Anunciar em outdoor não é considerado nenhuma novidade. Afinal, inúmeras empresas realizam esse tipo de ação publicitária e o outdoor é conhecido como um dos principais veículos da mídia Out of Home (OOH).
Apesar disso, muitas pessoas têm dúvidas sobre quanto custa um outdoor e se esse é, realmente, um bom veículo para as suas marcas, principalmente considerando o custo- benefício da intervenção.
Compartilha dessas dúvidas? Continue a leitura deste artigo e entenda quanto custa um outdoor, quais são suas principais características e quando esse é um investimento vantajoso para o seu negócio!
Quais as principais características dos anúncios em outdoor?
O outdoor é uma mídia bastante conhecida. Em geral, eles possuem 27 m² de tamanho (medidas de 9x3m), uma veiculação bissemanal (ou seja, a cada 14 dias), podem ser produzidos em papel ou lona e não são iluminados durante à noite.
Essas mídias podem aparecer em vários locais, como ruas e avenidas de grande movimentação dentro da cidade, às margens de rodovias e vicinais e em outros locais em que haja um bom fluxo de veículos e pedestres.
A grande diferenciação dos anúncios em outdoor é que eles causam um impacto muito grande – e são escolhas excelentes para diversos tipos de campanhas, desde promoções, até lançamentos de produtos ou ações de branding.
As características que citamos são muito importantes e sempre devem ser consideradas na hora de programar as suas ações. Por exemplo, se a ideia é fortalecer a imagem do seu negócio ou aumentar o número de pessoas no seu ponto de venda, uma exposição maior pode funcionar melhor (como um contrato de 28 dias).
Nesse caso, é importante escolher um material de qualidade, como a lona, que tem uma duração maior e garante que a sua propaganda ficará em ótimo estado durante todo o período de contrato.
Por que anunciar em outdoor é uma boa ideia?
Apesar de bastante popular, muitas pessoas ainda têm receio se essa é realmente uma boa escolha para as suas marcas. Vamos ver em detalhes as principais vantagens de anunciar em outdoor.
Grande impacto
Como dissemos no tópico anterior, o outdoor é uma mídia que produz um impacto muito grande no seu público. Isso se deve a dois pontos: o seu tamanho ampliado e o posicionamento estratégico em locais de tráfego intenso de veículos e pessoas.
Quanto mais criativa e bem elaborada for a sua campanha, maior será esse impacto, causando mais notoriedade à sua marca e favorecendo os objetivos da sua publicidade, como: aumentar as vendas, melhorar o conhecimento sobre a sua marca, aumentar o número de pessoas no seu ponto de venda, lançar novos produtos etc.
Veiculação ininterrupta
Ao contrário das publicidades em meios tradicionais (como a TV, o rádio e até a internet), o anúncio em outdoor não pode ser desprezado pelas pessoas. Enquanto um comercial de TV pode, facilmente, ser ignorado ou uma publicidade na internet ser fechada, com um outdoor não temos como fazer isso.
Assim, as pessoas que estiverem passando pelo local do outdoor serão automaticamente impactadas pela sua propaganda (algumas mais, outras menos) e, quanto mais tempo elas trafegam no local, maior será esse impacto e nível de fixação da sua mensagem.
Além disso, o outdoor é um anúncio que é exibido 24 horas por dia, 7 dias por semana, pois não depende de programação, nem de tiragens ou outros pontos, como as mídias tradicionais. Por isso, o custo de um outdoor pode valer muito a pena.
Alta fixação
Como dissemos, quanto mais as pessoas trafegam pelo local onde está o seu anúncio, maior será a fixação dessa mensagem.
Por isso, a escolha adequada da localização do outdoor é tão importante. É fundamental optar por um local com grande fluxo de pessoas, mas, principalmente, que essas pessoas façam parte do recorte relativo ao seu público-alvo.
Ou seja, se você trabalha vendendo algo para mulheres, mães, de 20 a 50 anos, por exemplo, é importante que a localização do outdoor faça sentido a essas pessoas, como em áreas próximas a escolas, creches, parques de diversão ou outros pontos em que seu público circule diariamente.
Cobertura regional
Uma vantagem bem bacana para as pequenas e médias empresas é a possibilidade de trabalhar com uma cobertura mais regional e próxima do seu ponto de venda.
Vamos supor que você seja proprietário de um restaurante e deseja anunciar uma promoção nova para o almoço executivo durante a semana. Anunciar essa ideia em outdoors próximo do seu ponto de venda é uma excelente estratégia, pois irá impactar as pessoas que trafegam diariamente perto do seu restaurante e que podem se interessar pela sua promoção.
