08 abril, 2019

Você sabe como a segmentação geográfica pode auxiliar sua empresa?

A segmentação geográfica não é um conceito novo. Na verdade, todo empresário ao abrir um negócio a utiliza, principalmente na hora de escolher o melhor local para a sede ou o ponto de venda.

É baseado no comportamento e na localização do seu público-alvo que essa escolha é feita. Com a publicidade e o marketing, o mesmo deve acontecer, em especial quando falamos de mídia out of home, ou mídia OOH, como outdoors, frontlights, mobiliário urbano, entre outros.

Entender o que é e como funciona a segmentação geográfica é um passo importante na hora de planejar suas ações de mídia exterior e assim conseguir resultados mais expressivos. Quer entender melhor o tema? Continue a leitura!

O que é mídia OOH e qual sua relação com a segmentação geográfica?

Mídias OOH, ou out of home, são as mídias que impactam o público quando este está fora de casa.

Antes de entendermos a importância da segmentação geográfica no planejamento da mídia OOH é preciso, primeiro, compreendermos o que essa expressão significa.

Como mídia out of home (OOH) estamos tratando um conjunto de mensagens e ações publicitárias capazes de atingir o público quando ele está fora de casa, ou seja, quando essas pessoas estão trafegando pelas vias, praças, ruas, estradas, avenidas e outros locais das cidades e das rodovias

Para isso são usados vários meios distintos. O outdoor é de longe o mais conhecido, porém, além dele, existem frontlights, backlights, empenas, mobiliários urbanos, telões e televisores, painéis interativos, busdoor, mídia de projeção, entre outros.

Hoje a mídia OOH é uma das que mais crescem em todo o mundo. Só para se ter uma ideia da sua força, de acordo com o Global Digital Out of Home Market, até 2022, a expectativa é que esse mercado ultrapasse os 5 bilhões de dólares.

E isso não é por acaso, afinal esse tipo de mídia oferece inúmeros benefícios, como:

Por que a segmentação geográfica é importante?

A segmentação geográfica é de suma importância para as campanhas de mídia OOH.

Como você viu, a mídia OOH é um setor muito importante da publicidade e capaz de atingir um número enorme de pessoas que estão trafegando na área onde os meios estão instalados.

Além disso, dentro do que chamamos de “mídia exterior”, existe uma infinidade de possibilidades de formatos. Assim, para conseguir melhores resultados com as suas ações de OOH é indispensável ter planejamento: encontrar um local adequado para expor sua publicidade e também definir o meio mais acertado para a sua comunicação.

A segmentação geográfica busca, justamente, definir os melhores locais para fazer as suas ações de mídia OOH, considerando para isso uma infinidade de variáveis, como: fluxo de pessoas na via, áreas de maior influência para os pontos de venda, potenciais consumidores dentro dessas pessoas que trafegam diariamente no local, potencial de consumo, polos geradores de tráfego e outras informações.

A partir desses dados, a equipe responsável pela gestão da mídia OOH conseguirá definir os locais de maior interesse para a sua marca e a sua campanha, além de analisar o padrão de consumo por faixa de renda e o perfil da população da região.

Isso garante que a sua mensagem será veiculada para o público certo, aumentando os índices de recall. Ou seja, de pessoas que tiveram contato com o seu anúncio e tomaram alguma ação, como: comprar o seu produto, se dirigir até o seu ponto de venda, se cadastrar em um site específico, assinar o seu serviço, entre outros.

Sem essa segmentação dificilmente seria possível identificar os melhores locais para realizar as ações de mídia exterior. E o resultado poderia ser um investimento que não trouxesse retorno a sua empresa.

Por isso, quanto mais dados são usados na hora do planejamento, maiores são as chances de a mídia OOH trazer retornos reais a sua empresa ou ao fortalecimento da sua marca.

Quais as principais tecnologias usadas na segmentação geográfica?

Existem muitas tecnologias para ajudar a fazer uma segmentação geográfica precisa.

Já deu para notar que a segmentação geográfica é um assunto de extrema importância no planejamento da mídia OOH, não é mesmo? E é claro que todo esse estudo não é realizado por meio de “achismos”, mas sim com tecnologia de ponta que ajuda a dar suporte às ações de planejamento, tornando suas exposições mais estratégicas e acertadas.

Veja algumas das mais usadas atualmente.

Plataformas mobile

As plataformas mobile também podem ser utilizadas para auxiliar a segmentação geográfica e, assim, planejar melhor as ações de marketing da sua empresa. 

A partir de aplicativos que permitem acompanhar a localização dos usuários enquanto eles interagem com a plataforma (sempre com a autorização prévia), é possível perceber quais são os interesses e como esses usuários se comportam em cada uma das localidades em que se encontram, determinando até mesmo quanto tempo em média as pessoas ficam em determinados locais.

Além disso, com ferramentas desse tipo, é possível pensar em ações que integrem os meios online e offline, de forma a criar ações cada vez mais interessantes para os possíveis consumidores, além de arrecadar ainda mais informações sobre o público-alvo. 

Em plataformas desse tipo, os usuários podem, ainda, compartilhar e comentar com outras pessoas as ações que a sua empresa implementou, levando ações do offline para a internet e, assim, gerando um buzz positivo sobre a sua marca.

