04 março, 2019

Impactar fora de casa: entenda como o Out Of Home pode ser vantajoso

De repente, você está andando pela sua cidade e se depara com uma propaganda super criativa no ponto de ônibus. Ou então uma mídia diferente que acaba “seguindo seus passos” na escadaria do metrô. Quem sabe ainda um totem com um QR-Code para uma promoção imperdível. Tudo isso é o que chamamos de Out of Home, ou OOH.

Embora esse termo não seja o mais conhecido entre o público, o marketing OOH está em franco crescimento. E isso não é por acaso, já que ele oferece um alto grau de impacto nos consumidores, melhorando a lembrança da marca e o incentivo às compras.

Quer entender melhor como o Out of Home funciona e de que forma ele pode ser usado pela sua empresa ou agenciados? Continue a leitura!

Afinal, o que é Out of Home?

Geralmente, quando falamos no termo “mídia out of home” ou simplesmente OOH, muitas pessoas imaginam apenas os outdoors e busdoors. Embora essas também sejam possibilidades desse tipo de marketing, elas não são as únicas.

Em termos gerais, podemos dizer que mídia out of home é qualquer tipo de comunicação ou mensagem que atinge um consumidor enquanto ele está fora de casa.

Assim, além dos já conhecidos outdoors, podemos também pensar em propagandas nos mobiliários urbanos (pontos de ônibus, relógios, metrôs, etc.) e também em outras situações, como uma tela de informações dentro de um elevador, no caixa de supermercado, uma interação de uma marca em uma praça, banca ou qualquer outro tipo de propaganda em ambientes públicos, até mesmo em um veículo motorizado, como o envelopamento de caminhões e outros

De uma maneira geral, podemos dividir as mídias out of home em 3 grandes grupos.

1.Tradicionais

A mídia OOH tradicional é aquela a qual as pessoas estão mais familiarizadas quando estão fora de casa – sendo que a maioria existe há bastante tempo e as mídias já se tornaram padronizadas e onipresentes.

É uma mídia importante para quem deseja criar amplo alcance e alta frequência, mas também permite o uso para segmentação de locais específicos. Estamos falando, basicamente, das mídias:

Publicidade do MC Donald’s para chamar a atenção para a dislexia. Fonte: DixlexClub

2. Não Tradicionais

A mídia OOH está sempre evoluindo e a tendência é buscar impactar os consumidores em outros locais que eles podem estar durante o dia. Ou seja, onde essas pessoas fazem pequenas pausas durante suas rotinas.

É possível encontrar outros nomes para esse subgrupo, como mídia e lifestyle, mídia baseada em locais, entre outros. O principal destaque, contudo, é atingir o objetivo de impactar as pessoas em uma segmentação bem específica.

Por exemplo, uma campanha que deseja atingir as mães. É possível pensar em intervenções nos postos de gasolina que elas costumam parar antes ou depois de levar seus filhos à escola.

3. Mobile OOH

Esse tipo de mídia também pode ter outros nomes, como: mídia experiencial ou event media. A ideia é empregar uma série de elementos de mídia gerando engajamento.

Aqui, estamos falando, por exemplo:

Em geral, são opções mais criativas e que visam criar experiências, de maneira a se conectar com o consumidor em um nível mais pessoal.

Fonte: wrapabus

Quais as vantagens da mídia Out of Home?

Cada vez mais nós passamos mais tempo fora de casa do que nos nossos lares. É só contabilizar a sua própria rotina. Quantas horas você passa se deslocando até o trabalho, academia e outros afazeres?

Em todo esse período, as marcas podem causar algum impacto, melhorando o branding, comunicando uma promoção ou apenas aumentando o desejo de compra ou de experimentar algo.

Algumas vantagens importantes desse tipo de marketing são:

Criatividade

As campanhas de out of home estão cada vez mais criativas. Isso significa uma chance maior de impactar de forma diferente os seus consumidores. Assim, você consegue transmitir uma mensagem de forma mais duradoura e sem as obstruções comuns das mídias tradicionais.

Com uma campanha criativa e diferente, as chances de o seu consumidor lembrar da sua marca e se sentir atraído por ela são muito maiores do que assistindo um anúncio de TV ou outra forma padrão de propaganda.

Brand Awareness

Também chamado de “conhecimento de marca”, esse é um dos grandes pontos positivos da mídia out of home, e um dos pilares onde uma campanha pode ser estruturada. É possível tanto atingir um público que ainda não conhece a sua marca, como melhorar a relação daqueles que já compram de você, dependendo do tipo de campanha realizada.

Retorno sobre o investimento

Esse investimento é muito proveitoso quando pensamos em termos de retorno. Lembre-se que, diariamente, inúmeras pessoas frequentam os locais públicos e se deparam com as propagandas das marcas.

Por isso, o investimento nesse tipo de propaganda vale a pena, já que você irá expor seu negócio para um número maior de leads, atraindo mais pessoas interessadas no seu negócio. 

