15 abril, 2019

6 coisas que você precisa saber sobre mídia outdoor

Quando falamos em mídia outdoor, muitas pessoas ainda fazem a associação com as placas de grandes dimensões que encontramos nas cidades ou rodovias. Mas, na verdade, o termo se relaciona a todo tipo de ação publicitária realizada ao ar livre.

A mídia outdoor também pode ser conhecida por outros nomes como: mídia externa, mídia out of home (ou apenas OOH), mídia exterior, entre outros. Hoje é possível encontrar esse tipo de propaganda em vários locais, como painéis nas paredes dos prédios, anúncios em pontos de ônibus, propaganda em portas ou na traseira dos ônibus, os tradicionais outdoors etc.

Isso se deve, justamente, graças à expansão desse tipo de mídia. O setor acredita que o crescimento médio deverá ser na casa dos 15% ao ano até 2020. Afinal, cada vez mais as pessoas passam tempo fora de casa – e esse tipo de propaganda não pode ser “desligado” ou “ignorado”.

Quer saber mais sobre a mídia outdoor e descobrir por que você deveria começar a investir nela? Continue a leitura!

1. A história da mídia outdoor é bem antiga

Ao caminharmos pelas principais metrópoles do mundo, cheias de luzes, anúncios e intervenções publicitárias fica difícil imaginar que a ideia da mídia outdoor tenha começado há muitos séculos, não é mesmo?

Na verdade, pesquisadores do ramo consideram que as primeiras formas de publicidade externa surgiram ainda no Egito Antigo, quando eram realizadas inscrições nos obeliscos de pedra para informar as leis e os tratados públicos.

As primeiras formas de mídia outdoor são muito antigas e remetem ao antigo egito.

Mais tarde, uma ideia parecida começou a ser usada na Idade Média. Porém, a intenção era mais “mercadológica”. Nessa época, era costume que o Estado e Igreja usassem uma espécie de cartaz com tiras de metal e escrito em carvão para anunciar a compra de indulgências.

Com a chegada da impressão móvel de Gutenberg, em 1450, esses cartazes passaram por uma grande modificação no quesito qualidade e em 1796 surgiu o primeiro cartaz ilustrado. Rapidamente, o mercado cresceu e em 1772 surgiu, na Europa, o ofício de colador de cartazes.

No Brasil, a história da mídia outdoor está atrelada à chegada da Família Real, em 1808 – quando também foram inauguradas as primeiras tipografias do país. Assim, no início do século XX, já era possível avistar os primeiros anúncios externos veiculados nos bondes.

Porém, a mídia especializada apareceu apenas em 1930, quando foi fundada a Publix por Marta Paturan de Oliveira, Ernesto Emílio De Feo e Nicola Citadini. O responsável por trazer para a empresa os conhecimentos sobre cartazes e painéis foi Amadeo Guiliermo.

2. Mídia outdoor não é tudo igual

O termo mídia outdoor não diz respeito apenas a um formato. Na verdade, hoje, o mercado dispõe de uma infinidade de opções, inclusive capazes de fazerem uma ligação entre o universo on e offline.

Os formatos mais tradicionais são:

Existem muitas formas de explorar a mídia outdoor de um jeito criativo e divertido, nos mais diferentes ambientes. Fonte: Hypeness

Além dessas possibilidades, existem outros formatos pouco tradicionais e até experienciais, ou seja, que visam impactar visualmente e criar uma experiência diferente para os usuários. Por exemplo:

3. A mídia OOH oferece inúmeras vantagens

Como você viu na introdução, esse tipo de publicidade não para de crescer. E isso não é por acaso, afinal a mídia externa oferece inúmeras vantagens e conta com um excelente ROI (retorno sobre o investimento).

Para você ter uma ideia, de acordo com a Revista Forbes, a cada 1 dólar investido em mídia outdoor é possível ter um retorno de 5,97 dólares em receita. Mas essa não é a única vantagem oferecida por este tipo de mídia. Veja outras:

4. Investir em mídia OOH é para todas as empresas

Investir em mídia externa é benéfico para todos os tipos e tamanhos de empresas.

Apesar de todas essas vantagens, é comum que muitos empresários acreditem que esse tipo de publicidade seja apenas para as grandes marcas e corporações. Isso não é verdade. Empresas de todos os portes e segmentos podem se beneficiar de ações criativas e diferentes, capazes de impactar diferentes tipos de público.

Investindo nisso, é possível ter resultados excelentes com ações mais específicas e inovadoras, próximas do seu ponto de venda, e que modifiquem a relação das pessoas com a sua marca.

Até mesmo profissionais do ramo de serviços podem usar essa solução. Vamos supor que você trabalhe comercializando softwares para clínicas médicas. É possível investir em formatos específicos de mídia outdoor próximas de hospitais, consultórios ou centros de saúde.

