27 janeiro, 2021

2021 e o OOH: tendências de marketing para sua campanha

O mundo da comunicação é um dos que mais muda com o tempo. A cada alguns meses é possível identificar novas referências e tendências de marketing que vão surgindo e transformando todo o mercado.

O ano de 2020 nos mostrou que precisamos ser flexíveis a mudanças de última hora e nos adaptar às circunstâncias rapidamente. Mas, ainda assim, é possível trabalhar dentro do que os estudos e o mercado preveem como as tendências de marketing para 2021.

Em 2019, o meio out of home ultrapassou os 10% no bolo de investimentos publicitários no Brasil. Trouxe, ainda, resultados positivos para as marcas que apostaram nele, registrando 87% de penetração no público na pesquisa Mídia Dados Brasil, ultrapassando países como Estados Unidos, França e Reino Unido.

Com a normalidade sendo restabelecida, o mercado tende a se recuperar e voltar ao crescimento acelerado que foi pensado para 2020. 

2021 tem tudo para trazer um novo respiro para o out of home, por isso, vamos falar sobre as tendências de comunicação e marketing que podem te ajudar a planejar campanhas ainda mais positivas!

Tendências da comunicação e do marketing para 2021

Tendências são indicativos de comportamento que estão em alta no momento. Elas influenciam os mercados, o público e os hábitos de produção e consumo. 

Essas tendências de marketing que vamos detalhar são apostas e previsões do que devemos ver no mundo da publicidade pelos próximos meses. São baseadas no contexto que vivemos e em tudo o que vimos ser feito nos últimos tempos.

Reconstrução das marcas

As empresas precisam alinhar suas campanhas publicitárias com suas ações internas, externas e propósitos

Com toda a imprevisibilidade e instabilidade que 2020 nos trouxe, as pessoas passaram a cobrar mais convicção e responsabilidade das marcas.

Um ano que nos exigiu tanto veio para mostrar que o que estavamos fazendo antes não é mais o suficiente. Ficou evidente que precisamos ter mais consciência sobre nosso consumo e sobre as marcas que escolhemos apoiar.

E com isso, temos uma das principais tendências de marketing para 2021: uma reformulação nas prioridades das empresas

Mais do que campanhas publicitárias ostentosas, em que o principal foco é vender, esse é o momento para repensar qual imagem a marca quer sustentar.

O público está interessado no que a empresa pode fazer por ele e pelo mundo.

Postura social e política

Bastante relacionada à tendência de se reconstruir, também vemos uma virada social e política das empresas.

O público, agora mais consciente em suas compras, quer se relacionar em níveis mais profundos com as marcas e busca por identificação. Essa identificação vem em diversos níveis, que deve ser atingida em todas as instâncias.

As pessoas procuram – e pagam por – marcas que dividam seus valores e suas visões de mundo.

Há uma importância maior no posicionamento das empresas e na forma com que elas fazem valer isso. O discurso precisa sair do papel e tomar forma em ações que mostram quem elas são e quais seus propósitos.

Por isso, até mesmo nas campanhas publicitárias, sejam elas institucionais ou não, há uma exigência de que esses princípios sejam representados.

Humanização

O marketing humanizado é uma tendência que vem se estabelecendo nos últimos anos e que em 2021 será ainda mais forte.

Ainda trazendo influência desse rebranding das marcas e sua exposição, o marketing humanizado – ou human to human – coloca as relações como prioridade. E ela acontece de algumas formas.

Esteticamente, vemos uma utilização mais forte de pessoas reais nas campanhas publicitárias. Até mesmo nas digitais, que passaram por um longo período flertando com ilustrações.

Isso é visto bastante pelo uso cada vez maior do marketing de influência, em que as marcas se colocam representadas por essas pessoas específicas. Ao buscar pelos influenciadores, as empresas apostam em seus nichos de público e de mercado.

No atendimento, a humanização é ainda mais presente, trazendo uma comunicação mais empática, ética e próxima.

Jornada híbrida

A publicidade out of home está cada vez mais inserida na tomada de decisão em uma jornada híbrida de compra.

A integração entre offline e online já não é mais algo negociável e não pode esperar. O omnichannel precisa ser um dos maiores pontos de atenção das empresas.

