08 setembro, 2020

Crossmedia e a publicidade

Pode ser que você nunca tenha ouvido a palavra crossmedia ou que não esteja muito familiarizado com o conceito, mas com certeza, você já teve contato com isso. 

Atualmente, o crossmedia está em todo canto e cada vez mais atingindo mais pessoas e mais lugares, principalmente na publicidade.

Vivemos na era da convergência e as possibilidades de dispositivos, ferramentas e escolhas das pessoas são praticamente infinitas e diretamente relacionado a isso, também são muitas as opções do seu uso para o marketing.

Com tanta concorrência pela atenção dos usuários, que estão mais criteriosos do que nunca, as marcas precisam atacar com suas campanhas e conteúdos de maneira ainda mais incisiva para despertar o interesse do seu público e fazer com que ele a busque ativamente.

O que é crossmedia?

Sabe quando se está procurando algum conteúdo sobre um assunto qualquer e encontra várias respostas em blogs, podcasts e vídeos no Youtube? Isso é crossmedia!

Crossmedia é quando empregamos um mesmo conteúdo em diferentes mídias, adaptando-o para linguagens e propriedades específicas.

Por exemplo, você decidiu pintar sua casa e quer descobrir qual o melhor tipo de tinta para áreas externas, então entra no site de uma empresa especializada nisso e tem a opção de ler um post no blog, ver um vídeo ou ouvir um áudio.

Em todas essas mídias, a mensagem vai ser a mesma, ou seja, você vai ler, ver ou ouvir sobre tinta para áreas externas, mas cada uma delas vai ter uma linguagem própria.

Também chamada de marketing 360, o crossmedia entrega uma narrativa que leva o consumidor de um ponto ao outro mesmo quando ele muda de mídia.

Crossmedia na publicidade

Em um mundo multitelas, a publicidade evoluiu para conseguir estar presente em todos os dispositivos e conseguir alcançar números cada vez maiores de pessoas. 

O crossmedia em campanhas publicitárias pode ser pensado como um lançamento de produto simultaneamente em revistas, na televisão e na internet, mas não deve parar por aí.

É preciso que a campanha seja bem estruturada para que a mensagem funcione em todos os meios e a estratégia seja adaptada para que atinja os diferentes públicos de cada mídia.

Crossmedia x Transmedia

Os conceitos de crossmedia e transmedia muitas vezes acabam sendo confundidos, por serem muito semelhantes, mas existem diferenças extremamente determinantes para cada um.

Se o crossmedia diz respeito a uma mesma mensagem que é transmitida em mais de uma mídia, passando por adaptações de linguagem, o transmedia é quando a mensagem é dividida em narrativas complementares que são distribuídas em diferentes plataformas.

Por exemplo, no universo do jogo League of Legends são apresentados pedaços independentes sobre sua história e de seus personagens tanto dentro do próprio jogo, quanto em livros, vídeos, músicas e até em parcerias com jogadores famosos.

Estamos cada vez mais multiplataforma e a publicidade se adapta a essa realidade e também está presente em todas as mídias para nos alcançar melhor.

Benefícios do crossmedia

Utilizar o crossmedia em seus conteúdos e suas campanhas publicitárias traz diversos benefícios para sua empresa em questão de marca, alcance e vendas.

Mais opções

Um dos principais benefícios de usar estratégias crossmedia é que você oferece mais opções de consumo para o cliente, assim, ele pode escolher qual dispositivo e plataforma prefere.

E tendo a possibilidade de escolher qual prefere, as chances do consumidor continuar com sua solução e apostar na sua marca, são maiores.

Alcance

Quando oferecemos mais opções para consumo, isso também implica em um maior alcance do seu conteúdo e publicidade. 

Enquanto um tipo de plataforma é escolhida por um consumidor, uma outra plataforma investe em um outro consumidor, então você não perde o público que ficaria de fora, caso sua mensagem estivesse disponível em uma única mídia.

Percepção de marca

Outra vantagem de campanhas crossmedia é que ao disponibilizar sua mensagem em várias plataformas, muitos dos clientes vão ter contato com ela muitas vezes e somando isso com um alcance maior, também cresce a sua percepção de marca.

Sua brand awareness diz respeito a quanto sua marca é conhecida pelo público e esse maior contato através do crossmedia, faz com que ela seja mais difundida no imaginário da população.

Leads mais ativos e qualificados

Com a segmentação e linguagem corretas para cada público em cada mídia, é possível garantir uma maior qualificação desses leads, que vão poder encontrar todo o conteúdo que precisarem, em qualquer plataforma.

Essas várias opções de mídias também faz com que esses leads sejam mais ativos, pois eles podem explorar entre elas e estar mais em contato direto com a sua marca.

Experiência mais rica

Outro benefício do crossmedia é que todas essas plataformas e mídias disponíveis tornam a experiência do usuário mais rica e interativa, pois se conecta ao público em mais formas.

E essa interatividade também traz mais engajamento e consequentemente, mais alcance.

Como criar uma campanha publicitária crossmedia

O planejamento é a parte mais importante de qualquer campanha publicitária, seja de crossmedia ou não.

Anteriormente, falamos sobre como criar uma campanha publicitária e demos várias dicas de como fazer um outdoor, então agora é hora de aplicar todos esses conhecimentos para saber como criar uma campanha publicitária crossmedia.

Assim como em uma campanha comum, publicidade crossmedia exige muito planejamento e antecedência, principalmente porque essas são campanhas mais caras, por isso, você precisa garantir que esse dinheiro vai ser bem investido e trazer resultados positivos.