Tudo dependerá dos seus objetivos de marketing e de quem forma o seu público-alvo. Ao entender as características dessas pessoas – e os locais por onde elas transitam, fica mais fácil pensar em soluções que estejam de acordo com a sua empresa e que sejam capazes de impactar um grande número de futuros consumidores.

5. A mídia outdoor está em franco crescimento no Brasil e no mundo

O crescimento do uso de mídias outdoor é significativamente positivo.

Seguindo os padrões mundiais, esse tipo de mídia também tem conquistado um crescimento expressivo aqui no Brasil. E essa tendência acontece especialmente desde os Jogos Olímpicos sediados no país em 2016.

Alguns dados recentes mostram que a mídia out of home é a terceira mais notada pelos brasileiros. O público mais impactado com essas ações são: pessoas das classes sociais B2, C1, C2 e D e E, com uma proporção bem similar entre os sexos.

Nos outros países, a tendência também é de crescimento. Lá fora, de acordo com um estudo realizado pela Rapport, quase metade das marcas (48%) estão usando a mídia Out of Home para a construção de marca, 28% para melhorar as margens de venda e 24% para ambas as estratégias.

O mesmo estudo ainda mostra que essas ações são capazes de: aumentar em 275% a fidelidade do cliente e em 80% a eficácia da publicidade online, pesquisa paga e mídia digital, graças às possibilidades de conversão entre os meios.

6. O futuro é promissor e tecnológico

A mídia outdoor vem se transformando a cada ano, englobando em suas ações diversas soluções tecnológicas e inovadoras. E a tendência é que isso continue ocorrendo, permitindo que as marcas alcancem um público ainda maior e sejam capazes de surpreender seus consumidores de forma cada vez mais variada e múltipla.

Para os próximos anos, os especialistas esperam que haja:

Como você viu, a mídia outdoor é algo que surgiu há centenas de anos e foi sendo aperfeiçoada conforme as modificações da nossa sociedade, as exigências do público e as tecnologias disponíveis.

Hoje, esse tipo de publicidade é uma das principais do setor, com crescimento expressivo dentro e fora do nosso país e usada por grandes marcas. Afinal, cada vez mais passamos o nosso tempo nos locomovendo pelas ruas, transporte público e rodovias.

A tendência é que a mídia outdoor continue a crescer e a incorporar novas tecnologias e soluções, inclusive ajudando a fortalecer ações de outras plataformas, como a mídia digital.

Você gostou de saber mais sobre a mídia outdoor? Ficou interessado nas soluções e ideias deste conteúdo? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e entenda como a Três Meios, uma empresa especialista e experiente no ramo, pode ajudar o seu negócio a se diferenciar e captar ainda mais clientes!

Deixe seu comentário:

Comentários

  • Alcides

    04.06.2020

    Desejo investir na adquisição de diversos outdoor digital para instalação em cidades e ou rodovias com a ajuda da sua empresa para definição dos melhores pontos. caso esteja dentro da politica de sua empresa, aguardo retorno neste p/ inicio de possíveis negociações . att,

    replyResponder
    • Admin

      21.08.2020

      Olá alcides, tudo bem? estamos muito gratos pelo comentário! somos uma empresa especializada em planejamento de mídia out of home. neste caso, o ideal seria procurar por uma empresa que desenvolva o outdoor digital, e quando conseguir viabilizar, será um prazer podermos contribuir com seu negócio.

      replyResponder
  • Almir Aleo

    05.10.2020

    Boa tarde , tenho um terreno , onde esta montado uma quadra de basquete e gostaria de colocar placa de outdoor , para adicionar uma renda extra estamos na esquina da av jorn roberto marinho , campo belo como podemos fazer . no aguardo 11 982346948

    replyResponder
    • Admin

      13.10.2020

      Olá almir, tudo bem? agradecemos o comentário! somos uma empresa especializada em planejamento de mídia out of home. neste caso, o ideal seria procurar por uma empresa que desenvolva a placa de outdoor, e quando conseguir viabilizar, será um prazer poder contribuir com seu negócio.

      replyResponder

    Veja Também

    Como fazer um briefing perfeito para sua campanha

    O briefing é uma etapa fundamental na hora de planejar as campanhas publicitárias de uma marca, mas você sabe como fazer um briefing e por quê ele é tão importante?  […]

    2021 e o OOH: tendências de marketing para sua campanha

    O mundo da comunicação é um dos que mais muda com o tempo. A cada alguns meses é possível identificar novas referências e tendências de marketing que vão surgindo e […]

    Tipos de segmentação: seja assertivo em suas campanhas

    Os tipos de segmentação são cada vez mais utilizados na publicidade para criar campanhas assertivas. Com o uso de dados geográficos, demográficos, comportamentais e até mesmo psicológicos, é possível entender […]