11 maio, 2020

Mobility marketing: a estratégia do momento certo

Você sabia que, de acordo com o Summit Mobilidade Urbana de 2019, o brasileiro passa em média trinta e dois dias por ano preso no trânsito? No caso dos paulistanos, uma pesquisada realizada em 2018 pelo Ibope Inteligência, em parceria com a Rede Nossa São Paulo, revelou que em média, duas horas e quarenta e três minutos por dia são gastos no transporte.

Para facilitar a locomoção nas grandes cidades e tentar fugir de rotas caóticas, muita pessoas acabam recorrendo a aplicativos de GPS. Em 2019, o Waze atingiu a marca de 115 milhões de usuários no mundo, sendo 14 milhões aqui no Brasil e 20% dos destinos procurados no aplicativo são estabelecimentos comerciais.

Esses dados são oportunidades para a publicidade e pensando nisso que surgiu o mobility marketing.

O que é mobility marketing?

Hoje em dia, as empresas precisam fazer com que o processo de compra do cliente seja o mais conveniente, fácil e necessário o possível. Estar presente e se manter relevante é poder se engajar com seu público alvo da maneira certa, ou seja, entregando a mensagem certa, no momento certo e no lugar certo: aí que entra o mobility marketing.

Para explicarmos melhor o que é isso, vamos dar um exemplo: 

Você é dono de um bar, é final de tarde e seu potencial cliente está cansado, preso no trânsito tentando voltar para casa depois do expediente. Ele está com o aplicativo de GPS aberto e de repente, enquanto o carro está parado, aparece um anúncio com uma promoção de happy hour em seu bar que fica a apenas um quilômetro de onde ele está agora. 

Estando no lugar certo e na hora certa, você acaba de chamar a atenção dessa pessoa, que pode desviar de seu caminho habitual e ir até o seu estabelecimento.

Com o mobility marketing, você pode colocar a sua empresa, serviço ou produto na rota dos clientes e se transforma em uma solução rápida e prática para o que eles buscam. Você pode até jogar com a situação em que eles se encontram para despertar seu interesse em você.

É importante se colocar no mapa e ser visto pelos consumidores.

Como os clientes já estão fora de suas casas e se locomovendo enquanto usam os aplicativos de GPS, fica muito mais fácil para eles se dirigirem até você, pois sua empresa pode já estar em seu caminho. Tudo está relacionado a mobilidade e praticidade.

No ano passado, a Kibon fez uma ação com o Waze na Indonésia durante o feriado do Eid al-Fitr, que marca o fim do Ramadã. Nessa celebração, é costume que milhões de pessoas no Líbano peguem estrada para visitar suas famílias e o trânsito fica caótico e com muito engarrafamento.

Pensando nisso, a Kibon, mesmo não tendo lojas próprias, se aproveitou que muitas famílias fazem paradas em minimercados pelo caminho. Utilizando pins personalizados para os estabelecimentos que vendiam os sorvetes da marca, anúncios com destaque para o produto e também vouchers de desconto, conseguiu atingir a atenção dos viajantes e aumentar as vendas em 3.3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Quais plataformas de mobility marketing?

As plataformas mais conhecidas e mais utilizadas no mobility marketing são o Waze e o Google Maps. Vamos nos aprofundar um pouco mais sobre cada uma delas.

Waze

Lançado em 2008, o Waze chegou no Brasil quatro anos depois com a proposta de diminuir o tempo das pessoas no trânsito e trabalhar de forma colaborativa para que esses momentos sejam mais seguros e tranquilos.

Além de ser um serviço de GPS, a plataforma tem parcerias firmadas com o governo de diversas cidades com a intenção de otimizar a mobilidade urbana através do desenvolvimento de projetos em diversos âmbitos.

O Waze é um aplicativo colaborativo, em que uma comunidade de voluntários espalhados pelo mundo, disponibiliza seu tempo para desenhar e redesenhar rotas, reportar problemas e obstruções em vias, testar novos recursos e até mesmo traduzir tudo isso para mais de cinquenta idiomas.

