19 agosto, 2019

Aumente o impacto da sua mensagem com um outdoor criativo

Anunciar em outdoor não é nenhuma novidade. Afinal, ele é o meio mais usado quando falamos em mídia out of home, ou apenas mídia OOH. Porém, para colher os resultados esperados, é essencial um bom planejamento e, claro, pensar em maneiras de tornar o outdoor criativo e interessante para o seu público.

Se você ainda não utiliza esse meio nas suas campanhas, que tal repensar essa atitude? Nós separamos várias dicas interessantes para tornar as suas ações em outdoor mais certeiras e rentáveis. Confira!

Por que usar o outdoor?

O outdoor é uma importante ferramenta de publicidade, com características e atrativos próprios, que o tornam diferenciado e capaz de impactar de forma única o seu público.

Como eles são grandes e ficam localizados em vias muito movimentadas, existe uma alta penetração, já que várias pessoas serão impactadas com a sua propaganda (tanto os pedestres, como os motoristas, motociclistas, passageiros de ônibus e outros que estejam trafegando na via).

Veja algumas das principais vantagens desse meio:

Além disso, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o outdoor também pode funcionar com um público selecionado. Isso porque, hoje, as empresas dispõem de uma série de tecnologia que permite escolher as vias em que há maior concentração de pessoas com as características do seu público-alvo, tornando sua propaganda ainda mais efetiva.

Como fazer uma boa campanha usando um outdoor criativo?

Mas é claro que, para colher todos esses benefícios que citamos, é indispensável realizar uma campanha bem planejada, pensando nos objetivos que se deseja alcançar e também em formas de tornar o outdoor criativo e impactante. Por isso, separamos algumas dicas indispensáveis nesse sentido. Confira!

Conheça seu público

Conhecer bem o público-alvo da marca é o primeiro passo para uma campanha de sucesso.

Como em qualquer ação publicitária, o anúncio em outdoor exige que você conheça muito bem o seu público-alvo. Somente assim você conseguirá criar uma mensagem impactante e interessante para essas pessoas, despertando a atenção delas para a sua marca.

Portanto, antes de começar a desenvolver sua campanha ou de pensar em um outdoor criativo, foque em levantar informações essenciais sobre seus clientes, como: sexo, faixa etária, grau de escolaridade, renda média, problemas que seu produto ajuda a resolver, receios que impedem a compra, locais em que costumam trafegar diariamente, linguagem mais adequada etc. Quanto mais dados você tiver, mais certeira será sua campanha.

Entenda seus objetivos

Nem todos os anúncios em outdoor são iguais, afinal cada campanha poderá ter um objetivo diferente. Pense qual é o objetivo da sua ação publicitária. Ele pode ser bem variado como:

Para cada objetivo, a ação deverá ser diferente, tanto no enfoque da mensagem, como nas características usadas no outdoor.

Encontre uma boa localização

A localização é um os pontos mais importantes na hora de anunciar em outdoor. É importante que o ponto escolhido faça sentido para o seu público-alvo, ou seja, esteja dentro do seu trajeto diário, como deslocamento para o trabalho, faculdade, academia, escola dos filhos etc.

O outdoor ainda deverá estar em uma via movimentada, com tráfego interessante de veículos (se houver trânsito, por exemplo, os motoristas parados serão mais impactados pela sua mensagem), estar a uma distância adequada da calçada (o que permite que os pedestres enxerguem sua mensagem), não ter nenhum item que atrapalhe a sua visualização (postes, árvores, fiações etc.), não estar próximo do anúncio de concorrentes, entre outros.

Se a ideia é atrair as pessoas para o seu ponto de venda, por exemplo, é bacana que o local escolhido seja próximo do seu estabelecimento comercial, favorecendo que essas pessoas descubram a sua loja.

O outdoor também pode estar próximo de itens que tenham relação com o seu público como hospitais, clínicas médicas, clínicas veterinárias, pet shops, escolas, escolas de idiomas, clubes, cinemas, shoppings e outros.

Pense na mensagem

A mensagem para um outdoor criativo deve ser curta, direta e objetiva, sem dar margem a dupla interpretação ou dificuldades para quem está passando na via. Lembre-se que, geralmente, as pessoas não dispõem de muito tempo para mensagens longas ou complexas.

Por isso, é importante que o texto seja simples, chamativo e instigante e, se possível, complementado pela imagem.

Para não complicar o seu consumidor, tente usar um outdoor por assunto. Ou seja, nada de misturar promoção com lançamento de produto ou assuntos distintos. Se quer divulgar vários itens da sua empresa, tente agrupar os que sejam próximos ou criar um outdoor para cada produto.

Use imagens interessantes para um outdoor criativo

É necessário planejar muito bem a mensagem e as imagens na hora de fazer um outdoor criativo. No caso acima, a equipe do KFC encontrou uma maneira interessante de divulgar um lanche apimentado.

As imagens são fundamentais no outdoor criativo. Afinal, elas complementam a mensagem e ajudam a gerar o desejo no consumidor.

Assim, pense em imagens atrativas, que exemplifiquem o objetivo da sua campanha, tenham um bom contraste e sejam grandes o suficiente para serem visíveis de qualquer ponto da via sem que impeçam a visualização do texto.

Além disso, fique atento também a qualidade da imagem e da impressão. Se for fazer uma exposição mais longa (além dos 14 dias), prefira um outdoor de lona, que tem maior durabilidade e permite uma impressão com mais qualidade de cor e de definição da imagem.

