04 agosto, 2020

Guia de como criar uma campanha publicitária

“Sou dono de um negócio e quero começar a divulgar a minha marca, mas como criar uma campanha publicitária?”. Esse é um questionamento bastante comum para aqueles empreendedores que estão começando a ter contato com o mundo da publicidade e desejam crescer.

Em nosso blog, já falamos sobre diversos conceitos do marketing, de suas aplicações em publicidade out of home e sobre a importância de um bom planejamento, mas para quem não é da área, tudo isso pode parecer muito abstrato e fica difícil transformar esse conhecimento em prática.

Pensando nisso, esse é um guia de como criar uma campanha publicitária para que você possa saber quais são os principais passos que acontecem no desenvolvimento de sua publicidade e possa acompanhar seu projeto junto da agência que vai te ajudar a criar ele.

Um bom planejamento é a chave de como criar uma campanha publicitária

Um bom planejamento é essencial para a realização do seu projeto e você pode contar com sua agência parceira para te auxiliar.

Todo projeto, mesmo não sendo publicitário, precisa de um bom planejamento para que as coisas não saiam fora do controle e você possa antecipar problemas e estar preparado para eles.

Em campanhas publicitárias, um bom planejamento significa, na maioria das vezes, uma boa campanha e um investimento que trará bom retorno, mas principalmente, significa que você poderá tomar decisões assertivas com segurança.

Sem surpresas para o bolso

Um dos principais pontos da importância de ter um bom planejamento na hora de criar sua campanha publicitária é poder ter uma previsão real dos gastos e fugir de surpresas desagradáveis e exorbitantes no caminho.

Começando seu planejamento com antecedência, é possível diminuir alguns gastos com fornecedores, ter mais chances de encontrar melhores preços e também cuidar desse orçamento com mais atenção.

Previsão de retorno e riscos

Com um bom planejamento, você pode ter uma noção melhor de qual vai ser o retorno da sua campanha publicitária e quais são os riscos que está tomando com ela.

É importante ter metas e trabalhar em cima delas e também analisar quais são os pontos fortes e fracos para entender melhor a possibilidade de atingi-las ou não. 

Passo a passo de como criar uma campanha publicitária

Pode parecer bastante complexo o processo de como criar uma campanha publicitária, mas se seguir uma ordem lógica de forma bem organizada e fazendo com antecedência, o seu planejamento acaba sendo mais fácil do que o esperado.

Claro que tudo também depende da sua agência parceira e a forma com que ela trabalha, porém esses pontos são essenciais para que a sua campanha aconteça.

Pode ser que não seja nessa ordem que tudo decorra, mas é importante ter atenção a todos essas etapas e que esses pontos sejam alinhados por sua empresa e pela agência.

Objetivo 

Ter um objetivo claro é o primeiro passo de como criar sua campanha publicitária  e vai ter ajudar a tomar todas as outras decisões.

A primeira coisa ao entrar em contato com a agência de publicidade que vai realizar seu projeto é passar qual o seu objetivo com aquela campanha.

Você tem que responder a seguinte pergunta: por que você quer que essa campanha publicitária seja realizada?

Os objetivos mais comuns são institucional, promocional ou lançamento.

Institucional

Campanhas institucionais são aquelas que desejam divulgar a marca em si e tornar sua imagem, valores e ideais conhecidos pelo público. 

Esse tipo é muito interessante para alcance e é ótimo quando pensamos em out of home, por exemplo, já que sua intenção é aumentar o reconhecimento daquela empresa, então quanto mais pessoas tiverem contato com aquela publicidade, melhor será.

As campanhas de bancos, cerveja e de fast food costumam ser mais do tipo institucional, como esse case de sucesso da Budweiser.

Promocionais

Já as promocionais são aquelas para justamente promover algum produto ou serviço, geralmente quando estão disponíveis por tempo limitado. Campanhas com esse objetivo muitas vezes são bem massivas e têm uma linguagem mais direta e sugestiva.

Com o objetivo de divulgar sua nova promoção, o Burger King planejou esta campanha mostrando como o lanche era ótimo para diversas pessoas diferentes, como no caso desse rapaz cego.

Um exemplo é essa série que o Burger King fez para divulgar sua promoção do King em Dobro, que além dessa que chamou a atenção por sua audiodescrição, tornando acessível para deficientes visuais, tiveram outras peças com diferentes personagens mostrando como essa oportunidade era ideal para eles.

Lançamento

E as campanhas de lançamento são aquelas que têm como objetivo também a promoção de algum produto ou serviço, mas o foco é em alguma novidade que está sendo lançada pela marca.

Este caso é como se fosse uma mistura do institucional com o promocional, pois usa-se uma linguagem um pouco mais informativa para falar sobre esse produto recém lançado, passando mais conteúdo e ao mesmo tempo, brinca com o apelo da novidade e de seus benefícios.

Um objetivo bem definido é o primeiro passo de como criar uma campanha publicitária, pois é a partir dele que você direciona todo o resto do seu planejamento.

Diagnóstico

O diagnóstico é muito importante para a criação de uma campanha publicitária, pois é necessário fazer uma boa análise de todo o contexto que envolve a empresa e a publicidade.

Antes de qualquer coisa, é preciso ter bem claro qual é a situação atual da marca no mercado, o que seus concorrentes estão fazendo, o que está acontecendo atualmente na cidade e país em que a publicidade vai ser veiculada.

Uma situação que já vimos acontecer muitas vezes é quando algumas campanhas publicitárias acabam trazendo resultados negativos simplesmente por falta de tato com o contexto daquele momento ou por algum posicionamento que deu errado.

