17 junho, 2019

Conheça os tipos de outdoor e veja as características de cada um

O outdoor é, sem dúvida, uma das mídias exteriores mais conhecida e usada em todo o país. Presente nas ruas de inúmeras cidades, rodovias e vários outros pontos de grande movimentação, essa mídia ajuda a divulgar produtos, promoções e ainda a reforçar a imagem das marcas.

Mas, na hora de realizar esse anúncio é de extrema importância conhecer quais são os tipos de outdoor e entender qual é mais indicado para o seu caso – conseguindo atingir os objetivos da campanha.

Ficou interessado? Continue a leitura e saiba mais!

O que é outdoor e como funcionam os tipos de outdoor?

O outdoor é uma placa ou painel com uma área visual em um formato padrão de 9 metros de largura por 3 metros de altura. A sua estrutura pode ser feita em metal ou madeira e a parte de exposição pode ser fabricada em lona ou papel – sendo que o papel costuma ser mais indicado para as campanhas de curta duração e a lona para as campanhas mais longas.

Apesar desse tamanho padrão, como veremos neste conteúdo, existem outros tipos de outdoor que podem ser usados dependendo dos objetivos da sua campanha.

Outra característica bem marcante é o tempo de exposição, que é de 14 dias – também chamado de bi-semanal. Esse é um ponto importantíssimo na hora de planejar suas ações, afinal é possível pensar em alterar as artes para campanhas mais específicas, como promoções de vendas, lançamentos de produtos, eventos e outros.

Características

Assim, podemos resumir algumas características importantes desse tipo de mídia que são:

Quais os tipos de outdoor?

Defina suas estratégias de campanha e escolha os melhores tipos de outdoor para sua marca ou empresa! Fonte: Alberta Sign Rentals

Como dissemos, ainda que essa mídia tenha um tamanho padrão, existem outras variações que modificam os tipos de outdoor possíveis. Dependendo da campanha e dos objetivos publicitários, é possível pensar em ações mais criativas e que, portanto, causem um impacto maior.

Lona ou papel

O primeiro ponto é decidir se você optará por um outdoor em lona ou em papel. O papel é o produto mais indicado para as campanhas curtas, ou seja, de até 14 dias. Isso porque a sua durabilidade não é muito grande – e se a exposição for maior do que esse período, o papel poderá acabar dobrando ou desmanchando e impedindo que a sua mensagem seja passada corretamente.

Existem poucas variações em relação à esse material, que geralmente varia em termos de espessura ou de qualidade.

A grande vantagem é que esse tipo de outdoor é mais barato – em geral, esse outdoor é 85% mais econômico do que o de lona.

Em comparação, o outdoor de lona é muito mais resistente. Por isso, ele se torna a opção ideal para as campanhas de maior duração. A lona tem uma qualidade muito superior ao papel, o que confere uma durabilidade maior à sua mensagem.

Dessa forma, o outdoor de lona, além de ter uma durabilidade maior, ainda oferece uma vivacidade maior de cores, não apresenta falhas e nem rugas e a exposição pode durar de 6 meses a 3 anos, dependendo das condições climáticas do local onde o outdoor ficará exposto.

Outdoor com aplique

Criativos e artísticos, outdoors com aplique podem ser a solução para seu negócio! Fonte: pinterest

Embora os outdoors tenham todos o tamanho padrão de 9×3, existem outras soluções no mercado que ampliam essa área visual, tornando as propagandas mais interativas e diferenciadas.

Os apliques nada mais são do que áreas adicionais que vão além dos limites técnicos dos outdoors, criando um espaço extra. Em geral, eles não possuem medidas padrões e nem formatos específicos – e dependem da criatividade e da verba disponível de cada cliente.

A estrutura pode ser feita tanto em madeira de compensado naval como de armações de ferro e chapas de aço, dependendo da necessidade de resistência da interação.

A grande vantagem, além de aumentar a área visual, é criar uma campanha diferenciada e criativa, que ajude a chamar mais atenção para a sua mensagem e destacar seu outdoor entre os demais tipos de outdoor.