Explore os potenciais de criatividade em outdoor

Apesar de todas essas dicas, nem sempre é fácil desenvolver um outdoor criativo e que se destaque dos demais, não é mesmo? Nessas horas, vale à pena explorar as possibilidades oferecidas pelas empresas.

Por exemplo, se existem 2 ou 3 outdoors da mesma empresa um do lado do outro, que tal usá-los para criar uma mensagem em sequência? Isso irá surpreender seu público e chamar a atenção para a sua marca, criando um envolvimento com a propaganda. Nesse caso, é claro, o conteúdo deverá ser ainda mais conciso e direto, passando a mensagem de forma objetiva e clara.

Outra ideia são as extensões e apliques que podem ser inseridos no outdoor, aumentando o seu espaço de exposição. Você pode pensar em várias ideias para complementar as suas imagens e tornar a sua mensagem única e impactante.

Analise os resultados

Por último, não se esqueça de metrificar os resultados alcançados, de modo a compreender se a campanha atingiu os objetivos e o que pode ser melhorado para as próximas.

São muitas as métricas que você poderá usar, dependendo do objetivo da sua campanha, como: número de vendas, pessoas no ponto de venda, conhecimento de marca, adesão à promoções, entre outros.

E, claro, lembre-se que o outdoor criativo precisa conversar com seu público. Ou seja, não adianta criar uma campanha super divertida e moderna se as pessoas que você deseja atingir não entenderem o objetivo da campanha ou não se sentirem interessadas pela sua ideia.

Assim, sempre foque em quem é o seu público-alvo e analise as maneiras de criar algo diferente e impactante para essas pessoas, mas sem perder o foco do produto que está sendo comercializado e das características da marca.

Uma empresa conservadora, por exemplo, ao fazer uma propaganda muito inovadora poderá chocar seus clientes assíduos, transmitindo uma mensagem incompatível com o que eles estão acostumados a buscar na empresa. Por isso, tome cuidado para que a criatividade seja adequada ao público-alvo e a personalidade da marca.

Exemplos de campanhas de outdoor criativo para se inspirar

Mesmo com todas essas dicas, ainda está difícil pensar em um outdoor criativo para a sua campanha? Separamos algumas ideias que podem lhe ajudar a se inspirar. Confira!

1- Fitness center

Com medidas simples, mas bem planejadas é possível realizar ações criativas e impactantes. Fonte: Bored Panda

Essa é uma imagem icônica e que rodou a internet como exemplo de outdoor criativo. Apesar da campanha ser bastante elogiada, note que ela é simples e não conta com muitas imagens ou itens. A grande “sacada” foi deixar o outdoor como se estivesse inclinado, mostrando que está na hora de emagrecer.

2- Hair Club

Esse outdoor criativo causa até mesmo um efeito cômico para o público. Fonte: Ads of the World

A calvície é um problema que atinge milhares de pessoas. E uma maneira inusitada e criativa de falar sobre ela foi pensada para essa campanha da Hair Club, convidando o consumidor a “resgatar” seus cabelos com a empresa.

3- Koleston

Essa ação, além de gerar um outdoor criativo, rendeu belas imagens. Fonte: Comunicadores

A Koleston é uma marca mundialmente famosa e para chamar a atenção para a sua linha “Naturals”, ela resolveu ousar na campanha de outdoor. A grande ideia para esse outdoor criativo foi produzir a silhueta do cabelo vazada, permitindo que as mudanças no céu se transformassem nas madeixas da mulher (nada mais natural do que isso, não é?).

4- Deadpool

Utilizar apliques e extensões no outdoor também pode ser uma boa estratégia. Fonte: Pinterest

Como dissemos nas dicas, o uso de extensões e apliques é uma ótima maneira de tornar o seu outdoor criativo e ousado, como essa ideia para o lançamento do filme Deadpool.

Conclusão

Como você viu neste conteúdo, o outdoor é uma excelente maneira de diferenciar a sua marca e criar mensagens impactantes, com alto poder de penetração e com custo mais acessível.

Porém, para garantir que os objetivos da campanha sejam alcançados, é indispensável tomar alguns cuidados, por exemplo desenvolvendo um outdoor criativo e capaz de chamar a atenção do seu público-alvo.

São muitas as maneiras de se fazer isso, mas é importante sempre considerar as características das pessoas que você deseja impactar e também a personalidade da sua marca. Para isso, nada melhor do que contar com especialistas no ramo! A Três Meios é uma empresa que trabalha há mais de 30 anos nesse segmento e com certeza pode te ajudar!

Você gostou deste conteúdo? Já teve algumas ideias de outdoor criativo para a sua empresa? Curta a nossa página no Facebook e receba outras dicas bacanas como esta!

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Comentários

  • Índio Cândido

    26.06.2020

    Porto alegre, 26.06.2020. ao pesquisar algo sobre outdoors me deparei com este site e goste. objetivo, prático e convincente com dicas interessantes sobre o assunto. sou professor e consultor na área de hotelaria e seguidamente clientes solicitam informações sobre divulgação e propaganda, que não é minha área, mas não me furto em pesquisar e informar e eles. parabéns!

    replyResponder
    • Admin

      21.08.2020

      Olá Índio, tudo bem? estamos muito gratos e ficamos muito felizes em contribuir através do nosso conteúdo! desejamos saúde e sucesso!

      replyResponder

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