22 junho, 2020

Inspire-se: melhores campanhas publicitárias

A publicidade é muito mais do que apenas divulgar produtos e marcas: é todo um universo de criatividade, estratégia e inspiração. Ela pode ser agente de mudança, criadora de tendências, referência histórica e as melhores campanhas publicitárias podem nos ensinar muito.

Através da publicidade, as empresas alcançam seus maiores públicos e suas peças podem elevar o nome de uma marca ou destruí-lo.

Por terem tanto poder sobre as indústrias, as melhores campanhas publicitárias são construídas combinando criatividade fora da caixa e um extenso estudo estratégico para determinar a mensagem ideal, para o público ideal e através do meio correto.

Quem escolhe as melhores campanhas publicitárias?

O público, é claro, sempre é o melhor indicador de sucesso ou fracasso de uma campanha publicitária. Afinal, elas são pensadas para agradá-lo e atraí-lo e a mensuração de resultados nos dá uma posição sobre isso. 

Por isso é tão importante ter em mente as métricas das suas campanhas, para poder acompanhar se ela foi positiva ou negativa e o que fazer a partir desses resultados.

Além do público, existem muitas premiações ao redor do mundo que nomeiam as melhores campanhas publicitárias todos os anos, em diversas categorias diferentes.

Cannes Lions International Festival of Creativity

Assim como no cinema, Cannes é uma referência também para a publicidade e uma das maiores honras da área é receber um Leão de Ouro.

Todos os anos, o Festival apresenta temas a serem debatidos entre os participantes e essas discussões servem como norte para o corpo de jurados tomar suas decisões acerca dos premiados.

Mais do que apenas uma premiação, o Cannes Lions é uma celebração da criatividade e conta também com atividades, painéis, fóruns e até mesmo cursos que se propõem a promover o crescimento da indústria publicitária.

Clio Awards

O Clio Awards acontece desde 1959 e é considerado um dos maiores prêmios da publicidade internacional.

Realizado em Miami, na Flórida, o festival dura quatro dias e também conta com palestras e exposições dos trabalhos concorrentes em suas diversas categorias.

Além das categorias em publicidade, o Clio Awards possui braços no mundo esportivo, da música, do entretenimento e da saúde, com premiações distintas em todas essas áreas.

Effie Awards Brasil

Criado há 50 anos, o Effie Awards está presente em mais de 40 países e é a única premiação a reconhecer tanto agências, quanto clientes por suas estratégias de marketing e seus resultados.

No Brasil, a premiação acontece em São Paulo e destaca o trabalho da publicidade nacional.

O que têm as campanhas publicitárias de sucesso?

O que faz uma campanha publicitária se destacar?

Primeiro, ela precisa trazer inovação e criatividade.

Não se chama a atenção sendo mais do mesmo, por isso, as melhores campanhas publicitárias são as que estão fora da caixinha do que já vimos e que surpreendem.

Outro ponto importante é que ela tem a mensagem certa. Isso quer dizer que ela entrega um storytelling assertivo e ideal para o que se propõe, seja engajamento, seja awareness, seja venda

E é através da escolha ideal de meios e mídias que essa construção se fecha e campanhas de sucesso costumam viralizar, trazendo resultados ainda melhores.

Inspire-se!

As melhores campanhas publicitárias dos últimos tempos têm muito o que nos ensinar sobre criatividade e publicidade, por isso separamos aqui algumas delas!

Whopper Detour – Burger King

As duas redes de fast food são famosas por levarem sua competição na liderança do segmento para a publicidade e assim, grandes campanhas publicitárias surgem, como o Whopper Detour.

Criada pela FCB New York, o “Whopper Detour” surpreendeu o mundo da publicidade em 2019 e recebeu a maior honraria do Cannes Lions, vencendo no Grand Prix Titanium.

Apesar de ousada, a campanha era bem simples: pelo aplicativo de celular do Burger King, os consumidores poderiam comprar o lanche Whopper por apenas um centavo com um cupom de desconto especial.

A sacada é que esse cupom só funcionava se o pedido fosse feito há poucos metros de uma unidade do McDonald’s, seu maior concorrente. 

A maneira como a campanha foi desenvolvida, fez com que milhares de pessoas se dirigissem ao restaurante rival e pedissem o lanche, causando uma confusão divertida em várias unidades da rede e trazendo um resultado impressionante para o Burger King.

O “Whopper Detour” foi responsável por mais de 1,5 milhão de downloads do aplicativo da marca e combinou com maestria ações de mobile, out of home, impresso e acabou sendo um sucesso de relações públicas, se tornando uma das campanhas mais comentadas do ano passado.

Tudo isso, se mantendo fiel ao posicionamento da marca.

Tagwords – Budweiser

Campeã na categoria Print & Publishing de Cannes Lions em 2018 , a campanha brasileira Tagwords levou música – e cerveja – para as ruas.

A campanha Tagwords, criada pela agência Africa em São Paulo para a Budweiser foi escolhida como a melhor campanha de Print & Publishing de 2018 pelo Cannes Lions.

Para reforçar a conexão que a marca de cerveja tem com a música, por sua presença em festivais e backstages, a campanha leva seus consumidores por uma viagem no tempo.