Outdoors duplos ou triplos

Para conferir grande impacto à sua mensagem, escolha um outdoor duplo ou triplo! Fonte: Creative Criminals

Ainda nos tipos de outdoor, existem outras possibilidades de diferenciar a sua campanha. Por exemplo, usando outdoors duplos ou triplos. Essa estratégia é bem simples, porém muito eficiente e consiste em utilizar dois ou três outdoors um ao lado do outro, dando uma sensação de continuidade à mensagem.

Assim, você conseguirá expandir a área visual, transmitir mais informações sobre seu produto ou sua marca e ainda gerar interesse no público, tornando o seu outdoor mais eficiente e interessante.

Como você viu, existem vários tipos de outdoor, mas nenhum é mais ou menos eficaz do que os demais. Escolher corretamente a opção dependerá muito das características do seu público, da mensagem a ser transmitida, do local onde esse outdoor se situa e de várias outras características.

Quais as principais dicas para uma boa campanha usando outdoor?

Para fazer uma escolha adequada, dentre os vários tipos de outdoor, faça uma boa pesquisa! Fonte: Framepool Stock Footage

Além de pensar nos tipos de outdoor mais vantajosos para a sua campanha, existem outras dicas importantes para que essa mídia traga o retorno esperado à sua empresa. Veja algumas principais.

Conheça o seu público

É fundamental, antes de pensar em qualquer campanha, analisar muito bem quem é o público que você deseja atingir. Defina as características principais dessas pessoas como: idade, renda, sexo, preferências, linguagens e outras.

Esse passo é essencial para definir pontos importantes como a localização do outdoor, o tipo de mensagem que será veiculado, o tempo de permanência e as demais ações publicitárias, visando a criar o máximo de impacto possível e “conversar” corretamente com o universo dessas pessoas.

Escolha bem o local

Depois de entender o seu público, é mais fácil pensar em pontos que sejam estratégicos para captar essas pessoas. Analise as vias onde elas trafegam com mais frequência e também considere os objetivos da sua campanha.

Vamos supor que a ideia seja aumentar o tráfego de pessoas no seu ponto de venda com uma promoção em dias específicos da semana. Nesse caso, pode ser mais interessante investir em outdoors regionais, ou seja, próximos do seu comércio, chamando a atenção das pessoas que trafegam na região e fazendo com que mais pessoas se dirijam até o seu estabelecimento.

Já para uma empresa que atua em todo o país, é possível pensar em tipos de outdoor localizados em pontos de alto tráfego nas principais cidades consumidoras, com mensagens personalizadas para as características de cada região.

Seja criativo e sucinto

Pense na melhor forma de impactar seu público e faça de sua campanha um grande sucesso! Fonte: Innovative Media Services

Em relação à mensagem, é importante pensar em formas de aumentar o impacto e chamar a atenção para o seu outdoor.

Assim, use textos curtos e de fácil assimilação, imagens interessantes, cores contrastantes e outras ideias que tornem a sua propaganda mais criativa e diferenciada.

Os apliques podem ser uma boa ideia, bem como os outdoors duplos ou triplos, desde que eles façam sentido e ajudem a melhorar e otimizar a sua mensagem – e não apenas por “modismo” ou tentativa de tornar a sua marca mais “moderna”, sem que isso faça sentido para a sua empresa ou o seu público.

Muitas vezes, um outdoor mais “sucinto” e “padrão” poderá ser mais interessante, dependendo das características das pessoas que você deseja atrair, do que um cheio de apliques e intervenções que não fale a língua do seu consumidor.

Pense na frequência da exposição

Como você viu neste conteúdo, a frequência de exposição dos outdoors é bissemanal, ou seja, de 14 dias. Assim, é possível fechar contratos mais curtos (apenas para esse período) ou mais longos, dependendo do que se deseja veicular.

Se a ideia é divulgar promoções de vendas com tempo de início e término, vale mais a pena investir em exposições curtas. Já se a campanha será voltada ao branding, ou seja, ao fortalecimento da marca, ela poderá ter um tempo de exposição maior.

