18 maio, 2020

Para todos: out of home para pequenas empresas

Você provavelmente já deve ter ouvido que a propaganda é a alma do negócio, não é mesmo? Atualmente, esse ditado é praticamente uma regra para o sucesso: empresas que não investem em divulgação são fadadas a cair em esquecimento e têm um crescimento limitado.

Pode ser que você, dono de um pequeno empreendimento, esteja pensando que apostar em propaganda é arriscado e um luxo que somente grandes empresas e grandes capitais podem ter, mas saiba que o marketing é extremamente importante e que sim, é possível apostar em mídia out of home para pequenas empresas.

Em um mar de negócios, é preciso encontrar uma forma de se destacar para sobreviver, principalmente em momentos de crise. 

De acordo com o DataSebrae e a Receita Federal do Brasil (RFB), até março de 2020 existiam mais de 19.2 milhões de empresas no país, sendo que mais de 17 milhões são microempresas (ME), microempreendedores individuais (MEI) e empresas de pequeno porte (PPE) e em torno de 600 mil fecharam as portas recentemente devido ao COVID-19.

Por mais absurdo que pareça, é exatamente durante crises que é preciso investir em divulgação e o marketing e a mídia out of home podem ser a solução para os seus problemas.

Importância do marketing para pequenas empresas

Mais do que sobre a quantidade de dinheiro você tem para gastar, marketing é sobre estratégia

Como já dissemos anteriormente em um outro conteúdo aqui do blog, ele envolve ações específicas de pesquisa, planejamento e táticas que servem para entender as necessidades dos clientes e poder antecipar isso, oferecendo os produtos e serviços certos, através do canal mais eficiente.

A ideia de que marketing se resume a peças publicitárias milionárias veiculadas no intervalo da novela das 21h é ultrapassada e muito equivocada. Atualmente, empresas de qualquer porte podem se utilizar de princípios da comunicação para se vender, mas não só isso.

Com estratégias certas – e não necessariamente caras -, pequenas empresas podem, além de captar leads, melhorar e fidelizar o relacionamento com clientes antigos, fortalecer seu posicionamento no mercado e gerir sua imagem como marca.

Além disso, o marketing pode te oferecer informações muito importantes para o desenvolvimento do seu negócio, como a identificação do seu público, seu comportamento de compra e outros dados valiosos que podem ser aplicados tanto em melhorias internas, quanto em direcionamentos mais precisos para campanhas.

O out of home para pequenas empresas é uma realidade e não apenas um sonho.

Como pensar no marketing para pequenas empresas?

Campanhas de marketing e de mídias out of home para pequenas empresas não são feitas do nada. É preciso elaborar um plano de comunicação para guiar suas ações, assim, você terá mais certeza sobre quais passos dar para chegar no seu objetivo.

Montando um plano de comunicação

A primeira coisa a se fazer para montar um plano de comunicação para a sua empresa é uma análise profunda, interna e externa

Entender quem é a sua empresa, quais são seus valores, seus serviços e processos internos é extremamente importante para você poder começar a esboçar a voz da sua marca. Também é essencial entender seu mercado e seu posicionamento dentro dele, saber quem são seus clientes atuais e pretendentes, quais são seus concorrentes e qual o contexto em que você está inserido, para poder definir sua mensagem.

Assim que você tiver essas respostas, é preciso definir seu objetivo e quem você deseja atingir com sua estratégia de marketing. Tendo um objetivo certo, você poderá começar o planejamento prático e então, definir a mensagem certa para o alvo certo, usando a plataforma certa.

Um dos princípios mais importantes da comunicação é o alinhamento entre o canal, a mensagem e o receptor. Qualquer campanha de marketing precisa levar em consideração esses quesitos para que seja assertiva e tenha sucesso, caso contrário, será dinheiro jogado fora e você não conseguirá o retorno esperado.

Outbound ou Inbound – Que tal os dois?

É muito possível que quando você pense em marketing para a sua marca, automaticamente venha a sua cabeça marketing digital e a internet. E isso é completamente compreensível.

O Inbound Marketing tem sido a principal prática dos últimos anos no mundo da publicidade e não podemos negar que ele é sim, muito eficaz para atrair clientes e estabelecer posicionamento de marca

No entanto, o Outbound Marketing continua sendo extremamente importante e eficiente como forma de divulgação, sem contar que está se reinventando e apostando na tecnologia para atrair a atenção de um novo público.