O mesmo pode ser feito por empresas que atuam em nível mais regional, como cidades próximas. Afinal, é possível anunciar em pontos específicos em cada um desses municípios, com uma propaganda unificada, mas que traga pequenas diferenciações para cada cidade.
Custo-benefício
Mais do que saber quanto custa um outdoor, é essencial entender qual é o retorno que essa ação poderá trazer ao seu negócio. Não adianta, por exemplo, investir em uma propaganda extremamente barata se ela não trouxer nenhum impacto positivo à sua empresa.
Em comparação com os outros tipos de anúncios, o outdoor costuma ser uma opção mais econômica, justamente porque possui uma taxa de retorno mais alta. Isso significa que, investindo o mesmo valor que em outras mídias, é possível ter um índice de recall maior.
E no que consiste esse índice de recall? Tudo dependerá da sua estratégia. No caso fictício do restaurante que citamos acima, poderá ser mais pessoas na casa provando o almoço executivo, enquanto para outras empresas é possível ter índices mais intangíveis, como reconhecimento e força de uma marca.
Quanto custa um outdoor?
Depois de entender as vantagens desse tipo de propaganda, você já deve ter notado que saber apenas quanto custa um outdoor não é uma maneira adequada de se decidir por esse investimento, não é mesmo?
Afinal, dependendo da localização e do tipo de ação que você está programando, esse valor poderá ser mais ou menos vantajoso. Assim, o mais importante é sempre analisar a possibilidade de retorno que essa ação trará.
De qualquer forma, saber quanto custa um outdoor é importante no planejamento de muitas empresas. E essa quantia poderá variar dependendo da cidade e também do local onde o outdoor será instalado.
Logicamente, as vias mais movimentadas possuem um preço maior, enquanto as com tráfego menos intenso podem ser mais baratas.
Em Campinas, por exemplo, que é uma cidade relativamente grande no interior de São Paulo, o custo médio é a partir de R$ 1 mil. Já um outdoor na Times Square, em Nova Iorque, pode ter valores bem expressivos. O Google, em 2014, chegou a pagar 2,5 milhões de dólares por 4 semanas de anúncio em um ponto privilegiado.
Ou seja, esse é um valor muito relativo e você poderá encontrar preços variados tanto dentro de uma mesma cidade como de um município para outro.
Investir no outdoor mais caro é a melhor solução? Nem sempre. Como você viu ao longo deste conteúdo, dependendo do seu público, pode ser mais vantajoso investir em uma localização sem tanto tráfego, porém que seja estratégica para o seu público-alvo.
Por isso, o planejamento é mais importante do que entender quanto custa um outdoor.
Como transformar esse valor em retorno para o seu negócio?
Então, se um bom planejamento é mais essencial do que saber, apenas, quanto custa um outdoor, que tal algumas dicas essenciais para a sua campanha trazer o retorno esperado? Confira!
Conheça muito bem o seu público-alvo
Antes mesmo de escolher uma agência ou de pensar em usar o outdoor nas suas ações, é indispensável que você entenda muito bem quem forma o seu público-alvo.
Você pode investir em pesquisas formais ou informais para compreender não apenas os dados demográficos, mas também comportamentais dessas pessoas.
Algumas informações importantes são: sexo, faixa etária, renda média, grau de escolaridade, pontos que valorizam em uma empresa ou em um produto como o seu, locais que costumam trafegar diariamente, soluções que os seus produtos ou serviços oferecem a essas pessoas etc.
Note que quanto mais informações você tiver, mais fácil será definir o ponto exato em que seu outdoor deverá ficar e até a forma de criar a sua propaganda, com imagens, textos e itens que realmente “conversem” com essas pessoas.
Defina corretamente o local do outdoor
Como dissemos, nem sempre o local mais caro da cidade é o melhor para a sua marca. Assim, nesse momento, é fundamental analisar as características do seu público-alvo e os objetivos da sua campanha.
Se a ideia é atrair pessoas para o seu ponto de venda, outdoors próximos à sua empresa são os mais indicados. Em outros casos, pode ser interessante investir em anúncios nos locais que fazem parte da rota diária dessas pessoas, como no caminho para o trabalho, escola dos filhos, academia, supermercado, entre outros.
Além disso, analise também:
- ângulo do outdoor em relação à via principal;
- distância do outdoor em relação aos pedestres e à rua;
- trânsito e engarrafamento na via (que faz com que os motoristas tenham tempo para assimilarem sua mensagem);
- proximidade com pontos de interesse;
- proximidade com outros outdoors da mesma empresa que possam ser combinados em uma sequência de informações;
- presença de postes, fiação, prédios, árvores e outros elementos que possam poluir visualmente e impedir que as pessoas visualizem corretamente o seu anúncio;
- letreiros, placas e faixas que “poluam” o outdoor;
- proximidade do outdoor com marcas e ofertas de concorrentes.
