13 julho, 2020

Projetos especiais: campanhas publicitárias criativas

A criatividade é a alma da publicidade. Por mais que seu esqueleto seja feito com planilhas, orçamentos e gestão de projetos, é no plano das ideias que surge o principal de todas essas etapas e é impossível separar a criatividade das melhores campanhas publicitárias.

E no mundo em que vivemos hoje, é preciso fugir do convencional para se destacar, principalmente no mercado publicitário.

As melhores campanhas publicitárias criativas nem sempre são as maiores e mais elaboradas, mas são aquelas que quebram os paradigmas e trazem inovação e impacto de forma inteligente.

Outros olhos para formatos tradicionais

Campanhas publicitárias criativas de out of home não precisam ser necessariamente fora dos padrões comuns e tradicionais de outdoors, painéis e displays.

Com ideias inteligentes e execuções simples também é possível fugir do óbvio e ganhar a atenção das pessoas.

Tradicional e inovador

Com um formato tradicional, a campanha publicitária criativa do The Economist era simples, mas inteligente.

Na campanha criada pela BBDO para o The Economist, em 2005, a criatividade não está nos formatos, cores ou dimensões do painel, mas sim, no truque que fazia acender a lâmpada quando uma pessoa passava por baixo dela.

Com uma ideia e execução simples, eles conseguiram explicar a missão do jornal, de iluminar a mente das pessoas contra a obscuridade da ignorância, de uma maneira que chamasse a atenção de quem passava.

Com campanhas publicitárias criativas, é possível aumentar o conhecimento da sua marca, gerando awareness e atraindo novos clientes. E quanto mais chamar a atenção, mais chances você tem de viralizar.

Outro exemplo de campanha que inovou mesmo dentro de um formato tradicional, foi a desenvolvida para o inseticida Orphea

Para divulgar seu novo inseticida 4D, especializado em áreas externas, a marca usou um outdoor convencional e criou uma armadilha para insetos. A luz os atraía e conforme eles iam ficando grudados na cola, ia se formando a imagem do ar saindo do aerossol, para ilustrar como se fosse o próprio spray.

Usando nada além de um outdoor, cola e uma ideia sagaz, a marca conseguir se destacar em uma das maiores cidades da Itália.

Projetos além da caixinha

Como já falamos, é possível sim transformar um outdoor comum ou um painel tradicional a partir de uma ideia e ser bem sucedido, mas é inegável o poder que um projeto especial e fora da caixa pode ter.

E a razão é bem simples: tamanho, às vezes, importa. 

Principalmente quando o objetivo é atingir o maior número de pessoas possível e chamar a atenção, campanhas publicitárias criativas que usam formatos incomuns e que fogem do que estamos acostumados, têm maior atração.

Como por exemplo, a famosa instalação que a IKEA fez para celebrar a abertura de sua 30ª loja, em Clermont-Ferrand, na França.

Impactando pelo tamanho e pela interatividade, a IKEA criou uma das campanhas publicitárias criativas mais conhecidas

Criando uma parede de escalar gigante usando móveis da loja e convidando pessoas a interagirem com a ativação, a IKEA não só consegue impacto, mas também aproxima sua marca das pessoas da cidade em que acabou de chegar e cria uma relacionamento com elas.

Timing é essencial

Uma das partes mais importantes na hora de montar uma campanha publicitária, independente do seu formato, é estar atento ao timing do que está acontecendo na marca, como no caso da IKEA e também no mundo.

O Burger King costuma lançar campanhas de Halloween todos os anos e em 2016, eles fantasiaram uma de suas lojas como McDonald’s, para “assustar” seus consumidores.

Além do lençol cobrindo a unidade, os lanches foram embalados em caixinhas, como as do rival, mas vinham com o recado dizendo que era apenas uma brincadeira e que eles ainda grelhavam seus lanches como sempre, exaltando seu grande diferencial.

A unidade do Burger King fantasiada de McDonald’s para o Halloween é uma brincadeira inteligente com o concorrente e uma campanha publicitária criativa.

Localização e posicionamento são a chave para campanhas publicitárias criativas

Assim como em out of home tradicional, a localização correta é um dos pontos mais importantes para o sucesso, mas no caso de campanhas publicitárias criativas, seu posicionamento é ainda mais significativo.

Não só é significativo, como pode ser utilizado como parte da campanha.

Neste anúncio de um aparelho de aparar pelos do nariz da Panasonic, em um painel na Indonésia, usaram os fios elétricos para simular os pelos do personagem mostrado.