Waze Local Ads

O Waze Local Ads é bem simples e apresenta três opções possíveis de anúncios: pins personalizados, busca promovida e banners para velocidade zero.

Os pins personalizados com a logo da marca funcionam como postes digitais de sinalização, chamando a atenção para sua localização dentro do mapa. Como uma fachada virtual para seu empreendimento, ele marca sua posição e caso a pessoa se interesse, pode clicar e receber informações mais diretas, como horário de funcionamento, distância e alguma promoção pontual.

A busca promovida é como um anúncio comum em buscador. Quando uma pessoa procura algo em sua região, o seu estabelecimento irá aparecer em primeiro lugar, marcado como anúncio de destaque, oferecendo também a distância até você.

Já os banner para velocidade zero são anúncios que aparecem para o motorista quando o carro desacelera e para, como por exemplo, no sinal vermelho. Esse é o momento certo para introduzir o seu produto sem atrapalhar o condutor e provocar acidentes. 

O Waze Local Ads é uma forma de mobility marketing bem acessível e também bastante eficaz. O cadastro acontece online, com informações básicas sobre seu estabelecimento e você determina um orçamento diário para os anúncios, que só são cobrados quando alguém vê.

Ainda, o aplicativo traz dados de métricas, como impressões, usuários únicos, navegações, interações e CTRs sobre os resultados dos anúncios em gráficos simples e fáceis de entender.

O Waze Local Ads é uma forma de mobility marketing tão boa que está tirando do mercado anunciantes ultrapassados.

Google Maps

O aplicativo de GPS mais usado, com um bilhão de usuários ativos por mês, o Google Maps tem uma cobertura de 99% no mundo, abrangendo mais de 200 países e territórios.

São três produtos disponíveis e integrados: Maps, Routes e Places.

No Maps não são só mapas estáticos, também são oferecidas opções interativas e imagens de satélite pelo Street View. São mais de 25 milhões de atualizações por dia e também a opção de criar mapas personalizados com marcadores da sua escolha.

O Routes traz rotas confiáveis e ajuda a traçar percursos em qualquer lugar do mundo – são 65 milhões de quilômetros de estradas cobertas pelo aplicativo. Além dos caminhos possíveis com automóveis, ele também dá opções atualizadas com transporte público, bicicleta e até andando.

Já o Places traz 150 milhões de lugares como pontos de interesse para o usuário e informações úteis sobre eles, que vão desde funcionamento até horários de pico, ajudando a atrair clientes e até detectar fraudes.

Google Meu Negócio

A plataforma de anúncios da Google é a Google Meu Negócio e nela você pode cadastrar sua empresa detalhadamente, dando informações sobre horário de funcionamento, produtos e possibilitando até mesmo o compartilhamento de fotos e que os clientes possam classificar a qualidade do local.

O anúncio no Google Maps é gratuito e é bastante interessante, pois está vinculado ao maior buscador do mundo e traz autoridade para seu negócio.

No Summit da Google, em 2019, dados revelaram que um terço das buscas em mobile foram sobre localização e que três em cada quatro pessoas que pesquisaram por algo que estivesse em sua redondeza visitaram a loja em até um dia. Em 28% do casos, essas pesquisas resultaram em alguma compra.

Para anunciar, você precisa se cadastrar na plataforma da Google Meu Negócio, seguindo o passo a passo disponibilizado e depois, fazer a validação desse cadastro como forma de garantir que você é o responsável por aquele local.

Algumas empresas aproveitam para aumentar sua relevância, oferecendo promoções e descontos especiais em seus anúncios ou oferecendo isso em troca de divulgação ou avaliação no Maps.

Como ter sucesso em mobility marketing?

Como em toda campanha, é preciso prestar atenção em alguns detalhes importantes e estar preparado para elas. Por isso, separamos algumas dicas que vão ser úteis para que você possa se aventurar pelo mundo do mobility marketing.

Abuse dos dados

Não foi a toa que colocamos vários dados ao longo deste texto. É importante aproveitar todo o conhecimento disponível para criar uma campanha de mobility marketing certeira.

