22 outubro, 2020

Voe na publicidade: mídia aeroportuária e suas vantagens

A mídia aeroportuária tem crescido muito no país nos últimos anos e as empresas têm olhado cada vez mais para esse tipo de out of home como opção em suas campanhas publicitárias.

Esse crescimento acompanha, justamente, o aumento do número de viagens e de passageiros

De acordo com informações divulgadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em 2011, foram 99,9 milhões de passageiros transportados e em 2019, esse número subiu para 104,4 milhões.

Com isso, a mídia aeroportuária tem se transformado e recebido mais atenção, tanto das empresas de mídia, quanto das marcas e dos próprios consumidores.

Em uma pesquisa realizada no Brasil em 2019, 70% dos entrevistados disseram passar o tempo de espera entretidos com publicidade e lojas.

E de acordo com 62%, aquele seria um bom ambiente para conhecer novas marcas e produtos.

O que é a mídia aeroportuária?

A mídia aeroportuária, como diz o nome, é aquela disposta em aeroportos e nos seus entornos, podendo ser digital ou não.

Os formatos mais comuns são relógios digitais, painéis eletrônicos e estáticos, banners, monitores, estandes personalizados e adesivações em corredores, escadas e vias de acesso.

Também é possível colocar sua marca em carrinhos de bagagem, que circulam por todo o aeroporto e em esteiras nas áreas de embarque.

A mídia aeroportuária diz respeito também às que são postam nos arredores do aeroporto, como mídias exteriores de abrigos de ônibus e outdoors.

Nessa campanha publicitária sobre turismo no estado de Utah, nos Estados Unidos, um corredor do aeroporto foi envelopado com uma paisagem que representa o lugar.

Por que anunciar em mídia aeroportuária?

A mídia aeroportuária tem sido uma escolha acertada de muitas marcas ao redor do mundo. Para saber se ela vai funcionar para a sua empresa, vamos falar mais sobre os motivos para investir nesse meio.

Grande volume de público

Como dissemos, o número de passageiros nos aeroportos brasileiros aumenta a cada ano e essa é uma ótima oportunidade para sua marca ser vista por um grande volume de pessoas.

E não são só passageiros que circulam pelos aeroportos.

Além de todos que vão viajar de fato, muitos outros transitam por esse espaço todos os dias como acompanhantes e prestadores de serviços.

Então, trabalhamos com números ainda maiores do que os que apresentam as pesquisas.

Alta fixação

Com todas essas pessoas passando por aeroportos diariamente, a mídia aeroportuária ainda tem a vantagem de ter uma alta fixação das publicidades.

Ou seja, esses anúncios são praticamente impossíveis de serem ignorados e suas campanhas têm uma alta retenção da mensagem no público.

Isso acontece, principalmente, devido ao tempo em que as pessoas costumam passar dentro do aeroporto. 

O indicado é que se chegue no aeroporto com certa antecedência, que pode ser de até cinco horas, portanto, os passageiros têm bastante tempo de espera – e de tédio – e são nessas horas que a mídia aeroportuária aproveita para impactar.

Ao contrário de um outdoor em uma avenida, por exemplo, que precisa ser entendido e absorvido em uma média de oito segundos, no aeroporto, o público pode passar longos minutos encarando o painel da sua marca.

E essa é uma audiência com algumas características bem particulares que são ótimas para quem deseja atrair novos clientes e aumentar suas vendas – especialmente se sua loja está perto delas.

Alta receptividade

O público da mídia aeroportuária pode ser pensado como o público ideal para qualquer publicidade.

São pessoas que estão animadas e dispostas a te dar atenção, o que nem sempre é comum.

A emoção da antecipação por uma viagem faz que o público esteja mais alerta ao que acontece em sua volta. Não só mais alerta, como mais receptivo e ansioso, abrindo uma brecha maior do que o costume para as marcas.

Essa brecha faz que com eles aceitem melhor e mais positivamente as mensagens expostas pelos anúncios e assim, as chances dessas pessoas interagirem com essas propagandas também é maior.

Além disso, viagens são investimentos e esse é um momento em que o público está mais aberto ao consumo, pois isso também faz parte da experiência.

Então, as empresas podem aproveitar para aumentar tanto o seu reconhecimento, quanto as suas vendas, já que muitos dos viajantes costumam fazer compras já dentro do aeroporto.

Com a mídia aeroportuária é possível atrair a atenção do público e levá-lo direto até seu produto no free-shop ou para sua loja e estande.

Por exemplo, usando dados em tempo real e painéis digitais, um restaurante na praça de alimentação pode oferecer promoções para quem teve o voo atrasado. Ou uma loja que vende produtos para bebês pode envelopar a porta de um trocador.

Diferenciais da mídia aeroportuária

Ao brincar com a ideia das esteira de bagagens e o tamanho do porta-malas do carro, a Mini criou uma campanha divertida e atrativa.

A mídia aeroportuária ainda tem alguns diferenciais que são bem especiais e que podem fazer toda a diferença para a sua marca.

Valor da marca

Os aeroportos carregam um status de valor e luxo e sendo assim, a mídia aeroportuária acaba entrando nesse papel.

Isso quer dizer que marcas e empresas que anunciam neste ambiente também são associadas a esse status e percebidas pelo público como tendo prestígio e qualidade.

