01 outubro, 2020

Quais são os tipos de campanha e como elas funcionam?

Que os anúncios publicitários podem ser realizados em diferentes formatos e veiculados em diversas mídias não é novidade.

Além dessas possibilidades, o mercado da publicidade oferece diversos tipos de campanha, com construções e linguagens que variam de acordo com o objetivo de cada ação.

Escolher qual dos tipos de campanha adotar para os anúncios é um dos passos mais importantes na hora de criar uma propaganda, para que a ação atinja o resultado esperado

Por isso, é necessário pensar no público, onde a campanha será veiculada e qual mensagem ela quer passar.

Quando uma organização de saúde contrata uma empresa de publicidade, por exemplo, os tipos de campanhas adotados não serão os mesmos que de uma loja de produtos eletrônicos.

O objetivo das duas não é o mesmo, o público é diferente e, consequentemente, a linguagem adotada na propaganda não pode ser a mesma.

E como escolher quais tipos ideais para sua campanha publicitária?

Primeiro é necessário saber como cada uma delas funciona e se o seu objetivo pode ser alcançado com ela. 

Para ajudar nessa decisão, reunimos os principais tipos de campanha publicitária e as características de cada uma delas. Confira!

Tipo de campanha: Comercial

As campanhas comerciais são as que possuem o objetivo de vender o produto da marca ou os serviços oferecidos pela empresa. 

A ideia desse tipo de propaganda é impactar pessoas e levá-las às compras

Em geral, as propagandas comerciais destacam o produto ou serviço anunciado e mostram as vantagens que o consumidor terá ao comprá-lo. 

Esses anúncios também podem conter o preço, forma de pagamento e informações de contato da empresa, por exemplo. 

A propaganda pode ser mais sutil e não falar exatamente sobre a compra, mas abordar a importância do produto para a vida da pessoa, ou ser mais explícito, exibindo preços e incentivando a compra com frases como “compre já” e “não fique de fora”.

Um exemplo de campanha comercial é a da Coca-Cola, que utiliza um outdoor criativo em um prédio para divulgar o produto. 

Bastante sutil, o anúncio não mostra o preço, não possui frases como “beba agora”, mas mostra a sensação que o refrigerante proporciona aos compradores. 

Campanha comercial da Coca-Cola em outdoor não fala preço do produto, mas mostra o benefício de consumir o refrigerante: se refrescar. (Foto: Reprodução/ Drivepedia)

Campanha promocional 

Um dos tipos de campanha disponíveis no mercado, é a promocional. 

Ela é bastante parecida com a comercial, mas o diferencial é que esse tipo de campanha é adotado apenas para promoções

É essencial que o preço e as condições para que a oferta estejam explícitos na propaganda. 

A ideia é atrair pessoas com um anúncio chamativo, que as convença sobre a promoção e leve às compras.

As campanhas promocionais são bastante utilizadas quando a empresa precisa vender seus produtos e renovar o estoque

Como as ofertas são oferecidas por tempo limitado, as campanhas promocionais sempre criam senso de urgência

É comum ver propagandas de promoção com frases como “últimas horas para comprar”, “promoção válida enquanto durarem os estoques” e outras utilizadas para o consumidor realizar a compra o mais rápido possível. 

Campanha de oportunidade

Outro tipo de propaganda é a campanha de oportunidade, que utiliza um acontecimento específico para fazer uma publicidade

Nesse modelo, a criatividade na hora de pensar a propaganda é muito importante.

Com a internet, a viralização de vídeos e os memes que surgem a todo o momento, as agências de publicidade aproveitam assuntos em alta para criar campanhas.

O Burger King, por exemplo, aproveitou que o McDonald’s lançou uma campanha anunciando o sabor Nutella em seus produtos e fez uma sátira com o meme “Nutella versus Raiz”. 

Burger King utilizou relógios digitais para fazer uma campanha de oportunidade a partir do anúncio do McDonald’s. (Foto: Reprodução/Adnews)

E esse tipo de campanha não está restrito apenas a assuntos da Internet. 

As campanhas voltadas para datas comemorativas veiculadas em outdoor, folhetos e em comerciais de TV também aproveitam a oportunidade da data para falar dos produtos da marca. 

Antes de adotar a campanha de oportunidade, é importante pensar em como o público vai receber a propaganda, se vão entender a referência e se não vai parecer forçada.

Campanha de lançamento

A campanha de lançamento é utilizada para anunciar produtos e serviços que serão lançados em breve. 

Nesse modelo de campanha é importante deixar claro que o que está sendo anunciado é uma novidade. Por isso, termos como “chegou”, “novo”, “lançamento” e “a espera acabou”, são muito comuns nesses anúncios. 

Essas propagandas podem ser veiculadas em diversos meios, como redes sociais, outdoor, comercial de TV, vídeos no YouTube e outros. Basta adaptar a linguagem dela para cada canal de divulgação. 