Ambos têm seus lados positivos e negativos e é importante pensar em cada um deles na hora de escolher quais plataformas você vai utilizar em suas campanhas de marketing, mas por que não apostar em uma estratégia multicanal que seja uma combinação dos dois?

Com alto poder de impacto do out of home, sua empresa pode crescer para além do seu público imaginado.

Online e Offline

Hoje em dia, não é preciso escolher entre outbound e inbound marketing, porque é possível – e muito mais eficiente – pensar em campanhas que sejam combinações dessas duas práticas.

Ao trabalhar com projetos multicanal e multiplataforma, você consegue maximizar o alcance da sua ação e extrair o melhor de cada um desses canais para o seu benefício.

Uma campanha com focos online e offline pode atingir um número muito maior de pessoas de formas diferentes e assim, você pode trabalhar a mesma mensagem de maneiras distintas para que ela se encaixe melhor para determinado tipo de público.

E existem muitas possibilidades para alinhar ações de mídias externas com conteúdo online e digital, desde o uso de QR Codes em painéis que direcionam para alguma promoção de loja, até trocar postagens em redes sociais por brindes personalizados em algum evento.

Out of home para pequenas empresas

Afinal, o que é mídia out of home e como ela pode ajudar as pequenas empresas?

A OOH é toda publicidade feita fora de casa, em formatos exteriores e é um tipo de marketing outbound e offline. Seu objetivo é atingir a atenção de pessoas que estejam pelas ruas e pode ser desde um tradicional outdoor até um dos mais modernos telões digitais.

Essa modalidade pode ser usada para os mais diversos propósitos e com criatividade, é possível integrar a mídia out of home para qualquer tipo de ação, como campanhas de venda, branding, promoções, etc.

Sabendo das dificuldades pelas quais as pequenas empresas estão passando e também da importância de divulgar sua marca nesse momento de pandemia, a MOOHB ofereceu parte do seu mobiliário urbano em Campinas para estabelecimentos locais divulgarem suas marcas e produtos.

Até mesmo profissionais autônomos podem ter sucesso com a mídia out of home.

Por que investir em out of home para pequenas empresas?

Os motivos para pequenas empresas investirem em publicidade out of home são muitos e por mais que pareça uma mídia muito cara, na verdade é uma das com maior custo-benefício atualmente.

Um dos maiores atrativos do out of home para pequenas empresas é seu alto poder de impacto. Por ser uma mídia compulsória, o público não pode escolher se quer ver aquilo ou não e assim, é possível impactar um número muito grande de pessoas e tornar sua marca conhecida por quem possivelmente não teria contato com você de outra maneira.

A periodicidade das mídias externas também faz com que a fixação da mensagem seja maior, pois durante os dias de veiculação é provável que as pessoas passem pelo seu anúncio várias vezes. Isso também transforma sua ação em que algo interativo no dia a dia desse público, podendo até mesmo melhorar a percepção deles em relação à sua marca.

E mesmo sendo um tipo de campanha massiva, é possível que em out of home para pequenas empresas, se pense em estratégias segmentadas que vão, por exemplo, focar no bairro em que o empreendimento está instalado ou no público de uma rota de ônibus específica que se deseja atingir.

Como fazer publicidade out of home para pequenas empresas?

Já deu para perceber que não importa o tamanho da sua empresa, o marketing deve ser considerado como um investimento inteligente e apostar em mídia out of home para pequenas empresas pode significar ter a possibilidade de crescer para além dos seus próprios horizontes.

E para ter sucesso em suas ações, nossa principal dica é procurar trabalhar com uma agência especializada nesse tipo de segmento, assim, você saberá que pode confiar seu investimento e sua empresa em mãos capacitadas e com experiência. 

Contando com uma agência de mídias out of home, você garante que conseguirá produzir campanhas com o tipo de formato ideal, mensagem correta e nos locais mais adequados para atingir seu público pretendido e também seu objetivo.

Se gostou deste conteúdo, você pode acessar mais aqui em nosso blog e se estiver atrás de realizar seus sonhos e crescer com o out of home, você pode entrar em contato conosco pelo botão!

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