03 janeiro, 2020

Monte uma boa estratégia de comunicação em 6 passos

Quando se fala em marketing deve-se pensar no principal canal: a comunicação.Se você optar por falar qualquer coisa sobre sua empresa, produtos e serviços sem contar com uma estratégia de comunicação de qualidade, correrá o risco de se comunicar com a parede (e paredes não têm o hábito de comprar).

Apesar de uma boa estratégia de comunicação muitas vezes não ser sequer considerada, ela é capaz de gerar reações memoráveis sobre a sua marca.

Sobram exemplos de estratégias de comunicação memoráveis que ajudaram a fixar marcas na mente de seus consumidores. Se a primeira imagem que vem à sua cabeça quando mencionam o Natal é o urso polar da Coca-Cola, isso significa que o refrigerante mais famoso do mundo conseguiu se comunicar de maneira magistral.

Você também pode criar respostas e conexões inesquecíveis por meio de uma boa estratégia de comunicação com OOH, da mesma maneira que o famoso caminhão da Coca-Cola.

Quer saber como criar boas estratégias de comunicação para suas ações de OOH? Então acompanhe-nos ao longo desse artigo! Mostraremos como montar uma estratégia com boas chances de ser bem-sucedida e, assim, conquistar os seus clientes.

Nos próximos trechos, vamos falar sobre a importância do OOH e como ele deixou de ser um elemento solitário na comunicação, podendo se integrar a mídias online, por exemplo.

Em seguida, você entenderá a importância de montar um planejamento completo para sua estratégia de comunicação, antes mesmo do primeiro e-mail ser disparado. Por fim, mostraremos um passo a passo de como montar a sua. Confira!

Por que o OOH se tornou tão importante?

Até mesmo na era do digital a comunicação OOH manteve-se em pé

Nos últimos anos, ficou impossível dizer que o marketing digital não era o queridinho da área. Acessível, de fácil absorção e eficiente, todos embarcaram em sua onda.

Não se engane, não estamos dizendo que ele acabou. Pelo contrário, estamos lhe encorajando a seguir essa onda, sabe por quê?

Pois é possível integrar sua estratégia de comunicação digital com o marketing out of home!

O tempo de dizer que o marketing OOH se limitava a relógios de rua ou os outdoors já acabou há muito tempo. Graças ao digital out of home (DOOH), você pode criar campanhas que surpreendem o público que está fora de casa, ao mesmo tempo, o DOOH lhe permite gerar uma experiência integrada, que irá acompanhar esse lead onde ele for.

Além do DOOH, ainda se pode inovar ao tratar o OOH em mobile como a utilização da geolocalização, o que facilita a oferta de vouchers através de SMS, por exemplo. Ainda pode-se pensar em alguma promoção, caso o usuário aproxime seu celular de um totem interativo, por exemplo, os QR Codes entram nesse aspecto. Um exemplo desse tipo de integração é a empresa Etna que oferecia um voucher no valor de 50 reais, através do SMS, caso o público interagisse com seus totens que estavam espalhados pela grande São Paulo.

É importante lembrar que não existe uma fórmula mágica ou um tipo de marketing certeiro. No final, tudo é marketing, e saber quais formatos, peças e estratégias de comunicação fazem sentido para sua empresa é o que te torna alguém que entende como criar campanhas bem-sucedidas.

Ou seja, o OOH é versátil a ponto de poder ser usado em conjunto com diferentes setores do marketing. Por outro lado, não importa qual é o seu tipo de marketing favorito ou se gosta de trabalhar com todos. 

Em qualquer situação, o importante é ter uma bem pensada estratégia de comunicação. E é sobre isso que vamos falar ao longo de nosso texto.

Por que é tão importante ter uma boa estratégia de comunicação?

Ter uma estratégia de comunicação com o seu público auxilia na fidelidade

Você já falou coisas sem pensar e se arrependeu depois? Não ter uma estratégia para abordar e encantar seu público pode causar esse efeito. 

Diferentemente da vida pessoal, em que dificilmente ao falar algo você irá afastar completamente as pessoas, se tratando do marketing da sua empresa, ao dizer algo que não foi pensado através de uma estratégia de comunicação, você poderá perder clientes e até mesmo investimentos. O que resulta em uma mensagem mal ouvida, fazendo com que seus esforços tenham sido em vão.

Apenas mostrar seus produtos e serviços também não é mais o suficiente. Apesar de ser o “arroz com feijão” da comunicação de marketing, é difícil que funcione. Basta prestar atenção às peças publicitárias atuais: quais empresas focam em mostrar atributos do produto que estão tentando vender?

Ou seja, na sua estratégia de comunicação OOH, não basta mais colocar um outdoor dizendo que o seu restaurante serve carnes e pizzas. Você precisa mostrar ao público que o restaurante está perto e é a parada perfeita para recarregar as energias e comer bem.

Claro que até mesmo o exemplo acima não pode ser considerado como uma regra escrita à pedra. Essa mensagem também pode não ser o suficiente. Sabe por quê?

Porque repetir estratégias de comunicação é caminho certo para o fracasso de uma campanha.

Existem diversos fatores que devem ser considerados antes mesmo de começar a criar sua primeira peça, e é sobre isso que vamos abordar nos parágrafos seguintes.

Por meio de um passo a passo, você saberá o que fazer para montar uma estratégia de comunicação com OOH bem planejada e com grandes chances de ser bem-sucedida!

6 passos para montar sua estratégia de comunicação

Antes de tudo, planeje cada passo de sua estratégia de comunicação

1. Analise toda a sua empresa

Sabe o famoso check-up que fazemos no médico para saber se está tudo bem com os nossos corpos? Você precisa fazer o mesmo com a sua empresa para conseguir elaborar uma estratégia de comunicação que cause impacto.

