27 maio, 2019

Saiba como ideias criativas para abrigo de ônibus podem impactar

Você já imaginou utilizar o abrigo de ônibus para divulgar sua empresa ou produtos? Aproveitar-se dos mobiliários urbanos para se conectar com o seu público consumidor é uma tendência cada vez mais utilizada em diversas cidades do Brasil e do mundo.

E isso não é por acaso. Afinal, um número muito grande de pessoas utilizam diariamente esse meio de transporte. Assim é possível atingir muitos possíveis consumidores com um investimento relativamente baixo, além de existir a possibilidade de desenvolver campanhas criativas e interativas – despertando a atenção e favorecendo o reconhecimento da sua marca.

Ficou interessado no tema? Continue a leitura e saiba tudo sobre propaganda em abrigo de ônibus!

Por que usar o abrigo de ônibus na estratégia de marketing é uma boa ideia?

O ônibus ainda é um dos meios de transporte mais usados na maioria das cidades brasileiras. Para se ter uma ideia, em 2008, a cidade de São Paulo contava com cerca de 10 milhões de habitantes e a sua região metropolitana chegava aos impressionantes 17 milhões.

Neste ano, quase 55% de todas as viagens motorizadas realizadas diariamente na capital paulista eram feitas via transporte coletivo – e os ônibus atendiam cerca de 70% dessas viagens coletivas, com um número médio de 4 milhões de passageiros por dia.

De lá para cá, esses números só cresceram. E essa realidade é bem semelhante com as de outras cidades brasileiras. Em 2015, um levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que 1 a cada 4 brasileiros se desloca de ônibus para as atividades do cotidiano, como ir à escola ou ao trabalho.

Isso significa uma possibilidade imensa de atingir um público bem grande que, diariamente, terá contato com as suas publicidades. Essa é uma estratégia válida principalmente para aquelas empresas que trabalham com um público nas classes C e D.

A mesma pesquisa da CNI mostrou que entre a população com rendimento de até 1 salário mínimo, 20% usam o ônibus como meio de transporte. Já entre os brasileiros com renda superior a 5 salários mínimos, esse número é 16%.

O que esses dados significam?

Como você pode notar, o número de pessoas que usam o ônibus como meio de transporte é bastante significativo em várias cidades brasileiras. E muitas delas passam um tempo importante à espera do transporte nos pontos de ônibus.

Sem muito o que fazer, essas pessoas aproveitam o momento de ócio justamente para se entreterem com a propaganda. Dessa forma, quanto mais criativa e interativa ela for, maiores as chances de transformar essas pessoas em consumidores da sua marca.

Além disso, a propaganda no abrigo de ônibus conta com outras vantagens importantes como: veiculação 24 horas por dia, 7 dias por semana, possibilidade de trabalhar com a segmentação do público e chance de impactar um grande número de pessoas todos os dias.

Como funcionam os anúncios em abrigo de ônibus?

As publicidades em abrigos de ônibus geralmente se aproveitam da estrutura própria do ponto de ônibus, o qual já utiliza uma armação metálica. Dessa forma, normalmente, a publicidade é encaixada nas estruturas de proteção do abrigo e ficam protegidas por uma grossa película de plástico.

Os formatos dos anúncios podem ser variáveis dependendo da cidade, afinal cada prefeitura possui regularização própria em relação a esse tipo de mídia. Em geral, existem 4 tipos de abrigos, que são:

As medidas podem variar, mas, normalmente, a lateral possui medidas de 1,2m x 1,7 m e a parte central em torno de 1,9 m x 1,4 m. Em algumas cidades, ainda é possível encontrar opções maiores que variam entre 2 m x 1,3m a 2m x 1,5m.

Os contratos costumam ter duração de 1 mês. Ou seja, mensalmente o anunciante poderá trocar a sua propaganda ou anúncio. Como ele não é muito rotativo, pode não ser uma ideia muito interessante para promoções com tempo curto de validade, mas sim para lançamentos de produtos, campanhas de branding e campanhas de vendas com tempo maior de duração.

Vantagens

Como dissemos no tópico anterior, os anúncios em abrigo de ônibus possuem muitos pontos positivos. Além da grande quantidade de pessoas que usam o transporte público diariamente, ainda podemos citar:

Cases e ideias criativas de publicidade em abrigo de ônibus

Ao longo deste conteúdo, nós falamos que as propagandas nos pontos de ônibus são ótimas opções para campanhas mais criativas e diferenciadas, capazes de impactar os usuários. Por isso, separamos alguns cases de sucesso que vão lhe inspirar.

1. Realidade aumentada da Pepsi

Vídeo da Pepsi Max

Em 2014, a Pepsi lançou uma campanha bem inusitada e capaz de chamar a atenção de uma forma diferenciada para o lançamento da sua Pepsi Max.  A campanha intitulada “Unbelievable” foi colocada em prática nas ruas de Londres e usou a realidade aumentada para surpreender os usuários do transporte público.

Com uma tela digital espelhada, a marca conseguiu projetar imagens assustadoras e muito reais de explosões, invasões alienígenas e muitas outras. Para flagrar a reação das pessoas, a marca instalou câmeras escondidas nos pontos.

