02 dezembro, 2020

Calendário sazonal e marketing: o encontro da oportunidade

Ano novo, carnaval, Páscoa, dia das mães, dia dos namorados, dos pais, das crianças e Natal. Essas são as principais datas do calendário sazonal aqui no Brasil e as mais esperadas.

São datas de comemorações especiais e de homenagear pessoas que são importantes para nós. Essas homenagens geralmente são em forma de almoços familiares, jantares românticos e claro, presentes.

E é assim que o marketing sazonal aparece para aproveitar – e incentivar – esse consumo.

Como funciona o calendário sazonal

Ao longo do ano, temos diversas datas comemorativas, dos mais variados temas e segmentos.

O calendário sazonal é uma ferramenta que aponta essas datas especiais, eventos e fatos históricos. Ele marca, justamente, a sazonalidades dessas comemorações, ou seja, esses períodos mais importantes para as pessoas.

Empresas e agências de publicidade e marketing costumam trabalhar com calendários personalizados com datas importantes para seus segmentos, com o objetivo de criar campanhas especiais de marketing sazonal.

O marketing sazonal é aquele que aproveita de datas comemorativas para criar conteúdos, ações e campanhas temáticas, desenvolvendo uma relação com o público entendido e atraindo mais vendas.

Por que usar o calendário sazonal na sua estratégia de comunicação

Empresas e agências de publicidade utilizam muito o calendário sazonal no planejamento anual de suas campanhas.

O calendário sazonal é bastante utilizado em estratégias de comunicação de muitas empresas e agências.

Isso acontece porque são muitos os benefícios de se aproveitar essas datas comemorativas, tanto comerciais, quanto de branding.

Aproximação da marca com o público

Um dos maiores motivos das marcas utilizarem estratégias com o calendário sazonal é a aproximação que essas campanhas especiais criam com o público.

Essa é uma das maneiras mais fáceis de se relacionar com seus clientes, pois a grande maioria dessas datas é comemorada ou apreciada pelas pessoas. 

Principalmente em datas mais tradicionais, como Natal ou Dia das Mães, os conteúdos produzidos costumam ser mais focados em sentimentos universais, o que faz com que o público se identifique.

Essa identificação cria um vínculo dos clientes com a marca, aumentando seu reconhecimento e credibilidade. Isso leva a um aumento em vendas, principalmente naquela data específica da ação sazonal.

Maior engajamento

Justamente por tratar de sentimentos e tradições universais, as campanhas de calendário sazonal são mais atrativas para o público.

Em épocas comemorativas, as pessoas costumam estar mais abertas a publicidade e respondem melhor a abordagens mais próximas. Com isso, elas estão mais propensas a ouvir e interagir com as marcas.

Assim, os conteúdos do marketing sazonal costumam ter mais engajamento, pois trazem uma identificação maior e um público mais disposto.

Fortalecimento de branding

Outro ponto bastante importante e muito benéfico de utilizar o calendário sazonal em sua estratégia de comunicação é o fortalecimento de branding.

Quando as marcas aproveitam essas datas para se posicionar no mercado, elas ganham mais visibilidade e se consolidam.

Mesmo que o foco não seja nelas e em seus serviços ou produtos, essas campanhas de sazonalidade são fortes e chamam a atenção, então, esse é um ótimo momento para mostrar quem é a empresa e quais são seus valores.

Um bom exemplo de marketing de sazonalidade e branding é da loja de departamento inglesa John Lewis & Partners. Desde 2007, a marca lança comerciais de Natal de tanto sucesso que são aguardados como uma tradição da época.

No Reino Unido, essas campanhas da loja são um símbolo do Natal e de tudo o que representa.

A John Lewis & Partners investe tão bem no calendário sazonal que seus comerciais de Natal se tornaram uma tradição da época no Reino Unido.

Aumento das vendas

Além de toda a questão de fortalecimento de branding e proximidade com o público, que ajudam naturalmente a aumentar as vendas, as próprias campanhas de calendário sazonal contribuem para isso também.

Essas já costumam ser épocas de consumo mais alto, em que as pessoas estão mais dispostas a presentar a outros e a si mesmas e as promoções e ações sazonais influenciam em suas decisões de compra.

Os clientes preferem comprar de marcas com as quais se identificam e estão atentas ao que acontece em volta, portanto, essas campanhas são importantes para criar o clima ideal de conversão.

Planejamento estratégico de marketing sazonal

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o calendário sazonal e os benefícios de utilizá-lo em sua estratégia de comunicação, vamos falar sobre como fazer o planejamento de suas campanhas de marketing sazonal.