Ferramentas de geomarketing

Chamamos de geomarketing todas as estratégias usadas pelas empresas para analisar as características do público de uma determinada região e assim tomar algumas resoluções como: abertura de um novo ponto de venda, otimização de campanhas, áreas de potencial crescimento etc.

Na hora de fazer a segmentação geográfica, as ferramentas de geomarketing são essenciais e ajudam a entender a fundo a região onde as propagandas serão inseridas.

Com tecnologia de ponta, é possível, por exemplo:

Mapa de calor

Hoje já existe tecnologia capaz de analisar a região onde se deseja incluir uma mídia OOH e avaliar os pontos com maior concentração de pessoas, com um mapa de calor da área.

Assim, é mais fácil definir a localização exata da intervenção, pensando justamente em atrair um tráfego maior de pessoas e impactar um público ainda mais amplo.

Pesquisas de Mídia

As pesquisas de mídia são outras ferramentas importantes e capazes de oferecer uma série de dados confiáveis para o planejamento das ações baseadas na segmentação geográfica. Uma das mais conhecidas é da empresa Ipsos Marplan que oferece dados mundiais sobre vários segmentos, inclusive sobre análise de consumo dos meios OOH.

Além dessa empresa, também existe o Target Group Index (TGI), que atualmente é utilizado em mais de 70 países. Essa ferramenta permite estudar e analisar dados sobre comportamento, consumo de produtos e mídias, características sociodemográficas, além de considerar dados comportamentais, como opiniões em relação a compras ou serviços. 

As características dos compradores envolvem desde a renda mensal e como cada um gasta seu dinheiro até as atitudes que têm com as marcas, por exemplo, se a seguem nas redes sociais ou onde buscam por seus produtos, tornando possível identificar os locais em que ocorrem maior número de vendas, etc.

Um ponto a ser destacado é a praticidade da ferramenta, que já tem como objetivo a segmentação geográfica e, portanto, pode facilitar muito o trabalho da sua empresa em trazer bons resultados.

A partir de todos esses dados, é possível segmentar melhor as inserções de mídia OOH, definindo os locais mais indicados e que tenham uma concentração de público semelhante ao que você deseja atingir.

O que mais preciso saber antes de investir na mídia OOH?

Existem muitos pontos a serem considerados para realizar campanhas OOH.

A segmentação geográfica é importante, mas não é o único ponto que você precisa considerar. Como você leu neste conteúdo, dentro do que chamamos de “mídia OOH”, existem vários meios que podem ser usados.

E para obter os resultados esperados é fundamental optar pelo meio certo, capaz de transmitir sua mensagem corretamente e impactar o seu público-alvo de forma adequada.

Nesse momento, quanto mais conhecimento você tiver sobre o comportamento das pessoas que deseja atrair para o seu negócio, mais fácil será definir corretamente o meio e o formato da propaganda.

Por isso, essas tecnologias e dados que citamos também podem ajudar a ter uma visão mais ampla do seu público consumidor e pensar em ações que sejam mais estratégicas para a sua campanha.

Vamos supor que a intenção seja atrair pessoas para o seu ponto de venda para o lançamento de um novo produto da sua marca. É importante compreender quem forma o seu público-alvo e assim entender onde essas pessoas estão e que tipo de ação poderá motivá-las a se deslocarem até a sua loja, é nessa parte que entra a segmentação geográfica.

De acordo com as preferências e com o comportamento dos clientes previamente estudados, será possível,a partir da segmentação geográfica, tomar atitudes e realizar ações que combinem tanto o objetivo da sua empresa quanto os interesses dos clientes em potencial.

Além disso, é muito importante que a agência que cuide da mídia exterior use métricas confiáveis para analisar se a campanha tem trazido os resultados esperados. Essas métricas podem ser diferentes dependendo dos objetivos da sua estratégia.

Como encontrar a empresa certa de mídia OOH?

Já deu para notar que planejar corretamente as inserções de mídia OOH é um trabalho bastante meticuloso e que exige muito conhecimento, não é mesmo?

Por isso, a principal dica para otimizar seus investimentos é buscar uma agência especializada no segmento de OOH e que tenha experiência com as diversas soluções apresentadas pelo mercado.

A Três Meios é uma empresa especializada em planejar e gerir mídia extensiva em todo o Brasil. Com mais de 3 décadas de tradição e experiência, nós contamos com uma equipe de profissionais especializada, além de diversas ferramentas com tecnologia de ponta, capazes de aumentar o ROI das suas ações.

Trabalhamos com outdoors, painéis, divulgações nas estações de transporte público, mídia móvel, mobiliário urbano, mídias indoor e também soluções interativas capazes de surpreender seus consumidores e promover seus produtos e serviços em feiras, eventos e dentro do seu PDV. Também sempre nos preocupamos com segmentar os locais das ações da melhor forma possível, de forma a obter os melhores resultados.

Depois de ler este conteúdo, ficou mais fácil compreender como a segmentação geográfica é fundamental na hora de planejar suas ações de mídia exterior?

Se você gostou de saber mais sobre a Três Meios e deseja levar a sua empresa ainda mais longe, entre em contato com os nossos especialistas e descubra como podemos ajudá-lo!

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