Tudo isso pode (e deve) ser analisado antes de fechar contrato. Então, saiba quanto custa um outdoor, visite o local em que será instalada a propaganda, peça fotos à empresa, saiba qual é a descrição e o perfil do bairro e do entorno, solicite uma média de veículos que trafegam diariamente pelo local e descubra quais são os principais pontos próximos do outdoor, como escolas, supermercados, academias, cinemas, rodoviária etc.
Pense em uma mensagem adequada
Um outdoor é uma mídia rápida e dinâmica. Por isso, crie uma mensagem concisa, criativa e impactante. Use poucos textos, uma fonte de tamanho adequado para a leitura, imagens diferenciadas e cores impactantes.
Para criar campanhas criativas ou aumentar o poder de fixação, vale a pena investir em dois ou três outdoors em sequência e definir uma ação que traga sensação de continuidade e desperte a curiosidade das pessoas.
E, claro, sua mensagem precisa estar em sintonia com o seu público, os valores e diferenciais da sua marca e com os objetivos da sua campanha.
Escolha uma agência especializada
Já deu para notar neste conteúdo que existem inúmeros pontos que devem ser considerados na hora de definir uma campanha de outdoor, não é mesmo? Mais do que saber quanto custa um outdoor, é importante planejar corretamente a sua ação para colher os resultados esperados.
Por isso, trabalhar com uma agência especializada é fundamental. Avalie o tempo de experiência no mercado, as ações já realizadas, o conhecimento sobre o seu setor e também a indicação de outros clientes.
Conclusão
Neste conteúdo, você viu que mais do que saber quanto custa um outdoor, é de suma importância avaliar e considerar outros aspectos para que a sua ação publicitária traga o retorno esperado, como: localização, tempo de veiculação, mensagem e outros.
O planejamento é de suma importância e garantirá que a sua mensagem possa ser transmitida de forma adequada e impactar as pessoas certas, trazendo o retorno esperado para a sua empresa.
Por isso, contar com uma agência especializada é tão importante. A Três Meios trabalha há 30 anos com mídia extensiva em todo o país, planejando e executando diversas ideias criativas e diferenciadas para inúmeros clientes.
Se você gostou de saber mais sobre quanto custa um outdoor e os demais pontos que abordamos neste conteúdo, entre em contato com nossos especialistas e leve essa solução para a sua empresa!
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Comentários
Isabel Cristina Favaretti
09.08.2020Uma pessoa sem empresa pode pagar outdoor?
Admin
21.08.2020Olá isabel cristina! estamos muito gratos pelo contato! sim, uma pessoa física pode pagar um contrato de veiculação em outdoor. caso queira mais informações, envie um e-mail para faleconosco@tresmeios.com.br. ficaremos felizes em contribuir.
Cassiana Miranda De Souza
20.08.2020Bom dia me chamo cassiana vendo salgados em geral e gostaria se impulsionar minhas vendas com outdoor gostaria de saber valores por favor aguardo o feedback bom dia
Admin
21.08.2020Olá cassiana! estamos muito gratos pelo contato e interesse! um de nossos responsáveis por atendimento irá contactá-la. enquanto isso, você pode conhecer um pouco mais dos nossos serviços e do mundo da mídia out of home em nosso blog.
José De Arimatéa Corrêa
05.09.2020Queria saber se para fazer tudo isso se for local público precisa de pagar taxas
Admin
13.10.2020Olá josé, tudo bem? agradecemos o comentário! a instalação do outdoor pode ser realizada em terrenos particulares ou públicos. em ambos os casos, na maioria das cidades brasileiras, é exigida autorização da prefeitura. recomendamos consultar a prefeitura da sua cidade para verificar a legislação vigente e os critérios. quando já instalado, o custo de veiculação do outdoor vai variar de acordo com os mercados e locais de interesse.
Naiara Myrelli Alves De Oliveira
12.01.2021Gostaria que algum representante entrasse em contato comigo.
Admin
26.01.2021Olá naiara, tudo bem? nosso atendimento entrará em contato. um abraço.
Samuel Leôncio
26.01.2021Quanto custa um outdoor e os valores por cada anúncio
Admin
28.01.2021Olá samuel, tudo bem? nosso atendimento entrará em contato. um abraço.
Alex
24.03.2021Gostaria de saber valores para outdoor
Admin
25.03.2021Olá alex, tudo bem? nosso atendimento entrará em contato. um abraço!