Datas certas

Praticamente todos os dias temos alguma data especial ou algum dia temático. No entanto, não vale a pena e nem faz sentido darmos atenção a todas elas.

No caso de empresas, é importante guardar datas que sejam específicas do seu segmento ou que possam ser aproveitadas com alguma correlação. Por exemplo, o Dia do Cliente para o varejo ou então, algum dia que represente o seu mercado.

Para agências de marketing e publicidade, o calendário sazonal deve também marcar essas datas pensando em seus cliente e nas possíveis datas que sejam relevantes para eles.

Além dessas, é claro, as datas mais tradicionais devem ser pensadas com atenção e entendidas dentro de cada setor.

Conheça seu público

Um dos passos mais importantes na criação de qualquer campanha e dentro de qualquer empresa, na verdade, é conhecer seu público.

Toda publicidade e ação deve ser direcionada para alguém, por isso, é essencial que, antes de qualquer coisa, se tenha esse público-alvo muito bem determinado.

No marketing sazonal, inclusive, esse pode ser o ponto de partida na montagem do seu calendário, pois tendo conhecimento sobre quem é seu cliente, você pode fazer o planejamento das datas que são relevantes para ele.

Imagine que você é uma marca de brinquedos e produza bonecos de action figure. Logicamente, o Dia das Crianças e o Natal são datas importantíssimas para o seu calendário sazonal. 

No entanto, muito provavelmente, dentro das suas personas exista um público mais velho e geek, que também compra esse tipo de boneco, então, a data 4 de maio, o Star Wars Day, deve ser levado em consideração.

Mensagem ideal

A TK Maxx conseguiu trabalhar a mensagem de sua campanha sazonal de Natal de forma divertida e ao mesmo tempo com a sensibilidade de lidar com uma pandemia.

O marketing sazonal tem uma peculiaridade quanto a mensagem que vai ser veiculada. Por se tratar de datas especiais, as pessoas ficam mais receptivas, mas também mais sensíveis.

A grande maioria das campanhas sazonais trabalham com sentimentos universais, como amor, gratidão, generosidade e de compartilhar momentos com pessoas amadas.

No entanto, esses também podem ser tópicos delicados e devem ser tratados com cuidado, empatia e sensibilidade, principalmente quando temos um contexto de crise ou mais problemático.

Como no caso de campanhas durante a pandemia do Coronavírus. Muito por isso, muitas marcas interromperam suas publicidade, evitando parecerem indelicadas ou fora da realidade do que acontecia no mundo todo.

Para este Natal e as datas comemorativas do ano que vem, será preciso tomar ainda mais cuidado com o tom e a mensagem utilizados no marketing sazonal, levando em consideração tudo o que aconteceu nos últimos tempos.

Crossmedia

Tão importante quando a mensagem em si, é o formato das campanhas e sua distribuição.

É essencial sempre ter em mente que plataformas diferentes têm linguagens distintas e podem atingir públicos variados, por isso, na hora de criar uma campanha de marketing sazonal, leve em consideração o crossmedia e suas possibilidades.

Maiores datas do calendário sazonal

São muitas as datas especiais do calendário sazonal, mas algumas são as mais visadas pelo público e pelas marcas.

Elas costumam ser as de maiores vendas e as que chamem mais atenção na publicidade.

Natal

Impossível falar de calendário sazonal sem pensarmos no Natal, principalmente na publicidade. 

O Natal pode ser uma grande oportunidade para a sua marca ganhar visibilidade e aumentar suas vendas. É uma das datas mais chamativas para o público e uma em que ele está mais propenso a fazer compras, para si e para outros.

Em 2019, só com e-commerce, o varejo brasileiro teve um faturamento de R$14,1 bilhões, de acordo com o relatório da Social Miner e as vendas em lojas físicas também marcaram números impressionantes.

Com uma combinação de animação de fim de ano e a sensibilidade por ser uma data familiar e de agradecimentos, o Natal pode ser muito bem aproveitado e explorado.

Dia das Mães

Considerada a segunda data mais importante para o varejo no Brasil, o Dia das Mães costuma ficar atrás apenas do Natal em vendas – e agora da Black Friday, que vem crescendo cada vez mais.

Em um levantamento feito pela Ebit/Nielsen, em 2019, o faturamento dos e-commerces e das lojas físicas aumentou em torno de 5%, em relação ao ano anterior.

Os setores mais buscados para presentes foram o de moda e acessórios, perfumaria e cosméticos, além de eletrodomésticos e telefonia.

O OOH e o calendário sazonal

A publicidade out of home pode fazer bastante diferença na visibilidade da sua marca durante o calendário sazonal. Em meio a tanta concorrência, ela ajuda com o impacto da sua campanha e em atrair mais atenção para você.

