06 janeiro, 2021

Brand equity: qual o valor da sua marca?

Você já ouviu falar em brand equity? O termo é utilizado para falar do valor da marca e do seu reconhecimento no mercado. 

Marcas de diferentes segmentos e que estão cada vez mais consolidadas possuem o brand equity. Por isso, são elas que determinam várias das tendências para outras empresas do mesmo segmento e que ainda não são tão fortes. 

O reconhecimento da marca é essencial para definir o valor dos produtos comercializados. Quanto maior é o brand equity, mais alto pode ser o preço dos produtos vendidos ou serviços prestados. 

Por isso, marcas com produtos mais caros, como Prada, Nike e Adidas, são bastante reconhecidas no mercado e influenciam os produtos de outras empresas. 

Confira a seguir o que é o brand equity e como as campanhas na mídia out-of-home (OOH) podem ajudar a conquistar o valor da sua marca. 

O que é brand equity

Brand equity é o termo usado para falar do valor que uma marca e seus produtos têm no mercado. A expressão é traduzida como equidade de marca ou como valor de marca. 

Para exemplificar o que é brand equity, pense que você precisa comprar refrigerantes para uma confraternização. Há diversas opções no supermercado, desde marcas regionais, que são pouco conhecidas, até as mais conhecidas, como a Coca-Cola. 

Ao comparar os preços, você percebe que o refrigerante da marca menos conhecida é o mais barato. Mesmo assim, escolhe comprar a Coca-Cola porque já conhece e sabe que a maioria das pessoas gosta desse refrigerante. 

Isso acontece porque a marca está estabelecida há anos e o valor psicológico atribuído ao produto é alto. 

Assim, os consumidores pagam o valor dos produtos da marca, que é mais alto que o da concorrência, para ter algo que eles já conhecem e confiam na qualidade.

É por conta disso que o brand equity é muito importante para as marcas conquistarem a autoridade no mercado e atraírem mais vendas.

Coca-Cola é uma das marcas que possui brand equity e que conquista cada vez mais autoridade entre os consumidores.

Como aumentar o valor de marca

Para tornar uma empresa mais reconhecida e aumentar seu valor de marca é necessário apostar nas estratégias de branding para o marketing. 

O branding, traduzido como gestão de marca, é uma área do marketing responsável por trabalhar com a imagem da empresa.

É por isso que toda a identidade visual da marca é pensada e trabalhada, sempre pensando em gerar o reconhecimento no mercado.

A logo, o slogan, as cores predominantes e os símbolos ligados à ela são desenvolvidos nas estratégias de branding para que os consumidores identifiquem a empresa e confiem em seus produtos ou serviços. 

Tudo isso será trabalhado em todos os lugares, desde os produtos até os canais de comunicação e propagandas.  

Outra forma de aumentar valor de marca das empresas é realizar ações que mostrem ao público os valores da instituição e que ela está preocupada com os clientes, com questões ambientais e sociais. 

É muito comum ver as marcas que possuem brand equity promovendo ações solidárias e isso não é à toa. O Itaú, por exemplo, promove anualmente a campanha “Leia para uma criança”, com a doação de livros infantis para incentivar a leitura.

Campanha “Leia para uma criança” completa dez anos promovendo o incentivo à leitura. (Foto: Reprodução/Itaú)

Além disso, para traçar uma boa estratégia de branding e alcançar mais espaço no mercado, é importante entender o segmento no qual a empresa está inserida e analisar os concorrentes. 

Para isso, antes de traçar as estratégias, é interessante realizar a análise SWOT para identificar os pontos fortes da sua marca, os problemas que podem ser solucionados e quais são as oportunidades entre os concorrentes. 

Outro ponto essencial para alavancar a marca no mercado, é garantir que os produtos comercializados possuem qualidade para conquistarem o brand equity

Se os produtos forem bons e atenderem às necessidades dos consumidores, as chances deles se fidelizarem à marca são maiores. 

Com isso, a probabilidade dos clientes indicarem os produtos da empresa também crescem e a marca conquista aos poucos a autoridade desejada. 

Exemplos de marcas com brand equity

Quando você pensa em comprar produtos ou contratar serviços de qualidade, com certeza pensa em marcas que possuem mais reconhecimento no mercado.