A Netflix, por exemplo, sempre investe em divulgação do lançamento de séries e filmes originais em diferentes meios. 

A estratégia de propaganda crossmedia é sempre adotada pela plataforma de streaming, que aposta em vídeos, imagens e textos para as redes sociais, comerciais na TV e outdoors.

Para anunciar o lançamento da série Sense 8 nos Estados Unidos, a Netflix apostou em outdoors. (Foto: Reprodução/Media Play News)

Campanha de sustentação 

Existem também as campanhas de sustentação. 

Esse tipo de campanha é utilizado para fazer a divulgação de um produto logo após o seu lançamento

A ideia é manter o público interessado no que foi anunciado há pouco tempo.

Diferente da campanha de lançamento, a de sustentação não trabalha com a ideia de que um produto novo em breve estará no mercado. Nessas campanhas, o consumidor é informado que o produto já está à venda.  

É importante que não tenha um intervalo entre as propagandas de lançamento e de sustentação para que o número de vendas não caia. 

Além disso, é preciso mostrar as vantagens que o consumidor tem em adquirir o produto e o diferencial da novidade.

Em uma campanha de celular, por exemplo, as melhorias em relação aos modelos anteriores sempre são mostradas para convencer o consumidor a trocar de aparelho. 

Para exibir essas vantagens, é possível utilizar painéis digitais interativos, e aproveitar a tecnologia do digital out of home, por exemplo. 

Tipos de campanha: Institucional

A campanha institucional é utilizada para gerar o reconhecimento da marca ou de uma organização. 

Diferente da comercial, o objetivo não é gerar lucros diretos com a campanha, mas educar as pessoas impactadas. 

Nesse tipo de campanha, as empresas mostram o lado social da marca e ações importantes que realizam para a sociedade. 

Tudo isso com um objetivo: impactar a imagem da marca entre os possíveis clientes. 

As campanhas institucionais podem abordar temas como sustentabilidade, igualdade de gênero, combate ao racismo e ações sociais realizadas, por exemplo.

Também pode ser usada para informar sobre mudanças na empresa, como novos gestores, investimentos e outros assuntos que podem interessar à sociedade. 

 McDonald’s e Burger King realizaram campanha institucional em conjunto para combater a homofobia. (Foto: Reprodução/Wersm)

Campanha governamental

A campanha governamental é uma propaganda utilizada apenas por órgãos do governo e públicos

O objetivo principal delas é informar a população sobre ações importantes, como o cadastro de biometria no cartório eleitoral, por exemplo. 

Nesse tipo de campanha não é permitido veicular a imagem de autoridades dos órgãos públicos, como governantes.

Governo dos Estados Unidos utilizou outdoor para conscientizar a população sobre a pandemia de Coronavírus.

Campanha educativa

A campanha educativa é realizada por órgãos públicos ou empresas e possuem o objetivo de conscientizar a população sobre determinado assunto

Os anúncios sobre como reciclar e a importância da preservação do meio ambiente, por exemplo, fazem parte desse tipo de campanha publicitária. 

As marcas podem apostar em propagandas educativas que envolvem seus produtos de alguma forma. 

Uma empresa que fabrica refrigerantes, pode veicular peças sobre como reaproveitar as garrafas PET para criar hortas em casa ou como usar as latas para fazer um instrumento de percussão para as crianças, por exemplo.

Outro exemplo bastante frequente, é a conscientização sobre não beber e dirigir ou então, não mexer no celular enquanto dirige.

Para ajudar nessas campanhas de trânsito, outdoors e painéis digitais na beira da estrada são bastante utilizados. 

OOH nos diferentes tipos de campanha

O OOH é um modelo de mídia bastante vantajoso para adotar em diversos tipos de campanha

Como as pessoas passam boa parte do dia fora de casa, no caminho elas são impactadas pela mídia out of home. 

Por isso, na hora de escolher qual campanha adotar, vale a pena considerar o anúncio em peças do OOH. 

Seja com painéis digitais, outdoors, anúncios em abrigos de ônibus ou relógios de rua, é possível criar campanhas criativas, atrativas e de alto impacto.

Escolheu os tipos de campanha que mais respondem ao seu objetivo, mas não sabe como começar uma propaganda? 

Confira o guia de como criar campanhas publicitárias em nosso blog!

Deixe seu comentário:

Veja Também

Voe na publicidade: mídia aeroportuária e suas vantagens

A mídia aeroportuária tem crescido muito no país nos últimos anos e as empresas têm olhado cada vez mais para esse tipo de out of home como opção em suas […]

Burger King: o fenômeno da publicidade

O Burger King chegou no Brasil em 2004, mas foi a partir de 2011 que a marca realmente estabeleceu suas atividades aqui no país e despontou como uma das principais […]

Crossmedia e a publicidade

Pode ser que você nunca tenha ouvido a palavra crossmedia ou que não esteja muito familiarizado com o conceito, mas com certeza, você já teve contato com isso.  Atualmente, o […]