O resultado foi um enorme buzz sobre a campanha, com vídeos na internet e outras ações, fazendo com que um número enorme de consumidores se interessasse pelo novo produto da marca.

2. Moto invisível da BMW

Nesse caso, foi feito um tipo de “pegadinha” no abrigo de ônibus. Fonte: Videoman

A ideia da BMW foi montar uma pegadinha para promover o lançamento da sua moto S 1000 RR. Para isso, foram instalados alto-falantes capazes de reproduzir de forma fiel o som de uma moto se aproximando em alta velocidade.

Quando a moto “passava” pelo abrigo de ônibus, um jato de água simulava uma poça sendo lançada contra os usuários. Mas ninguém conseguia enxergar a moto. A ideia era mostrar que o lançamento da BMW era tão rápido que ninguém conseguia sequer notá-la.

3. Café grátis no McDonald’s

Já imaginou um abrigo de ônibus que dá café de graça? Fonte: Exame

Essa ação da rede McDonald’s foi desenvolvida no Canadá. Para divulgar a campanha de café grátis, uma máquina de vapor foi instalada em alguns abrigos de ônibus. Conforme a máquina soltava o vapor, se formava a mensagem: “seu café grátis está pronto”. Impossível ignorar a propaganda, não é mesmo?

4. Jukebox da Embratur

Nesse caso, era possível ouvir músicas enquanto esperava o ônibus. Fonte: Cargo Collective

Que tal conquistar os turistas com os ritmos brasileiros? Essa foi a ideia desenvolvida pela Embratur para alguns abrigos de ônibus em Portugal.  A agência brasileira incluiu jukebox em alguns abrigos portugueses com clássicos da nossa música para que as pessoas pudessem ouvir enquanto esperavam pelo transporte.

5. Photoshop ao vivo

Outro caso de uma interação divertida no abrigo de ônibus. Fonte: B9

Já pensou passar pela experiência de ser “photoshopado” ao vivo enquanto espera o ônibus? A Adobe usou essa ideia para celebrar o Creative Day surpreendendo as pessoas que aguardavam o transporte.

Para a intervenção, uma van foi posicionada na frente do ponto e fotografava as pessoas. Dentro da van, um artista usava o Photoshop para alterar a imagem e o resultado era exibido em um telão dentro do ponto de ônibus.

6. Interação com torcedores

Esse é um exemplo bastante interessante, pois foi um anúncio bastante personalizado. Fonte: ComunicArt

Para mostrar o novo posicionamento da marca, a ESPN investiu em tecnologia capaz de surpreender os torcedores que usavam o transporte público na capital paulista. A ação foi feita na Avenida Paulista.

Um painel foi instalado dentro do abrigo de ônibus e convidava as pessoas que estivessem com a camisa do time a interagir com a tela, recebendo informações quentinhas do clube do coração.

Quais as principais dicas para usar essa solução no meu negócio?

Depois de ver esses cases de sucesso, ficou inspirado a usar o abrigo de ônibus nas suas próximas campanhas? Separamos algumas dicas essenciais para obter os resultados esperados. Confira.

Mensagem

É muito importante que a mensagem seja pensada considerando o tempo disponível das pessoas nos pontos de ônibus. Por isso, pense em algo que seja capaz de chamar a atenção e que não tenha textos muito longos, confusos ou entediantes.

Use imagens diferentes e pense em formas criativas de fazer com que as pessoas notem sua publicidade e queiram interagir com ela (por exemplo como os cases que citamos acima).

A velha fórmula de logotipo + imagem pode não ser a melhor opção, principalmente porque não criam nenhum envolvimento com as pessoas que estão no local.

Escolha do ponto

A segmentação é algo muito importante em qualquer campanha. Por isso, é indispensável encontrar um abrigo de ônibus que esteja em um local estratégico para a sua marca e que seja, diariamente, movimentado por pessoas que formam o seu público-alvo.

Nessas horas, é essencial contar com uma agência parceira e modernizada, que ofereça ferramentas de geomarketing e demais tecnologias. Assim, ela poderá lhe oferecer informações valiosas sobre: fluxo de pessoas médio por dia no ponto, renda e faixa etária dos usuários, tráfego na região, entre outros.

Conclusão

Como você viu, a publicidade no abrigo de ônibus é uma forma bem diferenciada de impactar o seu público. Como muitas pessoas usam o transporte público diariamente nas diversas cidades brasileiras, anunciar nestes locais é uma chance incrível da sua marca dialogar com um grande número de possíveis consumidores.

Mas, é claro que, para obter os resultados esperados, a sua campanha precisará ser criativa, ousada e interativa, fazendo com que as pessoas notem a sua marca e se lembrem dela.

Para isso, é indispensável contar com uma boa agência parceira, especializada em mídia OOH e com tecnologia e conhecimento para lhe auxiliar a desenvolver campanhas certeiras e direcionadas para o seu público-alvo.

A Três Meios trabalha há 30 anos planejando e gerindo mídia extensiva em todo o país, inclusive com soluções de anúncios em abrigo de ônibus. Entre em contato com nossos especialistas e saiba como podemos ajudá-lo!

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