Fonte:The Drum

Segmentação

Como esse tipo de propaganda pode ser usada em uma infinidade de locais, é possível segmentar as ações de acordo com o público que a empresa deseja alcançar. Por exemplo, com campanhas direcionadas a determinadas localidades, bairros, ruas, etc.

No caso de um pequeno negócio que tem um público-alvo definido em poucos quarteirões do seu ponto de venda, os benefícios serão muito maiores investindo em OOH apenas nessa região.

Além disso, hoje, existe uma série de dados que são usados na hora de elaborar essas campanhas, garantindo que a sua peça será vista pelo máximo de pessoas do seu público-alvo.

Com a geolocalização é possível, por exemplo, que uma rede de restaurantes anuncie, na tela dos elevadores dos centros comerciais próximos, os pratos e promoções específicas das suas lojas, nos horários de pico, como o almoço.

Capacidade de impacto

Definitivamente, a mídia OOH é a que mais tem potencial de impactar as pessoas, permanecendo por mais tempo na mente dos consumidores. Isso porque as intervenções estão em contextos “inesperados”, em espaços comuns do cotidiano das pessoas. Isso tudo gera uma maior lembrança e até surpresa para as pessoas, que passam a falar sobre a campanha ou interagir com a marca.

Engajamento

Além de todas essas vantagens, esse tipo de mídia tem um poder maior de engajar as pessoas. Principalmente porque o out of home alcança os consumidores nos momentos em que estão mais ativos.

Isso representa mais possibilidades de envolver o lead, já que considera o contexto atual em que ele se encontra, criando mensagens provocantes e relevantes.

Por exemplo, é possível incluir propagandas em locais próximos ao seu ponto de venda, convidando o consumidor para entrar e participar de um evento ou promoção específica. Ou então, criar uma campanha que envolva e divirta os consumidores, criando buzz sobre a sua marca nas redes sociais.

O que é digital out of home?

A mídia digital out of home (ou apenas DOOH) é uma evolução da tradicional OOH, se adequando às mudanças tecnológicas da nossa sociedade. Basicamente, podemos entender esse tipo de mídia como os aparelhos digitais que veiculam publicidade e informações.

Podem ser telas de LCD, projetores, plasmas ou LEDs gerenciados por um computador ou pela internet e que podem ser posicionados em diversos pontos como elevadores, aeroportos, shoppings, estações de metrô, relógios de praças e outros.

A grande vantagem de investir no DOOH é a possibilidade de interagir mais com os seus consumidores, afinal as propagandas usam vídeo, som e imagem, tornando-se mais atrativas e interessantes, além disso, essa modalidade permite a segmentação e também agilidade de produção.

Fonte: Bigrox Media

Tecnologia

A tecnologia é uma ferramenta que têm possibilitado cada vez mais avanços, e hoje oferece soluções variadas, como o uso de data-providers de geolocalização. Assim, é possível analisar em tempo real as mudanças no perfil do target, criando interações mais criativas e adequando as mensagens ao ambiente.

Um exemplo bem bacana que ilustra bem essa possibilidade foram dos gifs da Netflix. A empresa usou DOOH em vários locais com pequenos gifs das suas séries, animações e filmes. Conforme as mudanças nos ambientes, os gifs eram alterados. Assim, por exemplo, caso estivesse chovendo onde o DOOH estava instalado, era transmitido gifs de filmes ou séries com cenas de chuva. 

Para a estreia da série “O Mecanismo”, a empresa fez uma propaganda extremamente criativa, onde criou uma loja que chamou de Loja da Corrupção em pleno aeroporto de Brasília. Lá, eram comercializados objetos ‘fake’ que simbolizavam o caso.

As possibilidades de interação são inúmeras. Por exemplo, em um dia bastante quente, é possível usar os monitores para fazer propagandas de sucos, águas e refrigerantes em pontos de ônibus, praças ou locais com bastante pessoas, aumentando o potencial de vendas do seu produto.

Como fazer boas campanhas de out of home?

Agora que você já viu o imenso potencial de out of home, que tal algumas dicas essenciais para que suas campanhas tragam o retorno desejado? 

Procure planejar sua campanha identificando as características do seu público-alvo e entendendo as mídias que funcionam melhor. Seja criativo e pense em maneiras de surpreender desenvolvendo um conteúdo de qualidade. Tudo isso unido a uma boa empresa especializada em mídia extensiva, com certeza vai gerar uma propaganda rentável ao seu negócio.

Conclusão

Como você viu neste conteúdo, a mídia out of home, ou apenas OOH, é uma tendência e traz inúmeros benefícios às marcas. Afinal, cada vez mais passamos um tempo significativo fora de casa – e esse momento é uma oportunidade excelente para as empresas abordarem e impactarem de forma criativa seus consumidores.

O marketing OOH permite segmentar muito bem o público-alvo, melhorar a lembrança da marca, aumentar a venda de determinados produtos e serviços, criar buzz sobre a empresa e diferenciar o seu negócio.

A Três Meios é uma empresa especializada em mídia out of home e oferece uma gama de soluções variadas tanto de OOH como de DOOH. Quer saber mais? Entre em contato com as nossas equipes e descubra como podemos ajudá-lo!

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