitudes, personalidade, opiniões e a posição social das pessoas que podem se interessar pelos produtos do anunciante. 

Assim, é possível entender as preocupações do público e trabalhar com essas características na criação das publicidades.

Segmentação comportamental

A segmentação comportamental permite criar campanhas focadas nas atitudes individuais dos clientes da marca.

Com esse modelo é possível entender em qual fase de compra o cliente está e utilizar essa informação para deixar a publicidade mais específica para cada uma das fases.

Assim, a empresa consegue identificar se a pessoa está no momento de conhecer a marca e seus produtos, se já realizou alguma compra, é cliente fidelizado, novo comprador ou possível cliente. 

Com essas informações, a segmentação comportamental possibilita criar campanhas pensando em cada um desses públicos. 

Para atrair pessoas que ainda estão na fase de conhecer a marca, por exemplo, as campanhas OOH e online podem oferecer cupons de desconto para a primeira compra.

Já para atrair pessoas que compraram os produtos da empresa uma vez, mas não adquirem nada há muito tempo, a campanha terá uma abordagem diferente.

A linguagem, os elementos chamativos e o local em que a campanha será veiculada variam conforme o público que o anunciante quer impactar.

Para tornar o HBO Max, nova plataforma de streaming, mais conhecido nos Estados Unidos, a empresa optou por veicular outdoors com filmes e séries disponíveis no catálogo. (Foto: Reprodução/Daily Billboard)

As segmentações no OOH

Todos os tipos de segmentação podem ser utilizados no OOH e no digital out-of-home (DOOH). A escolha de qual será adotada varia de acordo com o objetivo do anunciante. 

A segmentação geográfica, por exemplo, é bastante adotada nas propagandas OOH. 

Como essas campanhas são instaladas em outdoors e painéis digitais localizados em pontos com alta circulação de pessoas, os dados sobre a cidade, bairros e locais específicos são muito importantes.

A partir desses dados, o anunciante consegue entender como o público se comporta e como isso é favorável às campanhas.  

Para quem quer usar a localização e atrair apenas o público que está próximo a uma loja física, é possível adotar o marketing de proximidade no OOH

O uso de alguns dados da segmentação demográfica também deixa as campanhas OOH ainda mais direcionadas e assertivas. 

Com eles é possível identificar a renda, idade e gênero das pessoas que circulam pelos locais. E, se o objetivo é vender produtos de marcas mais caras, a publicidade OOH será instalada em locais que esse público frequenta.  

Segmentação psicográfica e mídia programática

Além disso, a segmentação psicográfica pode ser usada no DOOH com a mídia programática. Com essa tecnologia, o anunciante tem acesso às informações sobre os locais em que as telas estão instaladas e o público que frequenta esses espaços.

Assim, a publicidade pode ser veiculada em painéis digitais e outras telas em locais e nos horários que o público-alvo das campanhas circula.

 Para ficar mais chamativo e atrair ainda mais as pessoas que passam pelo local é possível utilizar a mídia interativa nas publicidades DOOH.

Com painéis interativos e o marketing de proximidade, os anunciantes conseguem atrair ainda mais o público-alvo das campanhas. (Foto: Reprodução/Vacantboards)

O OOH também pode ser muito bem utilizado nas campanhas com segmentação comportamental, principalmente com o objetivo de tornar a marca mais conhecida.

Isso é possível porque a publicidade veiculada no OOH é instalada em locais com alta circulação, impactando mais pessoas diariamente e aquele público passa a se habituar à empresa

Com esses diferentes tipos de segmentação na publicidade OOH e com o uso da criatividade, a marca consegue atrair mais possíveis clientes.

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