19 agosto, 2020

Como fazer um outdoor – dicas de criação

O que chama sua atenção ao passar por uma mídia out of home? O tamanho? As cores? A mensagem? O formato? São muitos os detalhes que podem fazer com que alguém se atraia por uma propaganda pela rua e por isso, decidimos dar algumas dicas de criação e de como fazer um outdoor que vai se destacar!

Importância de uma boa criação de arte

Ao contrário de comerciais televisivos ou anúncios da internet, que permitem mais nuances e principalmente, que a pessoa reveja e se atente melhor a detalhes, a mídia out of home, em especial outdoors, precisa ser muito mais assertiva.

Uma pessoa que passa por um outdoor tem entre 4 e 9 segundos de leitura, por isso, é importante que mesmo em tão pouco tempo, a sua mensagem seja vista, compreendida e ainda motive o público a buscar pela sua empresa.

Pensando nisso, vemos a importância de uma boa criação de arte ao fazer uma campanha de out of home

No final das contas, essa é a parte que vai ter mais contato com o consumidor e não adianta você fazer todo um planejamento e seguir todos os passos para criar uma campanha publicitária, se a arte não cumprir todos os requisitos.

Você pode estar no lugar certo, com a mensagem perfeita, para o público ideal, mas se a forma com que tudo isso é entregue não for adequada, sua campanha não vai funcionar.

A maior dica de como criar um outdoor de sucesso é contar com uma agência parceira para te ajudar e um designer experiente que entenda de out of home.

Características de um outdoor

Para evitar algumas confusões, primeiro, vamos esclarecer alguns detalhes técnicos e assim, você poderá evitar possíveis erros ao conversar com sua agência e também vai entender melhor o que eles falam.

Qual é o outdoor?

Muitos acabam confundindo outdoors, painéis, frontlights e empenas, mas são todos meios diferentes, com suas próprias características, vantagens e desvantagens e você pode saber mais sobre todos nesse post.

Um outdoor tem medidas padrões: 9 metros de comprimento por 3 metros de altura e são essas as dimensões que você precisa usar durante a criação.

Se a arte não for criada ou adaptada corretamente com essas medidas, sua campanha corre o risco de ficar distorcida ou deformada.

Qual o melhor jeito?

Ao fazer um outdoor também é importante pensar no tipo de material que vai ser utilizado nele. A arte pode ser impressa em papel, geralmente utilizada em campanhas mais curtas, ou então em lona.

Nós podemos te ajudar a escolher qual funciona melhor na sua campanha!

Qual o melhor estilo?

Mesmo tendo medidas padrão, seu outdoor pode ser, sim, personalizado, mais criativo e fora da caixinha.

Em alguns projetos especiais, são usados apliques para criar formas além do retângulo tradicional. Esses podem ser de madeira compensada, armações de ferro e até mesmo chapas de aço, dependendo da necessidade.

É possível também usar mais de um outdoor para a mesma campanha, aumentando ainda mais a área de alcance visual. Essa solução é bem simples e você só precisa escolher outdoors duplos ou até mesmo triplos.

Nesse anúncio do McDonald’s, foi usado tanto um aplique, como dois outdoors para representar que o lanche é muito grande.

Dicas de como fazer um outdoor

Já estabelecemos as medidas padrões de um outdoor e também você já conhece um pouco melhor sobre as possibilidades e materiais disponíveis para serem usados na sua campanha publicitária. 

Vamos, então, as nossas dicas de como fazer um outdoor de sucesso!

Foco na mensagem!

Antes de qualquer coisa, é preciso que sua equipe de criação tenha bem claro qual a mensagem que precisa ser passada, afinal, ela é a estrela do seu outdoor.

Lembre-se que toda a sua campanha precisa ser entendida em poucos segundos, por isso, é essencial que todo o conjunto funcione bem entre si e que tudo que está no outdoor seja bem utilizado para esse fim.

Outro ponto importante é que o produto ou serviço esteja em destaque, assim como o nome e logo da sua empresa

Se alguém se interessar pelo o que está sendo anunciado, a pessoa não pode ter dificuldades para descobrir quem é o dono daquela campanha e como entrar em contato ou procurar por ele.

Prefira a simplicidade

Pode ser que para a campanha publicitária que você está criando, fazer um outdoor com muitas imagens, informações e detalhes seja imprescindível para que sua mensagem seja entendida da maneira correta.

No entanto, na maior parte das vezes, menos é mais.

Por ser uma mídia out of home, é preciso competir com muita coisa que está acontecendo ao redor. 

E como dissemos, é preciso ser assertivo e direto e assim, prefira artes simples e impactantes

Coloque somente as informações essenciais, da maneira mais sucinta possível e aposte em imagens cativantes.

Escreva menos, ilustre mais

Seguindo a lógica da dica anterior, não é porque seu outdoor é simples, que ele precisa ser chato.

Vivemos em um mundo extremamente visual e na publicidade, especialmente out of home, uma imagem vale mais do que mil palavras.

A criação de arte é o momento de deixar a imaginação fluir e buscar pela melhor maneira de passar uma mensagem. 

Trabalhe com imagens impactantes, fotos de qualidade, ilustrações que chamem a atenção e tente ao máximo, colocar sua intenção de maneira visual.

Em uma campanha criada para a Patagonia Go, a Hype Type, de Los Angeles, entregou um design simples e clean, que ao mesmo tempo, entrega toda a mensagem necessária.