Entender como funciona a jornada híbrida de compra na sua realidade e como utilizá-la no seu planejamento de comunicação é extremamente importante. 

Atualmente, os consumidores passeiam entre o físico e o digital e sua empresa precisa estar preparada para atendê-los em qualquer um desses momentos

Seja nas lojas físicas, e-commerce ou aplicativo, a experiência na jornada precisa ser satisfatória e sua estratégia inteligente. 

Tendências de marketing no OOH

Falamos sobre algumas das tendências de marketing e comunicação e elas também são aplicadas nos meios offline. As campanhas publicitárias de out of home estão cada vez mais complexas e se diversificando.

Expansão da digitalização

O digital out of home está se tornando a principal frente da publicidade externa. Com as possibilidades de anúncios se mostrando – quase – infinitas, os meios digitais de out of home despontam como tendência.

Com toda a tecnologia que nos cerca e essa integração proposta pelas jornadas híbridas de consumo, tanto de conteúdos, quanto de produtos e serviços, a publicidade traz uma renovação no seu papel dentro desse ciclo.

Unindo agilidade, criatividade e inteligência de dados, é possível criar campanhas publicitárias que são mais assertivas e com maior custo benefício.

Mix de mídias

Campanhas que trazem um mix de mídias são uma tendência de marketing para alcançar uma maior audiência. (Foto: Reprodução/ QR Code Generator)

As estratégias crossmedia e transmedia vem sendo utilizadas de forma mais estratégica e inteligente. Por isso, devem continuar crescendo.

Apostar em diferentes mídias e formas de comunicar uma mensagem é uma ótima maneira de alcançar públicos mais diversificados com a mesma campanha. Adaptando o storytelling para cada meio é possível ampliar sua audiência.

O out of home tem tido papel fundamental nessa equação e seus resultados impressionam. Sendo uma das mídias com maior retenção de mensagem e awareness, seu uso deve ser ainda maior.

Personalização de experiência

O marketing de experiência continua como tendência de marketing para 2021 e traz no out of home mais força.

Com campanhas estratégicas e bem desenhadas é possível transgredir e integrar ambientes físicos e digitais em uma virtualização da experiência do cliente.

O uso de mídias interativas, como totens digitais, tem sido uma maneira muito utilizada para capturar a atenção do público e o envolver com a marca. 

Ao gamificar uma atividade simples, tem-se uma experiência completamente diferente e que traz resultados mais interessantes e vantajosos para a marca. Além disso, isso gera muita publicidade orgânica.

Maior integração com mobile

O uso de dados e a inteligência artificial se unem como grandes aliadas do digital out of home, principalmente na integração com o mobile.

A mídia programática e suas possibilidades são partes intrínsecas da personalização da experiência, assim como de seus resultados. Por conseguirmos adaptar anúncios com maior agilidade e de forma mais conveniente para as marcas, tem-se mais assertividade.

E isso também se aplica ao mobile e à forma com que o público reage e interage com as campanhas publicitárias de DOOH. 

De acordo com o relatório Digital Out of Home da Nielsen, de 2019, 52% das pessoas entrevistadas no estudo afirmaram que engajaram com uma marca pelo celular após ver alguma publicidade nas ruas.

Seja visitando seu site, escaneando o QR Code ou até mesmo comprando online pelo celular, a mídia externa foi essencial durante a jornada do consumidor e continuará sendo.

Marketing de proximidade

O marketing de proximidade é uma tendência para 2021 e seus resultados são impressionantes.

E, também como reflexo do momento em que vivemos, o marketing de proximidade é uma das maiores tendências de marketing e OOH para 2021.

Com as pessoas ainda limitadas fisicamente, é cada vez mais importante a conexão com negócios regionais e próximos. 

Ainda de acordo com o relatório da Nielsen, 57% das pessoas que foram impactadas por campanhas que indicavam o direcionamento para uma loja física fizeram uma visita ao local. Dessas, 93% realizaram uma compra durante essa visita.

As tendências do marketing e da comunicação podem te ajudar a guiar suas campanhas publicitárias. Sua empresa está pronta para 2021? Se quiser investir em out of home para alavancar seus resultados, fale conosco!

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