22 fevereiro, 2021

Como fazer um briefing perfeito para sua campanha

O briefing é uma etapa fundamental na hora de planejar as campanhas publicitárias de uma marca, mas você sabe como fazer um briefing e por quê ele é tão importante? 

O briefing é uma ferramenta muito utilizada por profissionais da Publicidade e do Design. Com ele é possível identificar os gostos dos clientes, as oportunidades, suas necessidades e a imagem que esperam ver nos projetos contratados. 

Um briefing perfeito é aquele bem detalhado, que contém os objetivos das campanhas, o público-alvo, o orçamento e os prazos para realizar cada uma das ações para a marca.

Além disso, é nessa etapa que as marcas, junto com as agências de publicidade, decidem em quais meios as propagandas serão veiculadas, como na mídia online ou no out-of-home (OOH).  

Para garantir que a criação e a veiculação das peças publicitárias vão corresponder ao que a marca espera, é essencial obter todas as informações necessárias para orientar a equipe responsável por desenvolver o criativo.

Confira a seguir como fazer um briefing perfeito para as campanhas publicitárias.  

O que é um briefing?

Briefing é um documento utilizado para guiar a criação de projetos na Publicidade, Design e Comunicação. Ele serve como uma pesquisa aprofundada que direciona as ações com base em dados reais. 

O termo em inglês é definido como um momento para compartilhar informações ou instruções a respeito de algo, como a criação da identidade visual de uma marca, por exemplo. 

Por isso, o briefing contém pontos fundamentais para criar projetos que atendam às necessidades e os gostos dos clientes. 

Um briefing pode ser realizado para estruturar campanhas veiculadas em outdoor, criar um site ou até mesmo para desenvolver a logo de uma marca. 

Como todas essas ações envolvem as características das marcas, é essencial conhecer melhor o cliente para entender quais são as suas necessidades. Por isso, no briefing é necessário realizar algumas perguntas aos responsáveis pela marca. 

É interessante questionar sobre o mercado, identidade visual, gostos, objetivos, se possui algumas referências baseadas na concorrência e outras informações que vão nortear o processo de criação.

Assim, o briefing é fundamental para alinhar a comunicação entre a marca e a agência de publicidade.

Com todas as informações reunidas no briefing, fica mais fácil para a equipe desenvolver as peças publicitárias de acordo com as preferências da marca.

Importância de fazer um briefing

Já pensou como seria se os publicitários e designers criassem projetos sem antes consultar as necessidades de cada campanha e os gostos dos seus clientes? 

Com certeza eles teriam que refazer grande parte de seus projetos e desperdiçariam muito tempo de trabalho.

É por isso que fazer um briefing antes de começar a desenvolver as artes das publicidades é muito importante. 

Otimização de tempo e organização

Ao realizar uma reunião para conseguir as informações sobre as marcas e registrá-las em um documento, é possível evitar que os profissionais responsáveis pelos criativos façam peças com cores ou com uma linguagem que não agradam aos clientes. 

Então, a principal vantagem de realizar um briefing é que ele permite conhecer mais sobre cada marca e alinhar as ideias do cliente com a dos profissionais de uma agência de publicidade, por exemplo. 

Dessa forma, o briefing evita que as peças publicitárias passem por um processo de reestruturação completa e permite que os ajustes sejam apenas pontuais. 

O briefing também contribui bastante com a produtividade durante o desenvolvimento dos projetos. 

Como os clientes deixam bem claro o que precisam e suas referências, a equipe responsável pelo criativo consegue desenvolver de maneira mais ágil as peças para aprovação. 

Além disso, algumas vezes o cliente não tem uma ideia bem clara sobre o que deseja em suas campanhas publicitárias. Nesses casos, o briefing é primordial para que eles consigam identificar suas preferências e ideais que vão ajudar a alcançar o objetivo esperado.

O briefing também permite definir as ações que serão realizadas no decorrer da criação da publicidade, por isso é tão importante. 

É interessante montar um cronograma para que a marca saiba quando terá retorno dos criativos, por exemplo.

Dessa forma, o documento também ajuda a deixar claro ao cliente como será a organização e o planejamento das atividades.

Uma das grandes vantagens do briefing é o alinhamento da marca com os profissionais responsáveis pelo criativo das campanhas.

Dicas de como fazer um briefing perfeito para a publicidade

Para fazer um briefing perfeito para as campanhas publicitárias, o primeiro passo é estabelecer uma conversa com os representantes da marca e realizar algumas perguntas que vão nortear o documento.

Esse processo é muito importante e vai guiar toda a produção e veiculação das publicidades.