Esses dados são disponibilizados pelas plataformas e é possível encontrar muita informação interessante fazendo uma pesquisa mais aprofundada. Com isso, você consegue direcionar seus anúncios para o público certo, no momento certo e na hora certa.

Nesse texto no Medium do Waze, por exemplo, há um insight aprofundado sobre o Dia dos Namorados na Malásia, reportando o comportamento das pessoas nessa data. É preciso pensar no contexto do momento para poder construir cases de sucesso.

Seja mobile friendly

Todo o princípio do mobility marketing é a mobilidade e atrair consumidores fora de casa é impossível sem estar totalmente adaptado para o mobile

É preciso garantir que a experiência de usuário seja excelente e que ao entrar em contato com a sua marca através das redes sociais ou de um site, ele consiga ter tudo o que precisa com facilidade e rapidez.

Ofereça um presente

Aproveite para chamar a atenção do seu potencial cliente negociando com ele. Nada deixa o consumidor mais feliz e interessado do que a oportunidade de ter um desconto especial ou ganhar algum brinde exclusivo como recompensa em troca do seu anúncio.

Cases em mobility marketing

São muitos os exemplos de campanhas em mobility marketing que trouxeram resultados incríveis para seus anunciantes e separamos alguns deles para mostrar algumas possibilidades da estratégia.

McDonald’s

Combinando a mídia OOH com o mobility marketing, o McDonald’s conseguiu alavancar o número de clientes de seus restaurantes durante a campanha.

Em uma campanha realizada nos Estados Unidos, o McDonalds combinou mídia out of home com o mobility marketing para aumentar as vendas nas lojas da região e também destacar a volta limitada do sanduíche McRibs.

Utilizando outdoors informando sobre a promoção e banners em velocidade zero como reforço assim que os usuários passassem por eles, foi possível atingir mais de 6 milhões de impressões, 1.9 milhões de usuários únicos e em oito semanas, aumentaram em 8.400 as idas até os restaurantes.

Adidas

O mobility marketing tem reconhecimento de sucesso pelas maiores marcas e seus diretores.

Durante quatro meses em 2015, a Adidas apostou em mobility marketing para levar os consumidores até suas lojas físicas no Brasil. Após mapear 59 lojas espalhadas pelo país, eles utilizaram pins personalizados, banners com cupons promocionais e busca promovida para atrair e engajar clientes.

Oferecendo 20% de desconto para compradores que utilizassem essa campanha, foram mais de 9 mil impressões, mais de 1 milhão de usuários atingidos e um aumento de 6.200 visitas às lojas físicas destacadas.

Para comprovar a eficácia dessa ação, foi feito um estudo de recall de anúncios usando o público alvo afetado e usuários não afetados e o resultado foi um aumento de 295%.

Cheetos

A estratégia da Cheetos no México foi diferente. O objetivo dessa campanha de mobility marketing foi gerar consciência na população sobre o rebranding de seu mascote, o Chester Cheetah e aproximar as pessoas da marca.

Para isso, eles deram a opção dos motoristas navegarem utilizando a voz do personagem como guia e introduziram três banners com criativos diferentes dependendo do contexto. Desses, um atacava o público voltando para casa ao fim do expediente ou então indo para o trabalho pela manhã; O segundo era destinado à viagens longas e; O terceiro, era disparado com uma dica para o fim de semana, todos citando o produto com uma finalidade diferente.

E os resultados mostram que valeu a pena: 165 mil downloads da ação, 3,3 milhões de impressões e 1,8 milhões de rotas feitas com a voz do personagem.

Pegar os consumidores no momento certo é essencial para o sucesso de uma campanha!

O mobility marketing é um método comprovadamente de sucesso e além de aumento em vendas, pode te garantir posicionamento, engajamento e reconhecimento no mercado.

Como toda boa estratégia de comunicação, é preciso que seja baseada em dados e uma maneira de alavancar seus resultados é combiná-la com outras plataformas de mídia digital e mídia out of home.

O que achou dessa estratégia de marketing, já conhecia o mobility marketing? Se gostou deste conteúdo, não deixe de conferir mais em nosso blog!

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