Uma pesquisa focada no mercado de luxo foi realizada em 2017 pela JCDecaux do Reino Unido e mostrou que 70% dos viajantes esperam que marcas de alto padrão anunciem em aeroportos.

Os dados também apontaram que quase 40% dos jet setters de alto escalão disseram já ter visitado alguma loja após ter contato com a mídia aeroportuária.

B2B e aeroporto

Por mais estranho que isso possa parecer, a mídia aeroportuária é muito interessante para negócios Business to Business (B2B).

Isso também tem relação com o valor carregado pelos aeroportos e por seu status.

Por mais que o acesso à viagens de avião tenha se popularizado nos últimos anos e o preço dos voos tenha diminuído, ainda grande parte dos viajantes é de classes A e B.

Em 2015, quinhentos passageiros da classe executiva participaram de uma pesquisa em aeroportos no Reino Unido e metade afirmou que havia viajado a trabalho três ou mais vezes no último semestre.

60% da audiência executiva também acredita que o aeroporto é um dos melhores lugares para anunciar marcas internacionais de B2B.

Esses dados nos mostram duas coisas: 

A primeira, que uma parcela considerável do público que está em contato constante com a mídia aeroportuária são executivos responsáveis pela tomada de decisão em suas empresas.

E a segunda, que esses executivos estão interessados em fazer negócios com marcas que anunciam em mídia disposta em aeroporto.

Isso indica que existe uma oportunidade para as empresas de B2B de atrair a atenção diretamente dos diretores, gerentes e CEOs das companhias, em um ambiente que é propício para esse contato.

Como criar uma campanha de mídia aeroportuária

Usando a mídia aeroportuária integrada ao espaço do aeroporto, a Nissan conseguiu impressionar o público que chegava no local.

Para criar uma campanha de mídia aeroportuária, a base é a mesma de qualquer outra publicidade.

É preciso pensar na estrutura da mensagem que vai ser passada, em qual meio ela funcionará melhor e para qual público ela será direcionada.

Mensagem duradoura

Em outros tipos de campanhas publicitárias de out of home, muitas vezes a audiência tem apenas alguns segundos para ser captada e conseguir compreender a propaganda.

No caso da mídia aeroportuária, tempo não é um problema, então, pode-se arriscar mais na construção da mensagem que vai ser veiculada e trabalhar melhor seu conteúdo.

Localização é tudo

Uma oportunidade que a mídia aeroportuária oferece é a integração da publicidade com os espaços do aeroporto, trazendo um novo olhar para lugares que poderiam passar despercebidos.

Além dos clássicos anúncios em painéis, cartazes, monitores e relógios digitais, de maneira criativa, é possível agir organicamente e impressionar o público.

A Nissan, em uma campanha desenvolvida em 2013 para o aeroporto de Dubai, nos Emirados Árabes, colocou sua marca em destaque no terminal de entrada da cidade. Seu impacto foi enorme, tanto por seu tamanho, quanto pela forma inteligente que foi usado o espaço.

E dependendo do lugar em que sua publicidade é veiculada, atinge-se um tipo de público diferente.

Por exemplo, as áreas de embarque e desembarque internacionais costumam ser frequentadas pela classe A/B, assim alguns guichês de companhias aéreas de voos nacionais são para viagens mais em conta.

Essa escolha do local permite uma segmentação de público que é muito interessante para que as marcas possam atrair as pessoas certas.

Para todos

Apesar de termos falado bastante sobre marcas de luxo e da classe executiva, a  mídia aeroportuária também é bastante acessível

Os aeroportos têm se democratizado mais e portanto, pessoas de diversas classes viajam. Por isso, também há espaço para empresas menores ou para aquelas que têm um outro tipo de público.

Por serem espaços muito grandes, são muitas as possibilidades de meios disponíveis, alguns mais caros e outros mais baratos. Portanto, é possível encontrar a mídia que melhor se encaixa no seu orçamento.

Para orçamentos maiores pode-se criar campanhas que sejam veiculadas em vários aeroportos e em escalas maiores.

Em orçamentos mais reduzidos, vale mais a pena escolher aeroportos que sejam chave para a sua marca e em ações mais pontuais.

A publicidade em mídia aeroportuária traz muitas oportunidades para as marcas e cabe em qualquer orçamento.

A mídia aeroportuária traz muitas possibilidades para as empresas e suas campanhas publicitárias.

A Três Meios pode fazer seus negócios voarem mais longe, fale conosco!

Gostou desse conteúdo? Em nosso blog, trazemos sempre novidades e informações sobre o mundo do marketing e da publicidade out of home, confira.

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Comentários

  • Eduardo Silva

    11.02.2021

    Olá, boa tarde. sou o eduardo do grupo nexxees e estamos planejando para este ano ações de exposição da(s) nossas(s) marca(s) da empresa e a mídia aeroportuária parece encontrar bem nossa persona cliente (ceos e altos cargos da área financeira). vocês poderiam por favor nos enviar um midia kit? (ou algo correspondente que nos indique precificação e resultados/projeções numéricas). pode ser focado em aeroportos mesmo. sem rodoviárias por enquanto. agradeço desde já. eduardo silva. marketing grupo nexxees. gruponexxees.com

    replyResponder
    • Admin

      22.02.2021

      Olá eduardo, tudo bem? nosso atendimento entrará em contato. um abraço!

      replyResponder

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