E isso não acontece só com você. De acordo com levantamento realizado pela Interbrand, algumas marcas brasileiras muito reconhecidas pelos consumidores são as mais valiosas em 2020. 

Bancos

Em primeiro lugar está o banco Itaú. A instituição adota campanhas que conversam com o público e se mostra preocupada com questões sociais e com problemas financeiros dos clientes.

É por essa característica que o banco foi a marca mais lembrada pelo consumidor brasileiro durante a pandemia. Nesse período, a instituição investiu em campanhas que divulgavam suas boas ações, como as doações em dinheiro para o combate à Covid-19 e os empréstimos facilitados aos empresários.

Em segundo lugar está o banco Bradesco e o valor da marca também está bastante relacionado com esse resultado. A comunicação do banco investe em publicidades mais sociais em todos os canais. 

Além disso, o Bradesco aposta em tecnologias para facilitar o atendimento ao cliente, como a implementação da inteligência artificial no aplicativo do banco e no WhatsApp.

Campanha de final de ano do Bradesco adotou linguagem bastante humanizada para incentivar o público a encarar 2021 como um ano bem diferente de 2020. (Foto: Reprodução/Bradesco)

Essa valorização das instituições financeiras está ligada ao brand equity conquistado por elas e isso só foi possível por causa do investimento no posicionamento das marcas no mercado e pela qualidade dos serviços oferecidos. 

Por isso, se os consumidores precisarem abrir uma conta em algum banco, provavelmente vão considerar uma das duas instituições e aceitar as taxas cobradas pelas empresas. 

Outros mercados

Outras empresas de outros segmentos também estão conquistando lugares maiores em brand equity. Uma delas é a Natura, que foi considerada a quinta empresa mais valiosa em 2020 e também é a quinta mais lembrada pelos consumidores. 

A marca investe na comunicação mais humanizada com o público e mostra que se preocupa com os problemas ambientais, por exemplo. 

Cada vez mais presente no mercado por meio de produtos de qualidade, vendidos com preços mais acessíveis e pelas propagandas humanizadas em todas as mídias, a marca conquistou o brand equity

Então, se você precisa comprar produtos de beleza, pode pensar como primeira opção na Natura por causa do valor que a marca possui entre os clientes. 

O OOH pode ajudar sua marca

Que a publicidade é essencial para tornar a marca mais reconhecida entre possíveis clientes, não é novidade.

Uma das formas de conquistar o brand equity para a sua marca é investir em uma estratégia que veicula campanhas nas mídias online e offline.

Esse investimento é importante principalmente para aquelas que ainda estão começando, não são tão conhecidas e disputam seu espaço dentre os concorrentes.

Nike é uma das marcas mais reconhecidas entre os consumidores e também aposta em campanhas veiculadas na mídia OOH.

Como o OOH é um modelo de veiculação de anúncios nos locais com alta circulação de pessoas, as campanhas possuem alto impacto, como shoppings, estações de metrô e em pontos de ônibus, por exemplo. 

Com a veiculação de outdoors, painéis digitais e cartazes que mostram a marca e seus produtos, os consumidores passam a reconhecer a logo, o slogan e as cores da marca. 

Assim, se as pessoas que viram as campanhas OOH precisarem de produtos que sua marca comercializa, vão lembrar das suas campanhas e considerar comprar da sua marca

Ao utilizar a estratégia de marketing de proximidade e hiperlocal, por exemplo, a campanha pode atrair ainda mais consumidores para o anunciante.

Isso porque a publicidade OOH será posicionada em locais próximos à loja física e nos quais o comportamento do público é favorável para a campanha. 

Como uma loja de roupas em um shopping, que pode optar por veicular campanhas em painéis na praça de alimentação, informando o andar em que ela está instalada. 

Além disso, para aumentar o alcance da marca, uma boa opção é utilizar as estratégias transmedia e crossmedia para as campanhas veiculadas tanto na Internet quanto no OOH.  

Com isso, públicos diferentes serão impactados online e offline. Por isso, as chances de conseguir conquistar novos clientes será maior. 

Gostou do conteúdo e quer veicular propagandas no OOH? Veja quais são os tipos de campanha que você pode adotar!

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