A empresa deve estar ciente de todo o seu entorno para não cometer gafes e terminar se dando mal e também para saber quais são as oportunidades que ela pode aproveitar.

Público-alvo

Com seu público-alvo bem segmentado, você consegue direcionar melhor sua publicidade e escolher qual a melhor maneira de passar sua mensagem e se conectar.

A Teoria da Comunicação diz que para que a comunicação aconteça é preciso ter alguns elementos: um emissor, uma mensagem e um receptor.

Ou seja, para que essa troca ocorra, alguma informação deve ser transmitida de algum destinador para algum destinatário e trazendo isso para a publicidade, a comunicação não acontece se a marca não tiver um público-alvo para quem destinar sua propaganda.

E mais do que apenas um aprofundamento teórico, é essencial que as empresas tenham conhecimento dos seus públicos para que possam pensar em estratégias específicas que conversem melhor que cada um deles.

Por exemplo, pode até ser que um adolescente e sua mãe consumam um mesmo produto, mas uma propaganda que seja adequada para o adolescente nem sempre vai chamar a atenção da mãe e vice-versa.

Então, ter bem definido qual o público-alvo é um dos primeiros passos de como criar uma campanha publicitária, pois ele que vai determinar todo o resto da criação.

Brainstorm

Essa é uma parte essencial para criar uma campanha publicitária, pois é como se você estivesse plantando uma semente do que um dia será a sua propaganda.

Na fase de brainstorm é importante dar atenção para todas as ideias, porque, mesmo que não sejam perfeitas, pode ser que a partir delas surja alguma que seja a que vocês estavam procurando.

Uma boa dica para se inspirar é pesquisar referências de cases de sucesso e publicidades criativas!

Outra coisa para se pontuar é que não se pode ficar esperando para sempre a inspiração cair do céu e muitas vezes, você vai ter que trabalhar com o que tem e ir aperfeiçoando até chegar em um conceito interessante e que cumpra seu papel.

Por isso, é muito importante ter todas as informações anteriores na mão. Tendo um objetivo claro, um diagnóstico completo e um público-alvo detalhado, fica muito mais fácil para conceitualizar sua campanha publicitária.

Orçamento

Na hora de criar sua campanha publicitária, seu orçamento precisa ser flexível, mas você deve guiar suas ideias a partir dele e não o contrário.

O orçamento deve ser um dos seus guias de como criar uma campanha publicitária, porque é preciso manter os pés no chão e saber quanto você pode gastar.

Algumas ideias podem parecer perfeitas, mas se não se encaixarem no seu budget, elas não são realizáveis.

Geralmente essa é uma das partes que mais assusta as empresas e como já dissemos, é melhor que o planejamento da sua campanha aconteça com antecedência, assim, vocês terão mais possibilidades e poderão procurar opções de fornecedores e negociar valores.

E um dos pontos mais importantes de um orçamento é saber que podem ocorrer imprevistos e que é preciso estar preparado para mudanças ao longo do caminho. 

Deve-se ter em mente um número para gastar, mas ser flexível conforme decisões vão sendo tomadas, em prol de uma campanha que trará resultados que compensam os gastos.

Conceito da campanha publicitária

Com todas as informações e ideias que já aconteceram até vocês chegarem nessa etapa, provavelmente grande parte do conceito da sua campanha publicitária já esteja pronto.

O fundamental nesse momento é transformar todas as ideias que foram surgindo em algo praticável e real. Ou seja, é colocar no papel e esquematizar como será essa campanha.

Uma forma de fazer isso, é respondendo perguntas-guia:

Se você tiver todas essas respostas, você já sabe como criar uma campanha publicitária!

Com essas informações é possível criar um briefing completo e que vá ajudar a agência a entender exatamente o que você quer e como você quer que seja sua propaganda.

E assim, ela vai começar a ser desenvolvida pelo time de criação da agência e tomar a forma que foi idealizada.

Mensuração

Outro passo muito importante de como criar uma campanha publicitária é saber o que você espera dela e quais são os resultados que você deseja alcançar.

Afinal, toda publicidade precisa ter um retorno para a empresa, mesmo que não seja um retorno financeiro direto.

O que isso quer dizer: pode ser que sua propaganda não tenha uma conversão direta em vendas, mas pode ter retorno em posicionamento e reconhecimento de marca e isso, vai gerar conversões futuras.

Dependendo do meio em que sua publicidade for veiculada, não será possível mensurar exatamente quanto isso trouxe em receita, mas é possível calcular vários outros pontos que também são muito importantes para uma empresa.

Esses KPIs (sigla em inglês para indicador chave de desenvolvimento) podem ser desde engajamento, visitas à loja, reconhecimento, popularidade, exposição até, sim, vendas.

E é interessante que sua empresa saiba mais sobre esses possíveis resultados, mas sua agência parceira pode te ajudar melhor com isso e vocês podem, juntos, determinar quais metas vão ser buscadas.

Aprender como criar uma campanha publicitária pode parecer complicado, mas para trabalhar melhor com sua agência parceira, você precisa do básico. O resto pode deixar com ela!

Agora você tem mais noção de todo o trabalho que acontece para criar uma campanha publicitária e sabe que são muitas etapas e detalhes que precisam ser cuidados para que tenha sucesso e um retorno positivo.

A Três Meios está no mercado há mais de 30 anos e vem transformando ideias em publicidade out of home para marcas dos mais variados segmentos. 

Se você estiver procurando uma agência parceira para fazer acontecer sua campanha publicitária em mídias externa:

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