Nada impede, também, que a cada 14 dias você troque a sua mensagem, mas continue usando os mesmos tipos de outdoor. No caso de promoções rotativas, essa é uma ideia bastante válida, assim como para lançamentos de produtos ou linhas.

Lembre-se da qualidade dos materiais

Escolha adequada de materiais, mensagem impactante e impressão de ótima qualidade: fatores que tornam seu outdoor uma mídia de sucesso! Fonte: startribune.com

A qualidade da exposição é de suma importância, afinal, é a imagem do seu negócio e também o retorno financeiro do seu investimento que estão em jogo. Não adianta, por exemplo, investir em uma exposição longa e usar um outdoor de papel (que não suportará todo o período de veiculação).

No meio do tempo, é possível que o seu outdoor comece a “desmanchar” e a sua mensagem não será transmitida corretamente. O resultado é uma economia mal feita, pois você estará pagando por algo que não trará retorno.

Então, escolha a opção que esteja de acordo com a mensagem que você deseja transmitir, os objetivos de campanha, o seu público e o tempo de exposição. E claro, lembre-se de realizar uma arte com qualidade, usando imagens de excelente resolução e uma boa impressão.

Como você viu neste conteúdo, existem muitos tipos de outdoor e pequenos detalhes que fazem toda a diferença no resultado que você obterá com essa mídia. Por tudo isso, é muito importante estar bem assessorado, ou seja, contar com uma agência especializada em mídia exterior, que poderá lhe orientar desde a escolha do outdoor, até a localização, a mensagem e a frequência de exposição.

Você gostou deste conteúdo? Agora que sabe tudo sobre os tipos de outdoor, já pensa em usar esse veículo para anunciar a sua empresa? Venha conversar com os especialistas da Três Meios e saiba como maximizar os impactos das suas ações publicitárias!

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Comentários

  • José Oliveira

    06.06.2020

    Estou projetando uma kombi home pretendo viajar boa parte do pais!! estou oferecendo toda ela pra usar como propaganda, seria um outdoor móvel?? o que dizem a respeito estou em busca de opiniões!!!

    replyResponder
    • Admin

      21.08.2020

      Olá josé, tudo bem? achamos seu projeto bem criativo! dentre os formatos de mídia out of home, existe a mídia móvel com várias possibilidades de anúncio: envelopamento, telas de led, veículos que se tornam showroom, entre muitas outras possibilidades que gerem movimento da marca ou produto. você pode conhecer um pouco mais dos nossos serviços e do mundo da mídia out of home nos artigos do nosso blog.

      replyResponder
  • Josuel

    10.06.2020

    Parabéns pelo artigo, , apoiamos todas as iniciativas que alavanca o meio outdoor. precisamos nos conhecer melhor. att: josuel diretor comercial

    replyResponder
    • Admin

      21.08.2020

      Olá josuel, tudo bem? estamos muito gratos pelo comentário! nos escreva no e-mail faleconosco@tresmeios.com.br. será um prazer conhecer e poder contribuir com seu negócio.

      replyResponder
  • Milto Rosa De Souza

    11.07.2020

    Gostei de ver estas informações. porem resta saber se a instalação for em um terreno particular, se os critÉrios serão os mesmo??

    replyResponder
    • Admin

      21.08.2020

      Olá milto, tudo bem? estamos muito gratos pelo comentário e ficamos felizes em contribuir através do nosso conteúdo! a instalação do outdoor pode ser realizada em terrenos particulares ou públicos. em ambos os casos, na maioria das cidades brasileiras, é exigida autorização da prefeitura. recomendamos consultar a prefeitura da sua cidade para verificar a legislação vigente e os critérios.

      replyResponder
  • Adriana Leite Oliveira

    04.02.2021

    Amei o artigo, bem elaborado e de conteúdo e explicativo

    replyResponder
    • Admin

      22.02.2021

      Olá adriana, tudo bem? ficamos felizes em poder contribuir de alguma forma! agradecemos o contato :) grande abraço!

      replyResponder

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