09 dezembro, 2020

O que é mídia programática e como ela vai mudar o DOOH

Você já ouviu falar ou sabe o que é mídia programática? Ela é cada vez mais utilizada para veicular anúncios mais assertivos, que vão impactar o público-alvo desejado para a campanha. 

Embora seja muito utilizada para anúncios na internet, como em sites e nas redes sociais, a mídia programática também pode ser muito bem empregada no digital out of home (DOOH)

Com a junção da mídia programática e das tecnologias utilizadas no DOOH, as campanhas veiculadas na mídia out of home conseguem ser mais acertadas.

Conheça a seguir o que é mídia programática e como ela pode revolucionar as campanhas DOOH. 

O que é mídia programática e como ela funciona

A mídia programática é um modelo de veiculação de anúncios focados em públicos bastante específicos

Com o uso desse modelo de mídia, é possível criar campanhas publicitárias personalizadas para o público-alvo que o anunciante deseja impactar. 

Ao escolher a mídia programática em uma campanha, o anunciante consegue segmentar a faixa-etária do público-alvo, o horário em que os anúncios devem ser veiculados e até mesmo os gostos das pessoas que devem ser impactadas. 

Além disso, a localização do público-alvo também pode ser utilizada para veiculação de anúncios que pretendem impactar pessoas que são mais prováveis de se tornarem clientes da empresa. 

A mídia programática é bastante utilizada para campanhas na internet. Nesses anúncios, a empresa consegue escolher com bastante precisão a localização das audiência, idade, sexo e preferências. 

No entanto, não é apenas na internet que a mídia programática pode ser utilizada. O universo digital out of home pode aproveitar as características de campanhas segmentadas para veicular anúncios. 

Como o objetivo é impactar um público-alvo especial, o local em que a campanha DOOH será veiculada conta muito para o sucesso dos anúncios. 

Com painéis digitais nas ruas, em abrigos de ônibus, totens em locais como aeroportos, TVs em elevadores e relógios digitais de rua, as campanhas de mídia programática no DOOH podem explorar os gostos e até mesmo elementos que fazem parte do dia a dia do público-alvo. 

Além disso, a mídia programática trabalha com dados para promover campanhas mais assertivas. Para obter os melhores resultados, testes e análise são realizados com frequência. 

Se a estratégia não for a melhor, é possível aprender com esses testes e mudar alguns pontos. Tudo isso pensando no melhor desempenho da publicidade.

A partir de dados, a mídia programática permite segmentar as campanhas publicitárias para públicos bem específicos, como mulheres que tenham entre 30 e 40 anos e que possuem interesse em esportes, por exemplo.

Vantagens de escolher a mídia programática 

Agora que você já sabe o que é mídia programática, é importante deixar claro quais são as vantagens ao utilizá-la.

Anúncios certeiros e mais baratos

A primeira delas é a possibilidade de criar campanhas focadas em um público específico e ter mais assertividade. Assim, as chances das pessoas impactadas contratarem um serviço, comprarem um produto ou realizarem uma ação são maiores.

Consequentemente, ao escolher a mídia programática, o anunciante poupa seus investimentos com campanhas que não trariam tanto retorno e investe em anúncios mais certeiros para seu objetivo.

No DOOH, por exemplo, é possível escolher em quais dias da semana e horários a campanha publicitária deve ser exibida. Com isso, o valor do investimento será menor que o anúncio do OOH, que é exibido o dia todo por um período contratado, como uma semana ou um mês. 

Ao escolher utilizar a mídia programática no DOOH, o anunciante consegue impactar mais pessoas. Isso é possível porque as peças publicitárias veiculadas em mídias digitais são posicionadas em locais com alta circulação de pessoas.

Segmentação e impacto inteligentes

Com a segmentação de público nas campanhas DOOH, é possível usar o marketing de proximidade e a estratégia hiperlocal para conseguir impactar quem estiver próximo ao anunciante, podendo consumir um produto ou serviço exibido na campanha.

Veicular publicidades em mídia DOOH em locais próximos ao anunciante pode ser uma boa estratégia para atrair novos clientes. (Foto: Reprodução/ Horizon Display Interactive Technology Blog).

Como os anunciantes conseguem escolher o horário que desejam exibir as campanhas programáticas, é possível utilizar essa vantagem para conseguir impactar a audiência que vai considerar realizar a ação anunciada.

Antes de criar uma campanha publicitária para o DOOH é muito importante estudar os dados do local para saber como alcançar a maior audiência. 