Combinando mídia out of home e impressa com a busca online, a Budweiser dá acesso a fotos de momentos especiais de grandes nomes da música, sem se preocupar em gastar milhões em direitos de imagem.

Como? Entregando ao público palavras-chave de busca e não as imagens em si.

Em painéis, outdoors e pôsteres espalhados pela cidade, foram divulgadas essas palavras-chave, que ao serem jogadas no Google, redirecionava a pessoa para essas fotos históricas.

Foto essas como a de Mick Jagger e Keith Richards, do Rollings Stones, segurando latas de Budweiser em 1969 e a de Adam Horovitz, do Beastie Boys, jogando cerveja do palco em 1987.

Air Max Graffiti Stores – Nike

A melhor campanha de out of home em 2019 combinou a paixão por street art e tênis, com vendas diretas.

Quando falamos em publicidade out of home, dificilmente tiramos vendas diretas, pois é uma mídia geralmente utilizada para posicionamento de marca, awareness e alcance.

Isso não impediu a Nike e a AKQA de criarem a “Air Max Graffiti Stores”.

Em uma parceria com o coletivo de arte urbana, InstaGraffiti, foi feita uma divulgação da nova linha de tênis Air Max, em que grafites famosos de São Paulo foram editados por seus artistas ganhando pares do tão esperado tênis.

Através da geolocalização desses grafites, consumidores que visitassem as obras poderiam ter acesso exclusivo ao lançamento dos novos modelos, por tempo e quantidade limitados, através do site da marca.

Assim, a Nike conseguiu, além de fazer uma ação que gerasse vendas diretamente, ainda trabalhou com o senso de expectativa e exclusividade sobre seu produto, o que faz parte de sua cultura.

Além dessa ação, que combinou street art, a paixão por tênis e a mídia out de home de forma especial, a Nike também lançou um vídeo em que os personagens saem das paredes e ganham vida por São Paulo.

Wayfinding – McDonalds

Utilizando o reconhecimento da sua marca, o McDonalds criou uma campanha inteligente para levar consumidores até seus restaurantes.

Em uma campanha no Canadá, o McDonalds conseguiu trabalhar de maneira muito inteligente seu reconhecimento de marca e comunicação visual para levar consumidores até seus restaurantes.

Com outdoors e painéis, a rede de fast food brincou com seu logo característico para dar instruções aos motoristas nas ruas. Usando partes dos arcos dourados, a mídia out of home indicava à direção até o McDonalds mais próximo.

Apesar de ter sido veiculada apenas em Toronto, o minimalismo e inteligência da campanha serviriam para qualquer lugar do mundo, levando o Cannes Lion de 2018 na categoria Outdoor.

Stop Traffick

Pouco antes do Superbowl, a campanha Stop Traffick parou a cidade de Atlanta para denunciar os casos de tráfico sexual infantil.

O estado da Geórgia, nos Estados Unidos, é o que mais sofre com tráfico sexual infantil – estima-se que anualmente, mais de 3600 crianças sejam vendidas.

Em parceria com a agência BBDO Atlanta, o Street Grace parou a capital do estado e trouxe atenção para esse problema, mostrando o papel social da publicidade.

Como estatísticas são facilmente ignoradas, 72 ônibus escolares foram enfileirados e dirigiram pelas ruas de Atlanta para representar essas vítimas e expor essa situação que se vive na Geórgia e no país inteiro.

Criou-se um outdoor gigante e móvel com esses ônibus e a intenção era mostrar para a população que esse era um problema grande demais para ser ignorado, aumentando o tráfego para se discutir o tráfico.

 A campanha atingiu inúmeros noticiários americanos e acabou sendo também reconhecida como uma das melhores campanhas publicitárias de 2019 pelo New York Festival Advertising.

Go Back to Africa – Black & Abroad

Usando dados, essa campanha publicitária ressignificou uma expressão racista em uma coisa boa.

A campanha “Go Back to Africa” foi realizada pela FCB/Six Toronto em parceria com a companhia de viagem Black & Abroad, que desde 2015 é especializada em oferecer experiências de viagem para pessoas negras e também mantém um portal online para compartilhar aventuras e informações relevantes.

Foi criado um site especificamente para divulgar e incentivar viagens através do continente africano e usaram a expressão racista “voltem para a África” como slogan.

Ressignificando essa narrativa, a expressão passou a ser um convite ao turismo e através da análise de dados e manipulação do que vemos quando buscamos por viagens na África, a campanha foi a vencedora do Cannes Lions de 2019 na categoria Creative Data.

Inspire-se nas melhores campanhas publicitárias para criar o seu próprio projeto!

Conhecer as melhores campanhas publicitárias de cada ano é uma ótima maneira de se inspirar para criar suas próprias campanhas. E nos ajuda a entender que projetos podem ser criativos, relevantes e inovadores e ainda trazer resultados incríveis para a empresa.

Gostou desse conteúdo? Você pode conferir mais em nosso blog.

E se estiver procurando um parceiro para suas campanhas de out of home, fale conosco! A Três Meios está aqui para te ajudar!

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