Durante as épocas comemorativas, as pessoas costumam passar mais tempo fora de casa, seja fazendo compras ou indo em eventos, então a audiência das mídias out of home aumenta bastante.

Esse é um momento especialmente interessante para usar diferentes meios e mídias, pois você consegue estabelecer mais contato com o público e realmente penetrar sua mensagem.

As mídias programáticas garantem um controle ainda maior dessa mensagem, podendo manipulá-la e alterá-la de acordo com a necessidade do momento ou da sua estratégia de dados.

E durante as festas o público está à procura de experiências memoráveis e marcantes, por isso, é possível alinhar sua publicidade out of home com o marketing de experiência para criar algo ainda mais especial.

Campanhas de marketing sazonal em OOH

São muitos os exemplos de publicidade out of home sazonal e vamos falar de alguns que fizeram bastante sucesso e chamaram a atenção por sua perspicácia e criatividade.

Universal Sony Pictures

A Universal Sony Pictures colocou um totem digital e um Papai Noel para ajudar consumidores em um shopping a achar a melhor opção de presente para as pessoas queridas.

Imagine que você está em um shopping, em época de Natal e está procurando um presente. Andando pelos corredores, um display digital te oferece ajuda e indica opções de DVDs que agradem a pessoa que você gosta.

Parece maravilhoso, não é? Pois foi isso que a Universal Sony Pictures fez em 2016, em alguns shoppings da Austrália.

Com o objetivo de crescer a venda dos seus DVDs, eles dispuseram alguns totens digitais que permitiam que consumidores pesquisassem títulos que mais combinassem com o presenteado.

Além dessa ajuda para escolher qual seria o filme ideal, o totem também indicava lugares dentro do próprio shopping em que a pessoa pudesse encontrar o presente mais facilmente.

Caravana do Papai Noel – Coca Cola

Você sabia que a imagem que temos hoje do Papai Noel foi popularizada pela Coca Cola?

Em 1931, a empresa começou a usar em sua publicidade esse homem simpático, barbudo e usando vermelho que distribui brinquedos ao redor do mundo para crianças boas e é assim que hoje, todos nós imaginamos o bom velhinho.

Mas até essa época, o Papai Noel era sempre representado por um homem sério de olhar austero e a Coca Cola mudou isso.

Para muitas pessoas, Natal é sinônimo de ver a caravana da Coca Cola e em algumas cidades, a chegada do Papai Noel é marcada por esse momento.

E essa ação publicitária, que já acontece há bastante tempo, pode ser considerado um case de sucesso da publicidade out of home.

Boticário e o Dia das Mães

Nesta ação de Dia das Mães, o Boticário levou declarações de amor de filhos e filhas aos elevadores do prédio de suas mães. (Foto: Reprodução/hello)

Em 2018, o Boticário surpreendeu mães de São Paulo com mensagens personalizadas no Dia das Mães.

A partir de um formulário com uma declaração de filhos e filhas, a marca levou, junto com a hello, empresa de mídia digital especializada em elevadores residenciais, o carinho da data para bem pertinho.

As mães, ao entrarem nos elevadores de seus prédios, eram surpreendidas por cartões postais virtuais, com mensagens especiais.

Aproveitando a oportunidade de estarem próximos das mães e seus filhos nessa data tão importante, o Boticário realizou essa ação simples e de sucesso.

Sonho de Valsa e o Dia dos Solteiros

Qualquer data pode ser comemorada e usada em sua campanha de marketing sazonal, mas é preciso estrutura e sentido.

Não são apenas datas clássicas que merecem atenção. No Dia dos Solteiros, a Sonho de Valsa preparou uma surpresa para os casais que não comemoram mais essa data.

Misturando publicidade e cinema, a marca perguntou, em um formulário online, para quem estivesse comprando ingressos juntos, sobre o tempo de relacionamento.

Durante os trailers, para a surpresa dos casais, uma mensagem especial era mostrada para eles, em referência a esse dia que não faz mais parte da vida deles.

Para trabalhar com o calendário sazonal em sua estratégia de comunicação é precisa atenção e sensibilidade, mas vale a pena pois pode trazer resultados maravilhosos para a sua marca!

Gostou desse conteúdo? Confira mais sobre o mundo do marketing e da publicidade out of home em nosso blog.

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Comentários

  • Isaias Patrocinio

    22.12.2020

    Envie-me sempre a newsletter abs

    replyResponder
    • Admin

      28.01.2021

      Ola isaias, tudo bem? estamos muito gratos e ficamos muito felizes com seu interesse! ainda não estamos fazendo envio de newsletter mas já está nos nossos planos 😉 forte abraço!

      replyResponder

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