Além disso, saber o comportamento do público que frequenta o local também é essencial para criar uma campanha programática.

Se uma cafeteria deseja utilizar a mídia programática no DOOH para atrair pessoas com vontade de tomar café, deve veicular a campanha em horários específicos para atrair mais clientes ao seu estabelecimento.

Para ter um melhor desempenho, essa campanha deve ser instalada em um local com alta circulação de pessoas que procuram um local para tomar café antes, depois ou na pausa do trabalho, por exemplo. 

O anunciante pode mostrar alguns alimentos de seu cardápio com imagens chamativas, trabalhando com a oportunidade no comportamento de quem passa pelo local: a fome da manhã ou depois do trabalho.

Além disso, com a tecnologia do digital out of home, a campanha pode mostrar a distância da propaganda até o restaurante. Para isso, é possível exibir o mapa e até mesmo adicionar um QR code para levar a pessoa impactada ao estabelecimento com mais facilidade.

 A mídia programática possibilita criar campanhas que trabalham com o comportamento da maioria das pessoas que frequentam uma região o que é vantagem para o anunciante. (Foto: Reprodução/Broadsign)

A revolução da mídia programática no DOOH

A mídia programática mudou completamente a forma como os anúncios são exibidos na internet. 

Sabe quando você pesquisa por um produto e percebe que diversos produtos semelhantes são anunciados nos sites que você acessa e nas redes sociais? Essa é uma das transformações possíveis com a mídia programática, que explora os seus interesses para exibir anúncios que são mais relevantes. 

E a revolução da mídia programática não para na internet. Alguns processos das campanhas veiculadas no DOOH também devem ser transformados com seus avanços. 

Escolha da tela fica mais fácil

Uma transformação bastante significativa para quem já anuncia em mídias do digital out of home é o processo de compra dos espaços para veicular as campanhas.

Com a mídia programática, os anunciantes podem comprar o espaço publicitário em diversas telas em várias regiões e tudo isso através de softwares na internet. 

Isso só acontece porque os donos das telas de campanhas DOOH deixam os inventários dos locais disponíveis na online. 

Assim, o anunciante consegue escolher em qual cidade deseja instalar a publicidade, o horário e quais são as características do público que deseja impactar. 

É possível também delimitar o perfil socioeconômico das pessoas que frequentam o local para decidir qual será o melhor endereço para anunciar a campanha.

Outra situação muito comum é anunciar no DOOH em lojas, shoppings e elevadores. 

Com a escolha das telas online, o anunciante consegue definir o segmento da campanha. Assim, ele pode posicionar a publicidade em um local no qual o público-alvo seja impactado.

Pense que uma loja de produtos esportivos deseja anunciar tênis de corrida para aumentar o número de vendas. O público-alvo da campanha é formado por pessoas que praticam esportes, fazem caminhada e vão à academia. 

Ao procurar meios para essa campanha, o anunciante acessa ao inventário online e encontra opções de totens próximos a pistas de caminhada, ciclovias e em áreas perto de academias. 

A vantagem da mídia programática é justamente segmentar o público, exibir anúncios relevantes e impactar pessoas que podem finalizar compras. 

Com a escolha dos locais de veiculação nos inventários online, fica mais fácil de veicular anúncios certeiros em diversas telas por todo o país.

Campanha do filme Os Vingadores convida pessoas que transitam pelas ruas no final expediente para assistirem ao longa no cinema a noite.

Personalização

A revolução da mídia programática no DOOH permite muita versatilidade para os anunciantes. 

Uma das características dos painéis digitais, telas e totens em shoppings e até relógios digitais que utilizam a mídia programática, é o software que permite a atualização das campanhas DOOH a distância

Com isso, o anunciante pode veicular um produto de manhã em uma tela localizada de um elevador, por exemplo, e outro à tarde em um shopping.

Além disso, é possível explorar condições climáticas das cidades na qual a campanha DOOH está localizada. Se o clima estiver frio e chuvoso, por que não anunciar chocolate quente e sopas na publicidade DOOH de um restaurante?

E se estiver bem quente, o restaurante pode aproveitar para anunciar que possui sorvetes e picolés para refrescar o calor após o almoço, por exemplo.

A mídia programática permite criar campanhas bem personalizadas para o público-alvo e a criatividade deve ser explorada para impactar ainda mais pessoas. 

Gostou de saber o que é mídia programática? Conheça também os tipos de campanha publicitária que podem ser exploradas nos anúncios!

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