Objetivo claro

Para começar o planejamento da sua campanha crossmedia, o principal é que se tenha um objetivo bem claro que vai guiar todo o projeto.

O que sua empresa quer alcançar com essa publicidade e uma pesquisa prévia sobre todos os aspectos que vão permear a estratégia são essenciais para um bom planejamento e uma campanha de sucesso.

Mensagem global

Por se tratar de uma mesma mensagem que vai ser veiculada em várias mídias, é extremamente importante que essa mensagem seja bem construída.

Antes mesmo de se pensar em como isso vai ser feito, é preciso ter bem claro: o que é fundamental que o público consiga captar dessa publicidade?

E partir desse ponto.

Definição de mídias

Com um objetivo em mente e uma mensagem global bem construída, então é o momento para definir quais plataformas e meios vão ser utilizados na campanha.

Para tomar essa decisão, a empresa deve estudar cada um dos meios com cuidado e levantar seus pontos altos e baixos, para entender quais vão ser as mais indicadas para aquele caso.

É importante levar em consideração também os diferentes públicos que cada meio engaja e envolve, assim, você consegue segmentar toda sua estratégia e apostar nas mídias que sejam mais indicadas para quem você deseja atingir.

Tendo todas essas informações, fica mais fácil decidir e até mesmo priorizar quais plataformas vão ser usadas.

Cases de sucesso de crossmedia

Como o crossmedia tem crescido bastante nos últimos anos, cases de sucesso com essa estratégia são muitos e separamos alguns dos mais variados meios para mostrar que vale a pena investir no marketing 360.

Devassa e Paris Hilton

Apostando no buzz do crossmedia, a Devassa criou uma campanha que trabalha com televisão, internet, rádio, impresso e mídia out of home.

Um dos benefícios da publicidade crossmedia é o buzz que é gerado e foi pensando nesse efeito que a Devassa criou a campanha da “Devassa Bem Loura” com a socialite americana, Paris Hilton.

Querendo causar um grande impacto em pouco tempo, a escolha da garota-propaganda foi pela identificação com a marca, que queria passar uma imagem de ousada, irreverente e sensual.

A campanha foi dividida em três fases, com um teaser, a revelação e um evento.

O teaser foi veiculado na televisão, criando um ar de mistério em volta da nova garota-propaganda, mostrando apenas partes do seu corpo e convidando o público a acessar o site da marca.

No site, os usuários encontravam a imagem de uma fechadura que ia se abrindo conforme tweets eram enviados com a hashtag #bemmisteriosa.

Quando atingiram a meta de mais de 44 mil tweets, a fechadura revelou a arte mostrando Paris Hilton e simultaneamente, foi ao ar o comercial  na televisão e começaram inserções em rádio, com um jingle que virou febre, e anúncios em revistas e outdoors.

Continental: atualiza!

Com digital out of home, a Continental criou uma campanha de crossmedia para se reinserir no mercado e falar sobre o Dia da Igualdade Feminina, comemorado em agosto.

A marca de eletrodomésticos Continental voltou ao mercado brasileiro em agosto e para marcar seu retorno, lançou a campanha “Atualiza!”.

Usando uma estratégia de crossmedia que envolvia digital out of home e seu site, foram utilizados painéis em locais que fizessem contrapontos interessantes a mensagem da campanha.

Foram criadas frases que traziam histórias de mulheres que desafiaram os padrões e são responsáveis por algumas das mudanças e inovações mais marcantes para a cidade.

Um exemplo, em frente a alguns dos maiores estádios de São Paulo, o painel veiculava o criativo que dizia “o melhor artilheiro da seleção é uma mulher nordestina”, falando da Martha e fazendo esse resgate e reflexão para o Dia da Igualdade Feminina.

Em conjunto com a mídia externa, o projeto tinha continuidade no site da marca, que centralizava a história dessas mulheres, que contou com uma parceria do perfil do Instagram Mulheres Históricas.

Les 2 Vaches

Em 2019, na Europa, a Danone lançou sua marca de iogurtes orgânicos chamada Les 2 Vaches – em tradução livre do francês, As Duas Vacas.

Sabendo que precisaria trazer um novo público para o crescimento da marca, foi utilizada uma estratégia de crossmedia com mídia out of home, televisão e anúncios no Facebook.

O próprio Facebook e a especialista em pesquisas e dados Kantar, fizeram uma análise dos resultados alcançados nessa campanha.

O estudo descobriu que o impacto dessa combinação foi 13% mais eficiente do que seria caso tivessem trabalhado apenas um dos meios.

Os anúncios de OOH eram bastante efetivos em alcançar e fidelizar clientes que já conheciam a Les 2 Vaches, e o Facebook atingia um número maior de novos compradores e também trazia um público mais jovem e próximo do target da campanha.

Ainda de acordo com o estudo, Facebook e OOH são duas mídias muito boas para criar awareness de novos produtos e gerar consideração de compra para a audiência jovem. 

E uma pesquisa da Accenture apontou que a Geração Z e Millenials são mais instigados por esse tipo de campanhas do que televisivas ou impressas.

O crossmedia é uma ótima estratégia para alcançar mais públicos e segmentar seu investimento.

O crossmedia é um fenômeno na publicidade e traz resultados ainda melhores. Ele alcança públicos diferentes e pode ser uma ótima maneira de você segmentar seus investimentos nas campanhas publicitárias.

E OOH é um meio bastante importante e de destaque nessas estratégias, então, se quiser saber mais sobre suas possibilidades, confira nosso blog!

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