Por isso, para conseguir entender tudo o que o cliente deseja, vale a pena tirar todas as dúvidas sobre cada um dos pontos que não podem faltar no briefing. 

Todas essas informações devem ser escritas em uma linguagem clara, para garantir que as pessoas que usarão o briefing para criar as campanhas publicitárias consigam compreender tudo o que o cliente deseja.

Para não esquecer de nenhum ponto no briefing, é interessante estruturar o documento em alguns tópicos. A seguir, veja o passo a passo de como fazer o briefing. 

Histórico da empresa

O histórico da empresa é um dos tópicos fundamentais para fazer um briefing bem completo. Pergunte quando a empresa foi fundada, qual é o ramo de atuação, quais são seus valores e tudo o que julgar necessário para entender as características do cliente.

Também vale a pena perguntar sobre as outras campanhas publicitárias que a empresa já fez, tanto na mídia online quanto na offline. 

Se for possível, insira essas publicidades anteriores no briefing para analisar a identidade visual e desenvolver peças semelhantes. 

Concorrentes

Entender o que os concorrentes estão desenvolvendo é um passo bastante importante para definir o que será criado nas campanhas publicitárias.

É interessante perguntar quais são os concorrentes da marca e fazer uma pesquisa de como essas empresas estão trabalhando com a publicidade.

A partir dessa análise no briefing, as falhas dos concorrentes e a oportunidade da marca são identificadas e permitem criar campanhas que aproveitam esse cenário. 

Assim, as publicidades do cliente podem impactar ainda mais pessoas e alcançar os seus objetivos.

Objetivos

Nesse ponto do briefing é essencial explorar todos os objetivos que a empresa busca atingir através da publicidade. 

Questione o motivo de escolher veicular as campanhas e anote tudo, para que a equipe de designers e publicitários consiga entender como as campanhas devem ser desenvolvidas.

Depois que a marca apontar o que espera com a publicidade, identifique no briefing como esses objetivos podem ser alcançados, ou seja, quais ações devem ser adotadas. 

Se uma marca pequena de produtos para cabelo quer aumentar seu reconhecimento entre o público-alvo, o briefing deve explicar quais campanhas serão veiculadas para alcançar essa meta.

Além disso, é interessante apontar se essas publicidades serão veiculadas na mídia online ou em painéis digitais localizados na praça de alimentação de um shopping que possui uma loja com os produtos da marca, por exemplo.

Os objetivos esperados devem ser especificados no briefing para criar campanhas que atendam às necessidades da marca.

Orçamento

Um ponto fundamental que não pode faltar no briefing é o orçamento disponível para criar as campanhas publicitárias. 

É a verba que o cliente tem disponível que vai definir em qual mídia as peças publicitárias podem ser veiculadas. Assim, se uma pequena empresa não possui um orçamento tão alto para a publicidade, as campanhas serão criadas para mídias de veiculação mais em conta. 

Já se a verba for maior, é possível criar campanhas para mais de um meio e aproveitar bem o investimento. 

Público-alvo

Questionar qual é o público-alvo é fundamental para definir a identidade visual e a linguagem que será utilizada para alcançar os objetivos.

Se a intenção da empresa de cosméticos é se tornar conhecida entre mulheres que alisam e pintam os cabelos, por exemplo, o criativo trabalhará com essas características. 

Por isso, é importante deixar bem claro no briefing qual é o público-alvo de cada campanha publicitária.

Referências

Entender os gostos do cliente é fundamental na hora de criar o briefing. Pensando nisso, é importante sempre questionar se a empresa possui alguma referência visual e que deseja aplicar nas publicidades.

Para facilitar a compreensão dessas referências, os links com as inspirações podem ser inseridos no briefing. Também vale a pena identificar em qual mídia cada uma dessas referências foi veiculada.

Se o cliente deseja criar campanhas crossmedia, com anúncios nas redes sociais e outdoors instalados em pontos com alta circulação de pessoas, é interessante pedir para que a marca também aponte referências de campanhas parecidas, por exemplo.

Depois de definir as referências para as ações, é importante montar um cronograma com as entregas para os clientes.

Cronograma de ações 

Após definir as ações que serão realizadas no projeto, é importante criar um cronograma com o prazo de entrega de cada uma das tarefas para o cliente.

Mesmo que ainda não tenha as datas concretas, aponte em quantas semanas cada atividade será enviada para a aprovação e qual é o prazo final para começar a veicular as campanhas publicitárias. 

Seguindo todos esses passos, você já sabe como fazer um briefing perfeito para as campanhas publicitárias. 

Gostou do conteúdo? Conheça também os tipos de campanha que podem ser usados na publicidade!

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