Equilíbrio de elementos

Outra dica para aprender como fazer um outdoor é procurar sempre trabalhar com um equilíbrio entre os elementos.

Sejam imagens, escritos, logos ou apliques, é importante que tudo tenha seu lugar e esteja lá por um bom motivo. Evite deixar o público confuso e disponha os elementos da sua arte de forma harmoniosa.

No entanto, evite espaços em branco. Esse “respiro” que é muito válido em anúncios impressos, não é recomendado no out of home.

Cada centímetro de outdoor é valioso, por isso, faça bom uso do seu espaço e ocupe o que puder, mesmo que apenas com um toque de cor.

Legibilidade

Como dissemos, em publicidade out of home é mais interessante trabalhar com imagens, mas isso não quer dizer que outdoors escritos não funcionem ou que você não pode escrever nada.

É totalmente possível ter um outdoor criativo e que chame a atenção usando palavras, mas é preciso que seja feito do jeito certo e que ele seja, acima de tudo, legível.

Poucos caracteres

Quando for escrever, prefira palavras curtas. Isso facilita o entendimento e faz com que a leitura seja mais rápida.

O mesmo vale para frases, prefira sentenças menores e que tenham, no máximo, dez palavras. Em títulos, o ideal é que não passe de cinco.

Além disso, o mais recomendado é evitar usar termos muito rebuscados e que sejam de difícil compreensão, pois isso atrapalha a identificação imediata da sua mensagem.

Cuidado com o espaçamento

Um detalhe bastante importante em como fazer um outdoor é o espaçamento e tamanho das linhas.

Linhas muito finas e próximas umas das outras se confundem entre si, pois é difícil distinguir a separação entre elas e linhas muito separadas deixam o encadeamento da leitura mais truncado.

Linhas muito curtas aceleram o ritmo de leitura, dificultando a compreensão da mensagem, já linhas muito grandes, são mais cansativas.

Por isso, é necessário um equilíbrio de espaçamento e tamanho das linhas para que a leitura seja fluida e que a mensagem possa ser captada sem problemas pelo público.

Escolha de fontes

A escolha das fontes que vão ser utilizadas na sua campanha publicitária é um momento crucial.

Toda a legibilidade do seu outdoor depende disso, então, é preciso que se faça um estudo sobre elas para entender qual se encaixa melhor dentro da sua necessidade.

O indicado é que se escolha fontes que sejam de fácil leitura, evitando, por exemplo, as que são mais cursivas ou fantasia e que exigem mais atenção para compreensão.

Fontes mais finas costumam desaparecer à distância e no meio da arte, portanto, fuja dessas opções.

Na hora de combinar fontes em um mesmo outdoor, procure utilizar até duas diferentes. Evitando exageros, é possível conseguir fazer um bom escalonamento de ideias sem gerar confusão ou poluição visual.

Contrariando o que se tem como regra e brincando com isso, a Chipotle fez um outdoor apenas escrito, mas uma boa sacada fez com que ele se destacasse e fizesse sucesso.

Psicologia das cores

A psicologia das cores é um estudo que compreende a relação das pessoas com as cores e hoje em dia, o marketing utiliza esses conhecimentos para melhorar seus produtos e suas campanhas.

De acordo com esse estudo, cada cor provoca uma reação diferente e remete a sentimentos, sensações e até desperta respostas fisiológicas do nosso corpo.

Com o entendimento desses comportamentos, é possível usar as cores a seu favor e influenciar o consumidor.

O vermelho, por exemplo, simboliza a paixão, sensualidade, mas também o perigo, por isso chama tanta atenção. O azul, pelo contrário, é mais calmante e transmite serenidade e paciência.

Não é à toa que o McDonald’s abusa do vermelho e apela para o prazer, assim como grande parte de anúncios relacionados à saúde recorrem ao azul para evocar uma tranquilidade.

Para outdoors, recomenda-se o uso de cores contrastantes, tanto para chamar a atenção, como para facilitar a legibilidade e compreensão.

Revisão

Antes de colocar sua campanha publicitária de out of home pela cidade, é essencial que se faça uma revisão atenta a tudo o que vai ser veiculado.

A morte de um anúncio são erros de português, digitação e gramática.

Essa revisão final também serve para ver se toda a campanha já montada funciona mesmo e se ela está dentro do esperado e entrega todas as informações necessárias.

É o momento de passar o pente fino em tudo o que foi feito e é melhor fazer alterações tardias do que acabar veiculando um outdoor com erros ou que não está adequado.

Extras

Agora vamos para algumas dicas extras e rápidas para garantir que depois de tudo isso, agora você vai ser um expert em como fazer um outdoor.

Agora com nossas dicas, sua empresa vai saber como fazer um outdoor de qualidade e que traga resultados positivos!

Agora que você tem nossas dicas, sua empresa vai saber como fazer um outdoor e principalmente, o que esperar e discutir com a agência parceira que vai realizar sua campanha publicitária.

O mais importante de tudo é ter ao seu lado uma equipe qualificada e que tenha experiência em transformar a publicidade out of home em sucesso e especialmente, em resultados reais.

A Três Meios tem mais de 30 anos de mercado e nossa equipe de design está preparada para receber suas ideias e criar campanhas que vão impressionar e vender.

E se você quiser saber mais sobre o mundo da publicidade e do out of home, confira outros conteúdos do nosso blog.

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