Usando a localização perfeita por entre os fios elétricos, a Panasonic criou uma campanha engraçada e que chama a atenção para seu produto.

Junto com a imagem, que por si já chama a atenção e cumpre o papel de apresentar o novo produto, ainda é passada a mensagem de que o aparelho corta esses pelos excessivos com segurança, brincando com a ideia dos fios de alta tensão.

Também jogando com a importância de localização, o McDonald’s, no interior da França, usou a força da sua marca e de seu posicionamento de mercado para mostrar que está mais próximo dos consumidores do que seu rival.

Em uma estrada, instalaram placas instruindo motoristas sobre o caminho até o Burger King mais próximo e o McDonald’s mais próximo. 

Essa ideia causa estranhamento, afinal, um restaurante não deveria dar direcionamento até o seu principal concorrente, mas o que faz dessa campanha inteligente é mostrar que as suas próprias lojas estão mais próximas, comprovando sua liderança no mercado.

A localização é uma ferramenta importante para segmentação de público, mas também pode entrar como parte do cenário para uma campanha publicitária criativa.

Interatividade em campanhas publicitárias criativas

Um recurso que sempre aparece em projetos criativos é a interatividade, pois além de permitir que o público tenha uma experiência especial ao entrar em contato com a ativação publicitária, também costuma atrair mais.

O dinamismo de campanhas publicitárias criativas e interativas traz autenticidade para a sua marca e mostra sua cara para as pessoas que passam e interagem com suas ativações.

E interatividade não precisa ser algo muito elaborado ou cheio de recursos, pode ser simples como o envelopamento do chão de um shopping, fazendo com que as pessoas passem a ser parte da mensagem da campanha.

Integrar as pessoas a mensagem da sua campanha traz dinamismo e mostra criatividade.

Com um projeto bem pensado, criativo e interativo, as pessoas passaram a ser parte da mensagem da campanha que a Frontline, marca de remédios para pulgas e carrapatos, queria passar.

Não só atingindo o objetivo de exibir seu produto, a empresa trabalhou seu posicionamento e reconhecimento com uma campanha certeira e direta ao ponto.

Outra forma de levar interatividade para suas campanhas é oferecer soluções para os problemas que as pessoas encontram no dia a dia, o que mostra sua preocupação com elas e com suas vidas.

Integrar as ativações organicamente ao cenário delas e ao mesmo tempo se destacar não é fácil, mas com cuidado e atenção pode ser feito, como no caso da campanha da IBM criada em parceria com a Ogilvy & Mather em Londres e em Paris, na Europa.

Em cima do projeto de Smarter Cities da gigante de tecnologia, foram criados painéis que servissem tanto para divulgar a iniciativa, quanto para resolver pequenos incômodos do cotidiano.

Com algumas alterações no formato tradicional e cores chamativas, eles conseguiram transformar painéis em bancos, toldos e até rampas, que facilitavam a vida de quem estivesse pelas ruas e promovia a discussão acerca do assunto da campanha.

Se integrando ao dia a dia das pessoas, a IBM conseguiu promover sua campanha, enquanto se aproximava do público com pequenas ações.

Projetos especiais e campanhas publicitárias criativas: como começar?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre campanhas publicitárias criativas, está na hora de começar a pensar sobre usar mais a criatividade e ideias fora da caixa nas campanhas para a sua marca.

Parceiro de confiança

O primeiro passo é procurar uma empresa que possa ser sua parceira nesse momento e que consiga das asas à sua imaginação. 

É muito importante trabalhar com agências que sejam especializadas em out of home e que sejam de confiança. Projetos especiais demandam um planejamento mais extenso e precisam ser feitos com qualidade para não acabarem sendo um erro bem grande – e bem caro.

É preciso antecedência

Se tratando de projetos mais elaborados e diferentes dos que costumamos ver, é preciso começar o planejamento com antecedência, para garantir que tudo sair de acordo.

Com mais tempo para organizar e produzir tudo, é possível ter mais controle sobre sua campanha e até mesmo chegar em valores reduzidos, o que é bastante válido no caso de projetos especiais, que costumam demandar um orçamento um pouco maior.

É importante começar a planejar seus projetos especiais de campanhas publicitárias criativas com antecedência e com uma agência parceira de confiança.

Para projetos especiais ou quaisquer projetos em out of home, você pode contar com a experiência da Três Meios! E para conferir mais conteúdos sobre o mundo da publicidade, acesse nosso blog!

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