Isso significa analisar tanto fatores internos quanto externos, quase como se fosse uma análise SWOT. Você precisa entender como funciona a estrutura da sua empresa. O que ela faz? Qual sua missão? Quais são seus valores? Como funcionam os processos internos e o planejamento estratégico?

Essas são algumas das muitas perguntas que você deve fazer para ter um diagnóstico da sua empresa. Mas esse é só o início.

Você também precisará entender o próprio mercado no qual está inserido: quem são os seus leads e clientes, qual o posicionamento do seu produto e até mesmo como seus concorrentes estão presentes na indústria.

2. Defina seus alvos e objetivos

Comunicação é sobre enviar e receber mensagens, mas, antes disso acontecer, você precisa escolher: quem vai receber essas mensagens?

O motivo pelo qual o primeiro passo é justamente analisar toda a sua empresa, é para que você tenha um vislumbre de quem o seu produto atende ou pode atender no futuro.

Para isso, você deve considerar diversos fatores até chegar ao alvo de suas ações OOH. Detalhes como faixa de renda, idade, estilo de vida e comportamento de consumo são informações relevantes para definir quais públicos atingir.

Além disso, não basta conhecer qual público será o alvo de suas estratégias de comunicação, também é necessário saber o que você quer como empresa

Qual o objetivo de sua campanha? Atingir uma meta de vendas? Aumentar sua base de prováveis clientes? Se desfazer do estoque para abrir espaço para receber mais itens em um período festivo?

Além de saber com quem você quer iniciar uma comunicação, também é preciso ter ciência do que quer extrair desse público, tudo isso irá te auxiliar a montar uma boa estratégia de comunicação.

3. Escolha os canais

Após definir quais são os seus alvos, é importante, dentro de uma estratégia de comunicação com OOH, escolher os canais onde suas peças serão veiculadas. É nesse momento que se torna importante olhar para a avaliação que fez no primeiro passo.

É dela que você entenderá melhor o comportamento do seu público, quais locais costumam frequentar e quais são tipos de mídia irão se encaixar melhor na sua realidade. Todas essas informações devem ser consideradas em sua escolha.

4. Fazer um orçamento

Quando falamos de OOH, ter um orçamento é essencial para saber até onde pode chegar em sua peça publicitária.

É necessário considerar o quanto de material precisará comprar e selecionar os locais que em que serão expostos os materiais, mais especificamente onde seu anúncio será veiculado: em que parte da cidade, em qual tipo de outdoor ou qual totem, etc. 

Além disso, nessa fase você também poderá definir se precisa da ajuda de uma agência. Apesar de parecer um investimento considerável, é importante lembrar que alguns dos custos que teria montando a campanha serão incorporados pela agência que tiver contratando.

Vale mencionar, também, que com a experiência destas agências, aumentam as suas chances de receber uma campanha criativa e com mais chance de causar impacto.

Junto aos custos mencionados até aqui, lembre-se de incluir no cálculo qualquer outro tipo de ação complementar. Por exemplo, se a sua estratégia de comunicação OOH for integrada a uma campanha online nas mídias sociais, considere, também, os custos com anúncios patrocinados das plataformas que escolheu.

Depois desse passo, a fase de planejamento é finalizada e vamos para a criação das peças!

5. Crie a sua campanha

É importante encorajar a produção de diversas ideias, independente de estar trabalhando com uma agência ou não, afinal, é a partir daqui que vai sair o esboço de sua campanha. 

Por isso, avalie as opções que forem apresentadas a você e não deixe também de pensar e propor suas próprias ideias para a criação.

Durante essa etapa, vale considerar os canais que escolheu no passo anterior. Afinal de contas, cada um possui vantagens e limitações que irão favorecer certos tipos de peças, ao mesmo tempo que não funcionam tão bem com outras.

Por exemplo, um anúncio que pode funcionar em um relógio de rua na área central da cidade pode não performar bem caso seja colocado em um painel no ponto de ônibus de uma área residencial.

Reunidas as ideias, é chegada a hora de selecionar qual delas é a melhor e dar início à sua campanha, o que nos leva ao último passo deste guia.

6. Avaliação e revisão

Não basta bolar e executar a estratégia de comunicação perfeita, é preciso acompanhar as estratégias após serem implementadas: seu outdoor está aumentando o consumo do seu produto estando na região onde está instalado?

A experiência digital na estação de metrô está recebendo bastante engajamento? O vídeo que criou em sua campanha está fazendo com que as pessoas entrem em contato com o seu negócio?

Os objetivos que estabeleceu no segundo passo estão sendo cumpridos?Acompanhe os resultados e avalie o que está dando certo, o que pode melhorar e o que não vale mais a pena manter. 

Ao colher esses dados, você será capaz de refinar suas estratégias de comunicação e criar melhores campanhas no futuro. A avaliação é tão importante quanto à análise, criação e implementação.
E então, está precisando elaborar estratégias de comunicação com foco no out of home? Então envie-nos já uma mensagem e vamos conversar sobre o marketing OOH da sua empresa!

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Comentários

  • Janeci Oleias

    27.09.2020

    Com bom planejamento , seguindo esses passos de estratégia de comunicação, o processo empreendedor tornasse mais seguro para atingir o sucesso.

    replyResponder
    • Admin

      06.11.2020

      Olá janeci, tudo bem? estamos muito gratos e ficamos muito felizes em contribuir através do nosso conteúdo! desejamos sucesso!

      replyResponder

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